Análise Swot: Como fazer em 2022

A Análise SWOT (ou FOFA) é uma ótima ferramenta para descobrir qual é a atual situação de um empreendimento, a partir da análise de alguns fatores fundamentais.

Essa metodologia de avaliação, desenvolvida por Albert Humphrey na década de 1960 na Universidade de Stanford, na Califórnia, logo ganhou o mundo e hoje faz parte da estratégia de organizações e pessoas que visam o alcance de metas.

Podendo ser aplicada em qualquer situação, como no desenvolvimento de um projeto de fachada comercial, essa matriz estratégica também ajuda na hora de tomar as melhores decisões, facilitando os próximos passos de um negócio, principalmente para 2022.

Nesse sentido, se o seu objetivo é saber como a Análise SWOT pode ser aplicada em seu negócio ou vida pessoal para este ano, acompanhe a leitura deste artigo.

Definindo a análise SWOT 

Para entender melhor o que é esse método, é necessário destrinchar a sigla que está em inglês. Portanto, SWOT nada mais é que: 

  • S: Strengths;
  • W: Weaknesses;
  • O: Opportunities;
  • T: Threats.

Quando traduzidas para o português, essas palavras significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, respectivamente. Daí a sigla FOFA. 

Trata-se de quatro características que serão consideradas na hora de analisar a situação interna e externa do ambiente corporativo, e que irão promover um resultado mais abrangente.

Muito utilizada pelas organizações antes de colocar os projetos em prática, essa ferramenta é essencial para a criação de um bom plano de ação, pois identifica o que pode dar errado, quais caminhos devem ser evitados e se será possível atingir o resultado esperado.

Vamos supor que você guardou uma quantia de dinheiro e agora deseja investir no seu próprio negócio, que será um centro veterinário com dermatologia.

Com essa ideia já pré-estabelecida, é recomendado que a Análise SWOT seja aplicada, para assim descobrir se o seu futuro negócio pode ser algo rentável e quais os riscos que deverão ser evitados.

Deste modo, as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças irão te ajudar a saber onde o seu negócio deverá ser aberto, o quanto deverá ser investido e outros elementos importantes.

Cada ponto da análise irá abrir uma nova visão de mundo em quem a está aplicando, proporcionando uma reflexão mais profunda da situação.

1 – Forças (ou Strengths)

Neste primeiro tópico, é necessário elencar o que torna o objeto analisado algo forte. Quais são as suas exclusividades, o que ele tem que outro negócio não tenha. Ou seja, é colocar no papel as melhores qualidades e aquelas características que o tornam único.

Além disso, também devem ser mencionados os recursos disponíveis, como a instalação de câmara fria, de que forma os outros percebem o objeto da análise e qualquer componente interno que se destaque.

2 – Fraquezas (ou Weaknesses)

Aqui, as informações identificadas devem ser o oposto do cenário Força. As Fraquezas de um empreendimento são aqueles fatores negativos que podem levá-la à falência, a uma má reputação, a uma forte carga de estresse e qualquer outro fato que conduza a perda.

É preciso ser realista e sincero para colocar no papel os defeitos do que está sendo examinado, não deixando de fora nenhum elemento, nem mesmo aqueles que podem ser resolvidos com uma simples ação.

3 – Oportunidades (ou Opportunities)

A partir deste ponto, começam a ser levados em conta os fatores externos. As Oportunidades então são o que pode ser tirado de positivo do mercado, quais as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento e as tendências que podem ser seguidas.

Além de como novas oportunidades podem ser criadas. Aqui, o ideal é analisar áreas ou caminhos que podem ser explorados, refletindo sobre como chegar no objetivo traçado.

Se uma empresa de entrega expressa motoboy realizar a análise, quando chegar neste tópico poderá colocar em evidência qual a oportunidade do negócio, como a maior rede de aplicativos de entrega.

4 – Ameaças (ou Threats)

Todos os tópicos que formam a Análise SWOT são importantes, já que um liga ao outro, que no final forma uma visão 360° sobre o objeto analisado.

Porém, as Ameaças geralmente requerem um pouco mais de atenção, pois é justamente aqui que a pessoa que está aplicando a metodologia conseguirá observar o que pode ser o fim de um negócio.

Os fatores externos ameaçadores são aqueles que impactam diretamente no desenvolvimento do projeto e que, muitas vezes, tornam-se ainda mais fortes quando se juntam com as weaknesses, ou seja, as Fraquezas.

Algumas ameaças podem ser a concorrência, órgãos regulamentadores, violência, política e diversos outros elementos.

Para ficar mais claro, imagine o caso de um especialista em gatos que está desenvolvendo o projeto da sua clínica dos sonhos. 

