Quais os benefícios da gestão de produtividade?

Dentro de qualquer empresa há uma série de demandas que exigem comprometimento e alinhamento da equipe de funcionários. No entanto, é fundamental saber conduzir todas essas necessidades, sendo a gestão de produtividade perfeita para isso. 

Quem já atuou dentro de uma companhia de qualquer tipo de segmento sabe que a falta de produtividade pode ser um fator bastante negativo. Isso porque ele impacta diretamente nos resultados da empresa, gerando prejuízos e estresse.

De fato, existem diferentes motivos pelos quais uma pessoa pode estar desmotivada. Seja por problemas pessoais ou por uma gestão ineficaz da rotina de trabalho, é preciso considerar esses fatores para saber como lidar com eles. 

Bons gestores e administradores devem estar cientes dessa necessidade, o que muitas vezes pode resultar na busca por ferramentas que podem mudar esse cenário de forma objetiva e positiva.

É fundamental salientar aqui que existem dias em que o funcionário de uma companhia pode não estar bem, é verdade. E que isso vai impactar na sua performance é esperado. 

Mas, existem motivos técnicos que podem estar interferindo no trabalho desse profissional. 

Um dos problemas mais comuns, nesses casos, é a ineficiência da gestão do tempo. Mas, é possível mudar esse cenário com tranquilidade e assertividade. 

Diante disso, uma pessoa que trabalha realizando serviços de reforma e construção pode ter o seu dia a dia completamente modificado se houver uma gestão efetiva de produtividade, conseguindo assim realizar todos os seus compromissos com sucesso. 

Portanto, entender o que é a gestão de produtividade e como ela pode ser indispensável para o funcionamento de uma empresa é essencial. 

Afinal, além dos impactos e benefícios que a gestão de produtividade pode trazer, há também a necessidade de saber qual é a importância dela e como desenvolvê-la. Para entender melhor sobre esse tema, siga na leitura do conteúdo deste artigo. 

Os impactos e benefícios da gestão de produtividade

Para realizar um exame neurológico em crianças, é sempre necessário trilhar um caminho. 

Após passar em consulta e agendar o procedimento, há também a necessidade de preparar a criança para o exame, de modo que ela possa realizá-lo mais tranquilamente. 

Quando se compara uma situação como essa com a rotina de uma empresa, é possível perceber semelhanças. Não há como um novo funcionário fazer parte da equipe sem passar pelo processo de admissão e de adaptação no estabelecimento. 

Quem já teve experiências com essa rotina sabe que se ela não for bem conduzida, isso pode gerar consequências ruins, tanto para o novo membro da equipe quanto para o time de profissionais como um todo. 

Afinal, uma adaptação feita de maneira errada traz impactos na produtividade de todos, pois não prepara o novo colaborador de forma satisfatória e atrapalha a sinergia do trabalho de todos os membros da equipe.

Entretanto, há também outros fatores que acabam desestabilizando o dia a dia de uma companhia. Entendê-los e aprender a lidar com eles precisa ser o objetivo de todos os gestores, para que a rotina de trabalho seja altamente produtiva. 

Por isso, conduzir bem todo esse processo é indispensável para uma boa gestão de produtividade. 

De fato, a administração adequada de tudo isso traz benefícios como:

  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Diminuição de erros;
  • Menos estresse;
  • Ganho de autoconhecimento;
  • Mais tempo livre.

Sendo assim, uma companhia que oferece serviços de impermeabilização de estofados automotivos, por exemplo, consegue organizar melhor o seu tempo e por consequência atende mais clientes.

Além disso, a produtividade bem conduzida evita uma série de erros, o que é indispensável para diminuir a necessidade de retrabalho, o que desgasta a equipe de maneira geral. 

Essa gestão adequada também pode ser o melhor caminho para evitar estresses no dia a dia, sendo esse um problema que impacta não apenas os funcionários, mas todos os gestores de uma companhia. 

A gestão da produtividade promove o autoconhecimento, permitindo que todos os colaboradores entendam mais sobre si mesmos e o seu perfil de trabalho. 

Dentro de uma fábrica de uniforme de copeira hospitalar, por exemplo, cada funcionário que se conhece sabe quanto tempo de concentração possui, quais são as suas facilidades e sabe outras características que podem ajudar na organização da sua rotina de trabalho.

O resultado de tudo isso não poderia deixar de ser outro: ambientes de trabalho produtivos se tornam mais eficientes, de modo que sobra tempo livre enquanto todas as atividades já foram concluídas com êxito. 

Por isso, a gestão de produtividade não é apenas um mero detalhe dentro de uma empresa, mas precisa ser o seu centro, justamente pela quantidade de benefícios que proporciona para a companhia de modo geral. 

