Analista financeiro: você precisa de um?

O analista financeiro é um profissional que vai ajudar a manter a saúde financeira do negócio sob controle.

Afinal, é muito importante planejar, controlar e analisar todos os recursos financeiros da empresa.

O dinheiro é fundamental para o funcionamento da companhia, pois é por meio dele que ela consegue se manter ativa no mercado. Sem o devido controle financeiro, não é possível arcar com todas as despesas.

A organização precisa pagar os funcionários, fornecedores, despesas do dia a dia, ter condições de aprimorar seus produtos e serviços, investir em sistemas e ferramentas, além de ter uma reserva financeira para enfrentar possíveis crises.

Os profissionais que atuam como analista financeiro podem desempenhar diversas funções dentro da companhia, considerando suas necessidades. Ele é responsável por garantir que o orçamento seja bem aplicado.

Alguns gestores e empreendedores acreditam que podem fazer isso por conta própria, mas nem sempre reúnem todos os conhecimentos necessários para essa tarefa, que costuma ser muito complexa.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir se o seu negócio precisa de um analista financeiro, vamos explicar qual é o papel desse profissional, como saber se a empresa precisa dele e falar um pouco sobre sua importância.

Qual o papel do analista financeiro?

Contar com um analista financeiro é fundamental para melhorar as estratégias e a maneira como a organização utiliza o dinheiro, independentemente de seu tamanho ou segmento. Dentre as tarefas desse profissional estão:

  • Cuidar do fluxo de caixa;
  • Controlar contas a pagar;
  • Controlar contas a receber;
  • Acompanhar transferência de ativos;
  • Fazer encerramento de livros;
  • Fazer faturamento de clientes;
  • Pagar fornecedores;
  • Analisar operações financeiras.

Essas são apenas algumas atividades porque dentro de uma empresa de laudo de conformidade NR10, esse profissional pode desempenhar inúmeras atribuições. Todas elas são fundamentais para uma boa gestão financeira.

Com isso, garante que tudo funcione do jeito certo, inclusive quando se trata dos investimentos do negócio.

Sinais de que a empresa precisa de um analista financeiro

A saúde financeira da corporação é fundamental para que ela possa tomar decisões assertivas, e a melhor forma de fazer isso é ter uma boa gestão financeira.

Existem vários aspectos que precisam ser considerados, desde o controle das despesas até a organização dos processos internos. Mas, é comum ver gestores e empreendedores fazendo apenas o controle básico.

Isso se deve à falta de conhecimento ou até de tempo, mas pode prejudicar a corporação severamente. Contar com o profissional adequado é fundamental, e alguns indícios de que a empresa precisa de um analista financeiro são:

Dificuldades para cumprir requisitos contábeis

Vários processos são necessários durante a criação de um negócio, como inspeção NR 13, da mesma forma, ele precisa se encaixar em um regime tributário.

Cada tipo possui suas particularidades e características que precisam ser respeitadas e cumpridas, e quando a organização encontra dificuldades para cumprir as exigências do regime onde está inserida, precisa melhorar sua gestão financeira.

O analista se encarrega de analisar esses pontos de atenção e garantir que a companhia cumpra suas obrigações.

A conta não fecha

Quando a empresa está no vermelho tem um sinal claro de baixa eficiência em relação à sua gestão financeira. Os gastos com funcionamento nunca devem superar os lucros, e é fundamental analisar os setores para reduzir os gastos.

O analista vai avaliar as despesas e receitas da companhia, para entender quais são seus gastos, o que pode ser cortado, de que maneira aumentar as receitas e o que será feito para elevar os lucros.

Poucos acionistas e investidores interessados

Se o ânimo de acionistas e investidores está muito baixo, com certeza o desempenho do negócio não está muito bom. Perceber a desconfiança deles é uma maneira de encontrar soluções para a gestão financeira.

Dentro de um fabricante de torre de aço, o analista vai apresentar relatórios gerenciais e as projeções para projetos futuros. Consequentemente, a corporação vai transmitir uma imagem positiva e atrair os investidores.

Mas, isso só será possível se houver total controle das finanças, entregar relatórios satisfatórios, além de planejar e executar os avanços na companhia.

Dificuldades para acessar dados financeiros

Se os dados financeiros forem muito complicados e obscuros, fica muito difícil administrar o negócio, e este é um dos sinais de que é necessário contratar um analista financeiro.