Entretanto, nenhuma ameaça foi considerada e, quando inaugurou o espaço, se deparou com a franquia de uma enorme clínica veterinária que cobra mais barato e é mais conhecida pelos consumidores.

Por isso, é muito importante elencar todos os itens da matriz para colocar em prática a Análise SWOT.

Como criar uma análise SWOT?

Essa ferramenta conta com uma série de benefícios, e sua realização traz diversos pontos positivos para a empresa que a coloca em prática, como:

  • Alinhamento das metas e valores da empresa;
  • Conhecimento interno e externo;
  • Preparação para o mercado;
  • Construção de um plano estratégico;
  • Aperfeiçoamento das ações;
  • Redução de custos.

Além disso, a análise SWOT ainda possibilita uma maior integração entre as equipes. ]

Logo, os colaboradores de uma empresa de embalagem para hambúrguer artesanal terão uma visão mais clara de quais são as expectativas da organização, unindo-se para promover ações que levem à resultados positivos.

Portanto, realizar uma análise SWOT se torna mais simples. O primeiro passo é ter um espaço para escrever os elementos que serão identificados. Pode ser em uma agenda, no computador ou no recurso que se mostrar mais acessível.

Em seguida, faça duas colunas, nomeando a primeira com fatores internos e a segunda com fatores externos. Depois, divida a coluna de fatores internos em dois quadrantes e a segunda da mesma forma.

Nomine um dos quadrantes da primeira coluna com Força, e o segundo quadrante com Fraquezas. Já nos espaços separados da segunda coluna nomeie com Oportunidades e Ameaças.

Feito isso, agora basta preencher cada elemento com as informações necessárias. Para ficar mais fácil colocar no papel a estrutura, uma ótima dica é fazer uma série de perguntas até identificar cada qualidade e defeito.

Por exemplo, “Como esse serviço pode ser exclusivo?”, “Como essa localização pode atrair meu público-alvo?”, “Como minha equipe pode otimizar suas atividades?”, e assim por diante.

Essas perguntas, relacionadas ao que está sendo analisado, certamente ajudam a clarear a mente e dar respostas mais objetivas, que é o que a análise SWOT pede.

Após preencher todos os quadrantes e refletir sobre as informações coletadas, o próximo passo é criar um plano de ação, em que você colocará em prática atitudes que fujam das ameaças e conquistem oportunidades.

Em resumo, os passos fundamentais para essa análise são:

  1. Definir o que será avaliado;
  2. Preencher os quadrantes;
  3. Analisar as respostas;
  4. Construir um plano de ação.

Também existe a opção de investir em plataformas pagas online para desenvolver a pesquisa. Essas ferramentas, além de ajudarem a preencher os tópicos, também fornecem um relatório completo sobre a atual situação do objeto analisado ao final.

Muitos dividem-se em corporativos e pessoais, já que por meio dessa metodologia também é possível identificar as fraquezas e forças de uma pessoa em particular.

Análise SWOT na vida pessoal

Um fato positivo sobre essa avaliação estratégica é que ela pode ser implementada em todos os âmbitos. Desde o desenvolvimento de um projeto de uma grande empresa, até para organizar a vida pessoal.

A sua aplicação, neste caso, acontecerá da mesma forma, seguindo os mesmos passos. A diferença é que, antes de já colocar no papel quais são suas forças, suas oportunidades, ameaças e fraquezas, é preciso fazer um recorte sobre qual área da sua vida isso se refere.

Ou seja, analise se refere-se ao seu lado profissional, ou se é sobre a compra de algo muito importante, como uma casa ou um carro.

Quando definido o ângulo que será analisado, é mais fácil chegar a respostas certeiras e, assim, definir um plano de ação.

Esse é justamente um dos maiores benefícios da Análise SWOT, posto que ela pode ser uma ferramenta de autoavaliação ou um instrumento que ajudará uma fabricante de coxinha pronta congelada a reconquistar os seus clientes e se firmar no mercado.

Considerações finais

Abrir um negócio ou identificar como otimizar a vida pessoal não são atividades fáceis. Além de exigir um planejamento, estudos e muito senso de realidade, também é necessário ter uma organização que possibilite ir mais a fundo.

É exatamente esse o papel Análise SWOT, que permite o alinhamento de informações, mais clareza, compreensão dos fatos e uma tomada de decisão mais certeira.

Uma empresa de limpeza predial, políticos, lojas de diversos segmentos e até um simples estudante do ensino médio podem fazer o uso dessa estratégia.

Como especificou o seu criador, o consultor de negócio Albert Humphrey, a realização da análise está aberta para todas as variáveis, basta aplicá-la da maneira correta e dar passos para que os resultados apareçam.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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