Qual o papel do dentista contra o tabagismo?

Quando uma pessoa é fumante, é normal ir buscar ajuda com os profissionais da saúde para largar o vício, como médicos e terapeuta. O que poucos sabem é que o dentista também pode desempenhar um papel importante quando o assunto é deixar de fumar.

Isso porque, um dos papéis principais desses profissionais é o trabalho de advertir seus pacientes sobre os efeitos do tabaco para a saúde como um todo, inclusive a saúde bucal.

Vale lembrar que, uma das doenças mais graves causadas pelo uso de cigarros é o câncer de boca, que pode se manifestar nos lábios, garganta e gengivas. Esse tipo de câncer também pode levar ao óbito.

Confira a seguir as principais informações sobre os malefícios do fumo à saúde, veja como o dentista pode ajudar nesses casos e vá até a clínica odontológica 24 horas mais próxima de sua casa e solicite instruções para parar de uma vez com o vício em cigarro.

Saúde bucal de quem fuma

Não é surpresa pra ninguém que fumar faz mal à saúde, da mesma forma que faz muito mal à saúde bucal, podendo resultar na verdadeira destruição dos dentes, além de problemas na gengiva, mau hálito, e, claro, o câncer.

Assim, o fumo é um verdadeiro vilão quando se trata de um sorriso saudável e estético. Além disso, o uso do cigarro também amarela os dentes, questão que acaba sendo ainda pior para usuários que usam aparelho de dente transparente.

Com isso, um problema que também pode aparecer para quem fuma é a retração da gengiva, questão que pode trazer sensibilidade nos dentes, sensação essa que causa muita dor e atrapalha diversas atividades, como a mastigação e ingestão de alimentos.

Além disso, a retração da gengiva também pode causar sangramento. Em suma, para tratar essa doença é necessário buscar um dentista especialista em gengiva retraída.

Confira a seguir as principais doenças bucais causadas pelo tabagismo:

  • Afeta negativamente o hálito;
  • Pontos de descoloração nos dentes;
  • Inflamação no céu da boca e em suas glândulas salivares;
  • Acúmulo aumentado de placa bacteriana e tártaro nos dentes;
  • Perda de ossos na mandíbula;
  • Perda dentária causada pela doença gengival;
  • Atraso no processo de cicatrização;
  • Taxa reduzida no sucesso de procedimentos como implantes dentários;
  • Maior risco de desenvolvimento do câncer bucal.

Essas são somente algumas das doenças trazidas pelo hábito do tabagismo.

Papel do dentista no combate ao tabagismo 

O sucesso de qualquer tratamento dental depende do paciente conseguir parar de fumar. Não adianta fazer algum tratamento para a melhora de qualquer sintoma ou problema, se a pessoa ainda fizer uso da principal questão que causa esses sintomas.

O papel do dentista é fundamental no combate ao tabagismo, portanto, esse profissional pode dar dicas e instruir o paciente de como passar por um processo e parar de fumar de uma vez por todas.

Em suma, é importante lembrar que parar de fumar é um processo, muitas pessoas podem até chegar a pensar que é impossível, entretanto, esse processo é feito em etapas, com ajuda de diversos profissionais da saúde, inclusive o dentista.

Caso já faça algum tipo de tratamento com algum dentista, como por exemplo um dentista especialista em prótese, basta pedir ajuda e solicitar instruções para o profissional de como começar o processo para parar de fumar.

Quais os tratamentos indicados para os problemas bucais?

O tratamento de problemas bucais gerados em detrimento do uso de cigarro pode variar de acordo com o que de fato aconteceu na boca.

Vale lembrar que em casos mais graves, como câncer, o tratamento pode envolver médicos oncologistas, que fazem uso de quimioterapia e até mesmo radioterapia.

Para outros sintomas e problemas específicos, como canal, podem ser tratados com especialistas. Dessa forma, para achar um especialista, pasta procurar em navegadores frases como “dentista especialista em canal sp”.

Além disso, é sempre importante manter a saúde bucal em dia, escovando os dentes periodicamente e utilizando o fio dental. Visitas ao dentista de forma recuperar são necessárias, principalmente se você é fumante, mesmo que esteja parando de fumar.

Isso porque, devido ao tempo que a pessoa fumou, ela ainda pode vir a desenvolver problemas, mesmo após ter parado, como é o caso do câncer que se manifesta depois da pessoa já ter parado de fumar.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.