Qual é a importância de trabalhar a gestão de produtividade? 

Não há como negar que a gestão de produtividade se torna um dos pilares dentro de qualquer negócio. 

Isso porque uma empresa depende de uma rotina devidamente organizada para ter uma alta performance. 

Para entender melhor o que isso significa na prática, basta imaginar uma clínica que realiza banho e tosa bebê. Ela pode atender consultas veterinárias, realizar exames e aplicar procedimentos estéticos de diferentes finalidades. 

Mas, caso não exista uma devida gestão de tempo e produtividade, a sua variedade de serviços pode não ser um ponto positivo. Isso porque além de não atender ao público de forma eficaz e com qualidade, a rotina do espaço acaba sendo comprometida. 

Funcionários sobrecarregados, agendas organizadas de modo ineficaz, clientes insatisfeitos são exemplos de como o ambiente pode se tornar um local ruim de trabalho, gerando com isso uma série de problemas que comprometem a qualidade da empresa.

No entanto, se em contrapartida existe uma gestão de produtividade, na qual é possível alinhar os serviços todos e atender às expectativas do público, todo o ambiente se torna mais agradável, gerando resultados positivos o tempo todo. 

Portanto, a gestão de produtividade é de suma importância para uma companhia, pois é capaz de fornecer meios de atuação que permitam um bom trabalho, valorizando cada profissional e permitindo que ele desempenhe a sua função cada vez melhor. 

Como desenvolver a gestão de produtividade na empresa?

Ao contrário do que se imagina, a gestão de produtividade de uma empresa é simples de ser implementada e desenvolvida. 

Para isso, basta delinear um plano que atenda as necessidades de um negócio, seja ele de aluguel sala privativa ou um açougue. 

Na prática, é preciso incluir algumas ferramentas e elementos que ajudam a ajustar a rotina, de forma que seja possível ter sucesso na realização das atividades diárias. Conheça quais são eles a seguir.

1. Planejamento de rotina

Uma empresa que não define a sua rotina previamente pode ter problemas sérios de gestão de produtividade. Por isso, listar todas as atividades e ordená-las de forma estratégica é essencial. 

Nesse caso, o mais indicado é priorizar o que demanda maior atenção por parte da equipe. 

Assim, um trabalho que envolve maior concentração deve ser priorizado, enquanto outro que possa ser feito de forma mais descontraída seja deixado para o fim do expediente. 

Isso evita erros e promove um maior conforto para a equipe, afinal, todos estão alinhados e mais dispostos no início do dia. 

Dessa forma, planejar a rotina é a melhor forma de alcançar a performance desejada, ou seja, de atingir melhores níveis de produtividade. 

2. Delegar tarefas

Saber delegar tarefas é fundamental para o bom funcionamento da rotina empresarial. Com isso, uma equipe que consegue distribuir o trabalho de maneira efetiva se torna ainda mais produtiva. 

Em um estúdio de fotos, por exemplo, o profissional que tem maior habilidade para lidar com bebês pode assumir a agenda de ensaio fotográfico newborn, uma vez que possui mais facilidade para esse tipo de tarefa. 

Ao mesmo tempo, ao perceber que a agenda está cheia e que não conseguirá dar o suporte necessário para todos os clientes, é fundamental que o profissional saiba delegar alguns dos atendimentos para outros colegas. 

Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todo o trabalho é feito por colaboradores que estão devidamente aptos para assumir as atividades oferecendo um serviço de qualidade. 

3. Evitar distrações

Uma situação muito comum, e que impacta na produtividade de qualquer profissional, é aquela em que há muitas distrações por perto. 

De fato, se não houver uma vigilância pessoal, o colaborador acaba utilizando o seu tempo de forma pouco produtiva.

Um exemplo disso é o das pessoas que checam a caixa de e-mails várias vezes ao dia, ou que acaba dando muita atenção para as notificações que chegam no celular. É preciso driblar essas distrações. 

Por isso, assim como uma cortina com blackout torna um ambiente mais intimista e livre das distrações que vem de fora, saber organizar o local de trabalho e a rotina pode ser o melhor caminho para conduzir melhor o tempo e ser mais produtivo.

Considerações finais

Sendo assim, todo profissional sabe que a devida organização do seu tempo é o melhor caminho para conquistar uma alta performance e conquistar muito mais produtividade. 

Os gestores de uma empresa devem estar atentos a isso, ajudando a sua equipe nesse processo. 

Portanto, se você reconhece que a gestão de produtividade é indispensável para o sucesso da rotina, não deixe de aplicar as dicas mencionadas neste conteúdo e conquiste assim resultados cada vez melhores. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.