Toda empresa precisa estar ciente de seus números, pois isso vai embasar as tomadas de decisões, garantindo que sejam mais eficientes e bem planejadas.

O gestor precisa saber o recurso disponível para fazer o investimento ou cobrir custos inesperados. O analista se encarrega de organizar todas as informações, por meio de um livro financeiro, sistema ou planilhas.

Com essas ferramentas, ele consegue controlar as finanças e tudo pode ser feito de maneira rápida e descomplicada.

Processos demorados

O setor financeiro de um fabricante de lente de contato com grau tem muito a ganhar se houver a automação de processos e procedimentos financeiros. Com isso, deixa de ser necessário a mão de obra humana para certas tarefas.

Mas quando a gestão financeira não está muito boa, os funcionários perdem muito tempo realizando tarefas que poderiam ser automatizadas. 

A companhia precisa abrir mão de processos antigos e demorados, pois eles prejudicam a produtividade.

Também são responsáveis por atrasar o negócio em muitos aspectos, mas por meio de um sistema de controle, os profissionais estão livres para cuidar de outros assuntos mais importantes.

Dificuldades para gerenciar as contas

Um dos processos mais importantes é controlar contas a pagar e a receber, sendo este o primeiro passo para manter uma boa gestão financeira.

Uma lavanderia com entrega precisa estar ciente de quem está inadimplente e prestar muita atenção às datas de pagamentos. Se o seu negócio não tem esse controle, pode gerar impactos negativos nos lucros.

O analista financeiro resolve vários problemas relacionados a isso, mantendo todas as contas em dia e bem gerenciadas.

Baixa rentabilidade

Por fim, sua empresa precisa de um analista financeiro quando a rentabilidade está muito baixa. Quando isso acontece, fica muito difícil expandir as atividades, prejudica os lucros e atrapalha o crescimento do negócio.

O gestor financeiro vai se encarregar de manter todas as operações controladas e aprimorar tarefas que vão aumentar a rentabilidade.

Importância do analista financeiro

O analista financeiro cumpre funções fundamentais para o sucesso das estratégias da corporação, e ele pode atuar tanto no planejamento financeiro quanto na parte operacional.

Para exercer sua função dentro de um fabricante de cabo manga 4 vias 22 awg, ele identifica e corrige possíveis problemas, faz simulações estratégicas e consegue prever os resultados da empresa.

Além disso, elabora estratégias importantes para melhorar os lucros e estuda maneiras de viabilizar a economia com diversos recursos necessários para os processos internos.

Outra tarefa fundamental para qualquer empresa é o fato de descobrir oportunidades imperdíveis para novos investimentos, pesquisar fontes de financiamento e quando a empresa deve recorrer a essas soluções.

A saúde financeira é algo fundamental para a sobrevivência do negócio, e este profissional está preparado para orientá-lo em várias decisões sobre como utilizar os recursos para aumentar os lucros.

Ele pode atuar em um fabricante de compressor de ar a diesel e em vários outros segmentos. Em alguns países, como nos Estados Unidos, esse profissional é imprescindível.

No Brasil, as expectativas são de que empregos de analistas financeiros cresçam uma média de 6% até 2030, ou seja, muitas organizações vão perceber a necessidade da presença desse profissional.

Ele é fundamental porque possui conhecimentos em contabilidade financeira, entendi muito bem o mercado de capitais, tem capacidade para analisar e projetar, além de saber avaliar e elaborar modelagens financeiras.

Mesmo que o gestor ou empreendedor conheça muito bem essas informações dentro da companhia, nada como um profissional especializado no assunto para levar o negócio a outro patamar.

Para um fabricante de Chapa de Hambúrguer para Fogão, ele é fundamental para identificar oportunidades de investimentos, fazer análises de demonstrativos financeiros, melhorar a comunicação e estabelecer um bom relacionamento com os clientes.

Além disso, as exigências do mercado mudam muito e é justamente por essa razão que o analista financeiro procura sempre se atualizar sobre a situação da economia e metodologias para melhorar a gestão financeira.

Tudo isso vai garantir que o seu negócio cuide bem do próprio dinheiro e tenha condições de progredir.

Considerações finais

Sendo assim, o dinheiro é a base do funcionamento de qualquer organização, pois ele vai manter as contas, garantir o andamento do fluxo de caixa e fazer a companhia crescer.

Nem sempre o gestor está preparado para todas as atividades que envolvem esse setor, por isso, contar com um bom analista financeiro é crucial para a saúde das finanças corporativas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.