Dentes encavalados: Quais são as causas e como tratar

Definimos como “dentes encavalados”, ou apinhamento dental, quando há um desalinhamento no sorriso. Ou seja, quando não existe espaço suficiente na boca para que os dentes se encaixem de maneira natural.

Dessa forma, os dentes acabam ficando agrupados ou sobrepostos uns sobre os outros, podendo ser empurrados para a frente ou para trás. Esse tipo de problema costuma afetar muito as crianças, mas também pode surgir em adultos.

Existem diversas razões para que esse tipo de problema ocorra, entre elas:

  • Chupar o dedo;
  • Fatores genéticos;
  • Traumas e lesões;
  • Nascimento dos dentes do siso;
  • Uso prolongado de chupetas ou mamadeiras.

Para entender mais sobre essa condição, e como utilizar o seu plano odontologico empresarial para saber quais são os melhores tratamentos disponíveis e tratar cada caso, confira os tópicos a seguir.

Os problemas causados pelos dentes encavalados

Quando falamos sobre dentes encavalados, a questão estética acaba sendo uma das maiores preocupações. Entretanto, existem algumas outras consequências que podem prejudicar o seu sorriso. Conheça as principais:

  1. Saúde bucal

Os dentes tortos podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver outros problemas bucais, como cáries, tártaro, inflamações na gengiva e mau hálito. Isso ocorre devido a dificuldade de higienizar os dentes sobrepostos corretamente.

  1. Mastigação

Os dentes encavalados também podem ocasionar irregularidades na mordida, comprometendo essa função básica do nosso dia a dia, prejudicando a mastigação. Caso identifique essa dificuldade, procure por um dentista em um plano odontologico pme.

  1. Dores frequentes

O apinhamento dental também pode causar dores de cabeça e na face, pois a condição pode afetar a articulação temporomandibular, que é o ligamento entre a maxila e o osso temporal.

Por isso, a posição incorreta dos dentes pode causar estalos na articulação, cansaço após as refeições, além das dores na face, podendo ser necessário procurar por tratamento em um plano empresarial odontologico.

  1. Autoestima e qualidade de vida 

O apinhamento dental também prejudica a autoestima, a dicção e a confiança de uma pessoa. Diante disso, é comum que quem sofra com essa condição passe por problemas de insegurança e deixe de fazer funções como sorrir, falar e comer em público.

As opções de tratamento para o apinhamento dental

Na odontologia, a especialidade que trata o apinhamento dental é a ortodontia. O tratamento deve ser indicado por um dentista de um plano odontologico para cnpj, levando em conta diversos fatores, como idade e grau de apinhamento do paciente.

Por conta disso, o tempo de tratamento e o tipo de aparelho ortodôntico indicados pelo profissional de odontologia podem variar de paciente para paciente, devido às particularidades de cada pessoa. 

Entre as principais formas de correção dos dentes encavalados estão:

  1. Facetas ou lentes de contato

As facetas ou lentes de contato dental são apenas uma opção de tratamento para os casos pouco expressivos de dentes encavalados. Isso porque eles funcionam como uma capa, remodelando os dentes, corrigindo desalinhamentos leves.

A diferença entre esses tratamentos é que a resina é feita com resina e a lente com porcelana. Para saber se esse tipo de tratamento é indicado para o seu caso, marque uma consulta em seu plano odontologico para cnpj

  1. Aparelho fixo

Os aparelhos ortodônticos são a opção de tratamento mais indicada para a correção do apinhamento dental, pois exercem pressão e movimentam os dentes até que eles fiquem em uma oposição ideal.

Entre as opções de tratamento disponíveis, o aparelho fixo tradicional, com a ajuda de braquetes, fios e outras peças de metal para atingir o resultado ideal para o paciente e o dentista.

Entretanto, vale a pena ressaltar que esse método exige um alto grau de dedicação e cuidado do paciente e até mesmo a restrição de alguns tipos de alimentos. Além disso, o término do tratamento pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa.

  1. Alinhador invisível

Os alinhadores invisíveis estão cada dia mais conquistando espaço no mundo da odontologia quando o assunto é o alinhamento dos dentes. Eles alinham os dentes de forma rápida, confortável e discreta.

Esse tipo de tratamento funciona como placas alinhadoras e não possuem peças metálicas, e podem corrigir os problemas de apinhamento no período entre 6 e 10 meses de tratamento.

Outro benefício é que esse tipo de tratamento não interfere na aparência da pessoa, pois o alinhador invisível é praticamente imperceptível, deixando a pessoa mais confortável com a sua aparência durante o tratamento.

Além disso, o procedimento é muito prático e rápido, do começo ao fim, proporcionando previsibilidade e não limitando a alimentação do paciente, deixando o período de tratamento muito mais fácil e confortável através dos beneficios plano odontologico empresas.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.