Como trabalhar na área de construção civil

Já pensou em trabalhar na área de construção civil? Sabe se realmente vale a pena entrar nesse mercado atualmente? Bem, talvez a resposta seja um pouco mais complexa do que o esperado. 

A questão é que, caso goste, é bem provável que arranje vagas de uma maneira não tão complicado, no entanto, isso é olhar apenas para a parte “interna” há muito o que se discutir quando falamos desse critério, afinal, muita gente acredita que a construção civil não é mais uma área tão boa assim para fazer negócios, mas será que é assim mesmo?

Vamos ver agora alguns pontos que ainda tornam essa profissão uma das mais queridas no mercado e como fazer para que tenha possibilidades de crescimento nesse ramo.

O que é preciso para atuar na área de construção civil?

Existem alguns critérios importantes para quem deseja trabalhar com construção civil, sem eles é quase impossível começar nesse mercado, lembrando que nem sempre ele realmente representa uma grande vantagem, mas pode apresentar um certo aproveitamento. 

Nem sempre, no entanto, é necessária uma grande especialização, visto que há várias vagas que apenas cobram o básico, mas vamos tentar deixar claro também a importância de se especializar para conseguir um aumento de salário e, talvez até mesmo crescer ainda mais no ramo.

E também há vários cursos simples para quem deseja ingressar na área de construção civil com mais tranquilidade. Dentre eles podemos citar alguns como: encanador, eletricista e muitos outros.

Todas essas profissões fazem parte da área de construção civil, a grande diferença é que cada uma delas irá lidar com um aspecto diferente de uma obra.

Falando um pouco sobre o conhecimento técnico

Bem, há também quem prefira se especializar de fato, há muitas oportunidades para essas pessoas, então é importante que elas tenham um certo nível de conhecimento. Um técnico em elétrica, por exemplo, pode atuar na área, apesar de ser mais requisitado em locais industriais.

O técnico de obras, por outro lado, atua diretamente na construção. Fica claro que tanto um técnico como um tecnólogo pode ser útil para melhorar seu currículo e conseguir oferecer para você uma quantidade de conhecimento muito mais ampla. 

Existem também as graduações e, quase todo mundo que deseja atuar no mercado de construção civil faz os dois cursos básicos: arquitetura ou engenharia. Essas são as básicas e existem várias funções que foram criadas a partir dela.

Ah, importante também lembrar que mesmo após a graduação, o profissional deve continuar sua especialização. Além disso, fazer uma pós pode ajudar bastante se deseja atuar de forma técnica dentro de uma obra.

Geralmente as faculdades demoram cerca de 4 anos para serem completas, mas a maioria dos estudantes ficam satisfeitos com os resultados, afinal, eles podem atuar em diferentes locais (em sua grande maioria).

Mas afinal, qual é a melhor área para atuar

Se deseja começar no mercado, existem algumas profissões mais em alta atualmente, vamos tratar de algumas delas para que possa fazer uma boa escolha.

Materiais de construção

Bem, apesar de não ser o ramo do mercado mais conhecido, ele é responsável por muitas ações no momento de construir algo. Nela o profissional irá conferir o material utilizado dentro de uma obra, conferindo e avaliando a qualidade do mesmo para que não tenha problemas durante a construção do que for!

Isso também pode acontecer fora da prática verdadeira, ocorrendo mais de forma laboratorial. Isso porque há sempre pessoas em busca de soluções para certos problemas como esse, além disso, saber a natureza de certo material ajuda bastante na formação de outros.

Geotecnia

Relacionar a geotecnia com a construção civil não é uma tarefa assim tão complicada, afinal, não há muito o que discutir a matéria já faz parte da construção civil de toda forma. 

Ela fica responsável por avaliar o terreno e prever algumas situações que podem acontecer ali caso exista uma construção. Em determinados casos também faz uma análise do material utilizado, para confirmar que não terá problemas.

Na segurança do trabalho

Profissionais para segurança do trabalho sempre são requisitados em grande escala. Isso deve-se a sua grande importância para que um projeto corra da melhor maneira possível dentro de certo local.

Não é apenas a profissão que lida com construção civil que necessita dele, na verdade, essa é apenas uma das especializações de várias. 

O técnico em segurança do trabalho deve fazer o máximo possível para que todas as ações sigam certos protocolos, evitando assim acidentes.

Orçamentos e custo

Se gosta de lidar com dinheiro, essa é uma boa opção. Isso porque é papel do profissional da área, averiguar bem o orçamento que se possui para certa área e fazer com que os preços sejam compatíveis com o do mercado.

Um profissional que trabalha dessa forma consegue otimizar tempo e economizar uma grande quantidade de dinheiro.

Lembrando que a área de construção civil é realmente uma das que mais movimentam valores, sendo assim, é fundamental possuir alguém que saiba lidar com as finanças de forma apropriada, não é?

Projeto

Por último e talvez o mais importante é o setor que lida diretamente com os projetos. Sejam estes estruturais ou arquitetônicos, o profissional é sempre solicitado para fazer uma obra que dê certo e ofereça aquilo que o cliente deseja.

Existem também aqueles que trabalham com projetos complementares, como linhas de telefonia, eletricidade e até mesmo o setor hidráulico.

E como fazer para ser “o” profissional

Se deseja se destacar é extremamente importante saber um pouco mais de tecnologia, isso porque o mundo está cada vez mais crescendo nessa área de construção civil e fazendo com que certas ações sejam bem mais fáceis de serem executadas.

Sendo assim, tanto a tecnologia como a gestão estão cada vez mais ganhando espaço no mercado. É bem provável que a cada dia eles se unam mais, portanto, cedo ou tarde a maioria das profissões irá levar em conta esses dois fatores.

Se deseja realmente se destacar, a melhor alternativa é começar por esse ponto.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Insistimento Portal de Notícias