Quais são as vantagens de usar a etiqueta térmica no seu negócio?

etiqueta térmica
vantagens de usar a etiqueta térmica

As etiquetas térmicas são muito utilizadas por empresas que possuem a necessidade de impressão em grande quantidade. Além de ter essa vantagem em relação a impressão tradicional, ela também pode ser muito mais econômica.

As etiquetas térmicas são bastante seguras, econômicas e eficientes para imprimir etiquetas, código de barras, notas fiscais, recibos, comprovantes, além de outros tipos de impressões. Outra vantagem importante é a agilidade do processo, permitindo imprimir muito mais em menos tempo.

Porém, muitas organizações insistem em manter as etiquetas tradicionais ao invés de evoluírem para o uso de etiquetas térmicas, seja por desconhecimento ou por falta de uma visão mais estratégica da organização como um todo.

Mais sobre negócios

O que é etiqueta térmica?

Etiquetas térmicas ou etiquetas para impressora térmica são utilizadas para a identificação e para a impressão na fixação de dados. Ela é amplamente utilizada nos mais diversos tipos de setores, tais como varejo, indústrias, comércios e serviços gerais.

Esse tipo de etiqueta é utilizado em impressoras térmicas, precisando ser compatível com o modelo de cada impressora, assim como o tamanho e a respectiva gramatura.

Este modelo de etiqueta é sensível ao calor e a outras condições climáticas, que podem acabar danificando o material, assim como a qualidade da impressão.

Principais usos da etiqueta térmica

Na etiqueta térmica pode conter: código de barras, imagens, textos, números, dentre outros itens.

Devido a toda esta versatilidade, as etiquetas térmicas possuem funções muito importantes para diversos tipos de produtos, tais como: informar sobre as suas principais características, sinalização, marcação, validade e decoração da embalagem.

Elas são mais utilizadas em:

  • Etiqueta de balanças: açougues, padarias, supermercados e frutarias.
  • Etiquetas logísticas: Informações de logística dos produtos, contendo endereço, condições ideais de transporte, se é um produto frágil ou se necessita de refrigeração, dentre outras informações.
  • Etiquetas de pacientes e acompanhantes em hospitais.
  • Etiquetas de crachás temporários.
  • E muito mais!

É importante ressaltar que a etiqueta térmica deve ter, também, outras duas características: resistência e durabilidade.

Como funciona a impressão da etiqueta térmica?

Para que a etiqueta térmica tenha um resultado com alta qualidade, é preciso que o seu processo de produção seja feito de maneira cuidadosa.

Como funciona? A impressão da etiqueta térmica começa com o envio da informação para o software da impressora térmica responsável. Desta forma, ela irá transmitir toda a informação para a cabeça da impressão.

A seguir, a cabeça da impressão esquentará a etiqueta térmica somente em pontos pré-estabelecidos formando, desta forma, as letras e/ou as imagens.

No geral, a impressão é realizada somente na cor preta. Porém, existem algumas impressoras que imprimem etiquetas térmicas que conseguem realizar a impressão de duas cores. Esse tipo de impressora é tem o nome de impressora térmica bicolor.

Para uma impressão de qualidade, também é necessário levar em consideração a qualidade do material da etiqueta térmica. Uma etiqueta térmica com qualidade inferior pode gerar impressões ruins, assim como estragar a impressora.

Quais os benefícios de se utilizar uma etiqueta térmica?

Além da impressão das etiquetas térmicas ser um processo extremamente rápido e com alta qualidade, ela também oferece uma redução de custos. Ou seja, para vários setores, ela apresenta um excelente custo x benefício quando se comparado com as outras opções disponíveis.

E por que ela é econômica? Porque a impressora da etiqueta térmica funciona apenas com o calor da reação química. Ou seja, não há a necessidade da aplicação de tonners ou cartuchos que, muitas vezes, podem representar um grande impacto nos custos relacionados com a impressão das etiquetas. Uma outra característica é que a impressão da etiqueta térmica é silenciosa, assim como o seu resultado é bem preciso e com alta qualidade.

Por exemplo, a depender da resolução da impressora térmica, é possível imprimir documentos fiscais com alta qualidade, inclusive códigos de barras e QR Codes.

Assim, o uso de etiqueta térmica nas diferentes áreas de uma organização (e com objetivos também diferentes) traz uma maior eficiência, assim como uma grande economia, além de trazer uma maior acuracidade para os processos.

Assessoria de Imprensa