Golden Circle: o que é?

Golden Circle é um conceito desenvolvido por Simon Sinek e que pode ser usado por negócios de variados tipos. O termo foi empregado pela primeira vez no livro “Starts With Why”, publicado em português como “Por quê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”.

A obra ficou muito conhecida entre publicitários e profissionais de marketing, que começaram a empregar a metodologia para entender o funcionamento de campanhas dos concorrentes e as estratégias empregadas por eles mesmos.

O objetivo é criar e desenvolver o valor de uma ideia, campanha ou negócio, tudo por meio de uma metodologia simples, mas capaz de trazer impactos positivos, tornar as organizações inspiradoras e aumentar o sucesso de mercado.

A meta de todo empreendedor é fazer o negócio crescer, mas para isso ele precisa contar com as ferramentas certas. Em um mercado cada vez mais competitivo, saber pensar as ações e questioná-las é essencial.

O público está cada vez mais bem informado e exigente, o que dificulta na hora de entregar alguma coisa que realmente chame a atenção das pessoas, mas o Golden Circle ajuda muito nesse sentido.

Este artigo vai apresentar seu conceito, a importância que traz para as empresas e mostrar algumas dicas para colocá-lo em prática.

Definição de Golden Circle

Muitos empreendedores negam essa prática porque ela sugere a criação do negócio de maneira oposta àquilo que costuma ser feito. Mas é justamente sua proposta distinta que ajuda a desenvolver o potencial da marca e se destacar entre os concorrentes.

Depois de alguns estudos, o criador da metodologia percebeu que líderes que inspiram outras pessoas são aqueles que planejam e encontram maneiras de se comunicar da mesma forma.

Um fabricante de piso ecológico camping deve observá-los porque eles não trabalham apenas com o objetivo de lucrar. Na verdade, existe uma motivação pessoal e conseguem se engajar naquilo que acreditam.

O dinheiro e o lucro acabam se tornando apenas consequências da qualidade do trabalho, e com base nessas características, desenvolveu-se o Golden Circle.

A metodologia possui três esferas de trabalho e ajuda as organizações a aproveitarem todo o seu potencial e se destacarem no mercado.

Uma delas é o “por quê” que representa o propósito da empresa, mas também explica muitos outros aspectos, como:

  • Produtos;
  • Iniciativas;
  • Projetos;
  • Campanhas.

Para que uma marca possa crescer e prosperar, é necessário entender a razão de sua existência e a partir disso elaborar produtos e serviços que chamem a atenção dos consumidores.

Ao esclarecer o motivo de existência do negócio, o empreendedor tem mais facilidade para pensar no caminho que deve seguir. No entanto, assim como o negócio precisa de um propósito bem definido, também precisa entender como chegar lá.

A segunda esfera do Golden Circle é o “como”, ou seja, a forma como a organização vai alcançar seus propósitos, definindo as atitudes práticas que levam ao alcance das metas.

Uma companhia de manutenção de calhas e telhados deve definir as estratégias adotadas pelo negócio e de que maneira ajudam a atingir os objetivos. Em linhas gerais, essa esfera se refere ao plano de ação.

Ela trata todas as crenças e valores da companhia e permite que ela se destaque em meio aos concorrentes, transformando se em uma empresa sólida e inspiradora.

Por fim, a terceira esfera da metodologia é o “o quê”, definindo o que a marca faz ou vende. Para que o negócio consiga crescer, é indispensável entender sobre o produto ou serviço e suas características.

É a etapa mais simples do processo, mas fundamental para as companhias que querem expandir suas operações e diversificar as soluções que vendem.

Importância do Golden Circle

O método é muito importante porque ajuda os empreendedores a desenvolverem seus negócios com base em um propósito. Esse caminho gera identificação por parte do público e as pessoas escolhem comprar uma empresa por causa da razão de sua existência.

Seja na hora de contratar diarista ou comprar um produto de limpeza, o consumidor vai procurar marcas que geram empatia e com as quais está engajado.

A marca cria laços com as pessoas, torna-se líder, consegue engajar e gerar impactos para a influência do negócio. É uma organização que está além dos produtos e serviços que oferece, uma vez que trabalha por uma causa identificada pelo público.

