Implante dental pode ser perigoso?

Sem dúvida, a melhor opção de tratamento para restaurar o sorriso, melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima é o implante dental. A tecnologia neste campo continua avançando, e a taxa de sucesso do procedimento é muito alta.

No entanto, quando falamos de cirurgia, é importante ter clareza sobre os riscos associados aos implantes dentários.

Porém, fique avisado: as chances de as coisas darem errado são praticamente nulas, principalmente quando você escolhe um dentista profissional em uma clínica dentária especialista em prótese e se atualiza com a melhor tecnologia.

A ideia deste artigo é esclarecer como funciona este tratamento de reabilitação oral e quais os riscos que podem ocorrer. Continue lendo para entender o problema!

Como é o tratamento com implante dentário?

Antes de falarmos sobre os possíveis riscos dos implantes dentários, é importante entender como funciona o procedimento.

Para as pessoas que perderam um ou mais dentes, o implante (feito de titânio e em forma de parafuso) atua como uma raiz e, portanto, é instalado na mandíbula ou no maxilar.

Uma coroa ou restauração é colocada em cima do dispositivo, o dente artificial.

O resultado é um belo sorriso que proporciona aos pacientes de clinicas dentarias de implantes a mesma funcionalidade e estética dos dentes naturais. 

O titânio é um material biocompatível, portanto o risco de rejeição por organismos vivos é extremamente baixo. Dessa forma, ao ser colocado no osso, ocorre o processo de osseointegração, garantindo sua fixação no maxilar inferior.

Para pacientes que não possuem estrutura óssea suficiente para suportar implantes dentários, o tratamento pode adicionar uma etapa adicional, um procedimento de enxerto ósseo.

Os implantes dentários são arriscados?

Saiba mais sobre os problemas que podem surgir após a cirurgia de implante dentário abaixo.

  1. Danos ao implante

O primeiro risco dos implantes dentários são as fraturas do implante: aqui nos referimos a fraturas em dispositivos de titânio (implantados no osso) e não em restaurações ou coroas.

Nesse caso, o paciente pode sentir que seu implante está “macio”. Pessoas com bruxismo são mais propensas a ter esse problema, por conta do ranger excessivo involuntário dos dentes, geralmente durante o sono. 

No entanto, também existem pessoas que “rangem os dentes” durante o dia por causa de estresse ou ansiedade.

Os implantes também podem se romper devido a certos acidentes. Mas, novamente, a chance de destruir esse material é muito baixa.

Neste caso, todo o processo de colocação do novo implante deve ser realizado novamente e de preferência nas melhores clínicas de implantes dentários sp (ou no estado em que você reside).

Caso a fratura seja apenas na prótese, o tratamento é simples, pois apenas a peça precisa ser substituída sem tocar nos parafusos de titânio.

  1. Perda óssea excessiva

A perda óssea na área de um implante dentário também pode afetar sua estabilidade. O problema pode ser devido à idade do paciente ou a outros fatores, como a osteoporose. 

Portanto, é muito importante que o dentista avalie bem a condição clínica do paciente, pois esse tratamento de reabilitação oral pode ser contraindicado em alguns casos.

  1. Infectar

Por exemplo, infecções de implantes dentários podem ocorrer devido à higiene bucal descuidada. Algumas pessoas acreditam que, por não ser um dente natural, não há necessidade de ter tanto cuidado com isso.

No entanto, você precisa escovar os dentes normalmente e não se esqueça de passar o fio dental. 

Dessa forma, você pode remover completamente os restos de comida e evitar cáries, gengivite e periodontite (infecções que afetam a estrutura de suporte dos dentes, podendo levar à perda dos implantes).

Para evitar tais riscos, a disciplina de higiene bucal e o acompanhamento regular com seu dentista são essenciais.

Também é importante observar que condições infecciosas também podem ser causadas por próteses mal ajustadas ou problemas de ajuste, pois isso pode favorecer o acúmulo de restos de alimentos na área, dificultando a manutenção de uma higiene adequada.

  1. Problemas de osseointegração

Também precisamos mencionar que um dos riscos dos implantes dentários é o problema da osseointegração, o processo de integração entre o osso e a superfície de titânio. 

As células ósseas circundam a superfície do implante, permitindo que o dispositivo grude no osso como uma raiz de dente.

Pessoas que são fumantes, apresentam alterações sistêmicas ou até mesmo problemas no metabolismo ósseo que podem prejudicar esse processo, atrapalhando o tratamento.

  1. Negligência pós-operatória

Como em todas as cirurgias, podem surgir problemas se o paciente não seguir as recomendações do implantodontista durante o pós-operatório. 

Portanto, é importante manter o repouso, fazer compressas frias, ingerir alimentos mais líquidos ou pastosos e tomar os medicamentos prescritos.

Qual a importância de escolher um bom profissional?

Como dissemos, as chances de sucesso com implantes dentários são muito altas porque as técnicas envolvidas nesse tratamento são muito avançadas.

No entanto, o que o paciente deve tomar para evitar quaisquer riscos que possam afetar seu tratamento é procurar um dentista especializado na área e estar atento às principais tendências da área. 

Além de claro, pesquisar sobre implante dentário quanto custa em média para se preparar financeiramente.

Dessa forma, você será bem avaliado para saber se consegue colocar o implante e terá todos os exames necessários (principalmente de imagem) para verificar sua condição clínica.

Com os melhores profissionais da área, você tem a vantagem dos melhores materiais e cirurgia guiada: o dentista planeja virtualmente a cirurgia, permitindo a inserção precisa dos implantes, evitando cortes e pontos.

Esta é uma modalidade de tratamento que combina previsibilidade, agilidade, conforto do paciente e recuperação mais rápida, pois há menos chance de inchaço e sangramento.

Agora você sabe quais são os riscos dos implantes dentários. É fundamental que os pacientes sempre escolham profissionais bem qualificados e saibam onde fazer implante dentário para que possam realizar a cirurgia guiada, ou seja, o procedimento cirúrgico é muito preciso, tornando o tratamento altamente seguro.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.