Os benefícios da lente de contato dental

A lente de contato dental chegou para renovar os sorrisos. Atualmente, existem diversas formas de deixar os dentes não apenas mais bonitos, mas também muito saudáveis. 

Além desse procedimento, surgiram outras soluções inovadoras que permitem um resultado perfeito na estética da boca.

Essas lentes são feitas de um material chamado dissilicato de lítio pelos. Elas preservam muito a estrutura do dente por terem espessura de, no máximo, 0.5 mm.

Trata-se de um procedimento com um pequeno preparo dental, onde o dentista desgasta em até 1,5 mm o dente do paciente, dependendo do caso, para fazer a aplicação.

Fases do processo da lente de contato dental

Basicamente, o processo da lente de contato dental segue 3 passos, que são:

  1. Análise do paciente

Nessa primeira etapa, o dentista avalia a arcada dentária do paciente e tira fotos de vários ângulos. Ele também escolhe a cor das lentes, realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico.

Nessa fase, o paciente recebe o Mock Up, uma prévia do sorriso, que dura em torno de dois dias, para teste. 

  1. Confecção do material

Depois de receber os documentos no laboratório, o dentista faz a confecção do material que varia de procedimento para procedimento, de acordo com o que o paciente precisa e deseja.

  1. Colocação

Aqui o paciente volta ao consultório para fazer a colocação das lentes nos locais indicados, neste processo é feita a raspagem dos dentes naturais para que as lentes se encaixem perfeitamente na arcada dentária.

Não só pelos resultados positivos na aparência, as novas técnicas usadas em consultórios também têm grande impacto na qualidade de vida dos pacientes por serem funcionais.

A função principal dessas lentes é dar um novo formato aos dentes, além de corrigir defeitos na coloração deles, mas algumas pessoa procuram este tratamento para corrigir defeitos como:

  • Recobrem as manchas e o desgaste dos dentes;
  • Proporcionam um corredor bucal amplo;
  • Fecham os diastemas que marcam o sorriso;
  • Corrigem os problemas com dentes curtos;
  • Melhoram a aparência da estrutura dentária;

Conheça as características e os benefícios da lente de contato dental

Além de corrigir todos os defeitos citados, as lentes de contato dental têm muitos benefícios:

  • Rapidez no tratamento;
  • Material resistente;
  • Tratamento sem dor;
  • Duração dos resultados;
  • Resultado natural;
  • Baixa manutenção.

O tratamento leva em torno de 3 consultas e, por possuir um material resistente à pigmentação dos alimentos, a taxa de manutenção é baixa, pois a porcelana não altera a cor.

O tratamento não gera dor e o resultado não é artificial, gerando uma percepção de que os dentes são naturais e bem cuidados.

As vantagens não param por aqui. A aplicação das lentes não é invasiva, o que não necessita, a depender do caso, o uso de brocas.

Mas de todas as benfeitorias desse tratamento, o maior benefício é sobre a autoestima. Ela melhora o sorriso, deixando-o mais alinhado e  bonito, além do tão sonhado branco.

Por tantos benefícios oferecidos, a busca por lente de contato dental quanto custa cresceu muito. O procedimento está cada vez mais acessível, além de desejado. Os investimentos são vantajosos, pois é um procedimento com duração de até 10 a 15 anos.

Para quem busca apenas pequenas correções estéticas, sem precisar fazer o desgaste dos dentes, existe a técnica que também gera excelentes resultados, a lente de contato de resina.

Sua aplicação também leva em média três dias e é muito procurada por quem busca soluções para:

  • Mudar a cor dos dentes;
  • Mudar a textura dentária;
  • Preencher diastemas, os espaços entre os dentes;
  • Aumentar a largura ou o comprimento dos dentes.

Uma boa solução para quem quer fazer correção de manchas, do formato dos dentes e das suas posições, é colocar facetas nos dentes. Normalmente, as pessoas colocam nos dois dentes da frente e, se houver muita diferença com os pré-molares, é necessário estender a eles.

Primeiro será feito uma moldagem da arcada dentária, todas as informações sobre o desejo do paciente são usadas para uma simulação de resultado. 

É feito um desgaste na superfície do dente, onde as facetas de porcelana serão coladas, com um adesivo grudado e uma espécie de cimento de uso odontológico.

Essa faceta nos dentes é uma ótima opção para quem procura a melhora da aparência do rosto, haja vista que os dentes bem apresentáveis são essenciais para um sorriso bonito.

Saiba mais sobre os tipos de aparelhos linguais

Há quem busque uma solução diferente, um pouco mais cara devido a sua complexidade de fabricação e ajuste, mas que atende de forma eficaz os desejos de quem busca corrigir os dentes de forma discreta, sem que o público perceba. É o aparelho lingual.

Trata-se de um aparelho bonito e que oferece tratamentos para diversas necessidades. Funciona como um aparelho fixo tradicional, mas a sua estrutura é colocada na parte de trás dos dentes para consertar desvios no crescimento e no desenvolvimento dos dentes.

Ele é muito resistente a impactos. A escolha por esse tipo de tratamento é melhor diagnosticada por um profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Insistimento Portal de Notícias