Fica muito mais fácil fidelizar clientes com a ajuda dessa metodologia, afinal, a empresa está entregando valor e mostra seu diferencial em relação aos concorrentes.

É muito mais fácil vender para alguém que acredita na missão do negócio e que não está interessada apenas em seus produtos e serviços. A metodologia facilita até mesmo a comunicação com os colaboradores.

Isso acontece porque o Golden Circle desenvolve uma comunicação promissora com colaboradores e fornecedores, é capaz de engajar os clientes, inspira as pessoas, melhora a imagem da companhia e consegue destacá-la entre os concorrentes.

É fundamental pensar e agir com base no propósito da organização, pois isso estabelece uma comunicação eficaz e que incentiva as decisões dos clientes.

Quando alguém procura por algodão doce no copo onde comprar, deseja fazer negócio com uma marca com a qual se identifica. Mas é muito importante entender que o produto é resultado do plano de ação que se baseia em um propósito.

Dicas para aplicar o Golden Circle

Para aplicar o método, primeiro é necessário pensar no “por quê”, ou seja, na razão da existência do negócio. O gestor deve definir por que ele existe, qual é seu propósito, sua causa motivadora e definir o DNA da empresa.

Para uma clínica especializada em camuflagem de estrias sem tinta, é uma forma de saber como se diferenciar dos concorrentes e encontrar algo que só a empresa pode entregar para os consumidores.

Depois, é necessário definir o “como”, ou seja, o caminho que a corporação vai seguir para alcançar seu objetivo, algo que envolve planejamento estratégico.

A companhia deve pensar em um plano de ação que ajude a chegar ao que pretende, escolhendo métodos que serão empregados.

As ações planejadas precisam estar de acordo com o propósito, valores e missão da marca, pois de nada adianta ter uma causa e tentar gerar impactos positivos se os valores não são colocados em prática.

Por fim, é o momento de pensar no “o quê”, depois de refletir sobre o propósito e sobre o planejamento estratégico, é necessário pensar na solução que a marca disponibiliza no mercado.

Isso é muito importante porque a competitividade é grande e as marcas inovam a todo momento. Diversas soluções semelhantes, como higienização automotiva, são vendidas por diferentes marcas.

O papel do negócio é se distanciar da concorrência, com base em um propósito bem definido para estar à frente de seu mercado. Porém, a aplicação da metodologia também acontece por meio de mais algumas práticas, como:

1. Fugir de lugares comuns

Quando o propósito da organização  for definido, a marca precisa fugir de alguns clichês, como “trazer mais bem-estar”, “fortalecer a saúde”, “melhorar a qualidade de vida”, entre outros.

É imprescindível ser específico para encontrar conexões e identificações verdadeiras e é assim que os consumidores vão enxergar o valor do negócio.

2. Valorizar as palavras

Ao definir o porquê de sua existência, a empresa pode pensar em uma frase, iniciada pelo “porque”, seguida por um conectivo que é finalizado por uma sacada genial.

Isso ajuda a definir outras partes da empresa, como no caso de uma fachada em acm preto para atrair clientes. Mas o que o gestor não pode esquecer é que as palavras têm poder e precisam traduzir a mensagem desejada.

3. Colocar-se no lugar do cliente

Para facilitar ainda mais a definição das três esferas do Golden Circle, é essencial saber se colocar no lugar do consumidor. O empreendedor pode pensar no que falta para que determinado produto resolva um problema específico.

É fundamental estabelecer essa relação para criar uma identificação maior com o público, se conectar com a audiência e alinhar os propósitos da marca às necessidades de seu público.

4. Idealizar a solução

Outro exercício que uma empresa especializada em recuperação de fachadas de prédios pode fazer é pensar em como seria o mundo com seus serviços.

Entre outras palavras, é idealizar o que ele é capaz de agregar para a sociedade e as carências que resolve. Saber responder essas perguntas ajuda a definir o “por quê”, visto que trazem pistas sobre a solução.

Considerações finais

Golden Circle é uma metodologia que pensa a fundo sobre os produtos e serviços que uma marca oferece e as razões pelas quais são criados, como isso acontece e o que precisa ser feito.

A ferramenta mergulha o empreendedor em seu próprio negócio, trazendo mais explicações sobre seu funcionamento e sua essência, o que ajuda a se destacar e a atrair mais consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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