Como calcular preço de venda? – Aprenda passo a passo

Como calcular preço de venda? Quais são os valores que devemos colocar em uma conta para saber o valor real de um produto que vendemos? É só adicionar porcentagem de luro ou devemos levar em conta outros custos para manter a empresa de pé? Quanto custa um curso de inglês? No conteúdo de hoje, vamos ensinar você a como calcular preço de venda. Leia conosco e entenda mais sobre o assunto, vamos lá!

Preço de venda: o que é e como é calculado?

Afinal, como calcular preço de venda? O que é exatamente o termo “preço de venda”? Determinar o preço de venda é um passo muito importante no lançamento de um novo produto ou serviço.

É uma atividade complexa que neste artigo vamos simplificar inicialmente e, posteriormente, também veremos algumas estratégias avançadas com as quais podemos calcular o preço de venda. Continue lendo conosco!

O que se entende por preço de venda?

O preço de venda é uma medida do valor econômico que deve ser pago na troca de um produto ou serviço, ou melhor: é a soma de dinheiro oferecida em troca da propriedade ou uso de um bem ou serviço.

Do ponto de vista da empresa, todas as decisões relacionadas à demanda, concorrência e custos estão resumidas no preço de venda. Do ponto de vista do consumidor, muitas vezes o preço é representado como um indicador do valor do produto em relação aos seus benefícios.

Quanto maior o benefício sobre o preço, maior o valor percebido (claro que o inverso também é verdadeiro). Para calcular o preço de venda existem diferentes métodos e abordagens, alguns deles nomearemos no decorrer deste artigo, por enquanto, vejamos o mais clássico baseado em custos.

Como calcular preço de venda?

Afinal, então de que forma podemos aprender a como calcular preço de venda? Uma estratégia muito comum na determinação do preço de venda é a abordagem orientada para o custo. Seguindo esta abordagem, o preço de venda é estabelecido a partir dos custos de produção incorridos para a produção do produto ou serviço oferecido.

Essa é uma estratégia clássica de precificação de vendas frequentemente usada pelas empresas para determinar o nível de produção no início do ano ou período definido pelo plano empresarial. Para calcular o preço de venda por meio dessa abordagem, você precisa saber:

  • Custos de produção;
  • Margens de lucro.

Um dos conceitos mais básicos dessa estratégia é que os custos devem ser inferiores ao preço de venda, para que isso garanta uma margem de lucro. Vamos ver como calculá-los.

Cálculo de custo

Conhecer os custos do seu negócio é o ponto de partida para calcular e estabelecer o preço de venda do seu produto. No entanto, nem todos os custos de produção são da mesma natureza. Em seguida, dividimos os custos em:

  • Custos fixos: correspondem a todos os custos da administração ordinária que não dependem do nível de produção (rendas, manutenção, impostos, despesas de juros, etc.);
  • Custos variáveis: isto é, todos os custos relacionados com a produção que variam à medida que varia o uso (matérias-primas, mão de obra, custos de transporte, custos de distribuição, etc.).

Os custos totais são, portanto, dados pela soma dos custos fixos e dos custos variáveis. Então vamos supor que você tenha que lançar um produto inovador no mercado de garrafas de água, e que existam custos fixos de produção de R$300,00.

Digamos que temos custos variáveis totais iguais a R$1,50 para cada garrafa e que planejamos produzir pelo menos 100 garrafas. O valor dos nossos custos variáveis será, portanto, igual a R$150,00. Neste ponto podemos somar os custos fixos aos variáveis, assim:

  • R$300,00 + R$150,00 = R$450,00 são os nossos custos totais.

Agora teremos que determinar a margem de lucro resultante da venda de nossas garrafas. Vamos ver como fazer isso no próximo tópico, então continue lendo conosco para aprender.

Cálculo de margens

Margem é um valor percentual que indica o lucro da venda de uma unidade do nosso produto. Para definir a margem de lucro, primeiro você terá que determinar o custo unitário de produção do seu produto e, em seguida, decidir a porcentagem de lucro que deseja obter.

Tomando o exemplo acima, temos um valor total de R$450,00 de despesas em comparação com 100 unidades produzidas. O custo unitário será igual a: Custo total/Número de unidades.

  • 450/100 = R$4,50, este será o nosso preço unitário.

Neste ponto, já sabemos que produzir 1 garrafa vai lhe custar R$4,50, imagine que pretende obter uma margem de lucro de 60% com a venda de cada garrafa, terá de calcular:

  • (4,5 x 60) / 100 = R$2,70, esta será a sua margem de lucro.

Agora temos todos os ingredientes para construir a fórmula do preço de venda. Vamos definir juntos.

Fórmula para obter o preço de venda

A fórmula para determinar o preço de venda é:

  • Custo unitário + Margem percentual.

Levando em consideração o exemplo dado acima, nosso preço de venda será:

  • R$4,50 + 60% (R$2,70,00) = R$7,20, este será o seu preço de venda.

Graças a este cálculo, você poderá determinar o preço unitário de venda do produto ou serviço que vai comercializar. Este é o método mais simples para calcular o preço de venda e é frequentemente utilizado no início deste processo, pelo que existem outras formas de determinar o preço de venda.

Aprendeu a como calcular preço de venda? Esperamos que sim. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo. Até a próxima!

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