Dicas de como o empreendedor pode aplicar seu senso de oportunidade

Empreendedorismo é a habilidade de construir um negócio do zero e gerenciá-lo de forma que gere lucros. Para isso, é necessário saber como o empreendedor pode aplicar seu senso de oportunidade.

Empreender não é apenas abrir um negócio, mas sim a solução para problemas específicos dos consumidores e da sociedade em geral.

Para se ter uma ideia, só em 2020, mais de 2 milhões e 600 mil microempreendedores individuais (MEIs) abriram seus negócios no Brasil, um recorde histórico.

No total, mais de 11 milhões de brasileiros trabalham nesse regime, segundo dados do Sebrae.

Ao longo deste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber para se qualificar e ter sucesso como empreendedor.

Empreendedorismo: o que significa?

Basicamente, o empreendedorismo é a vontade de formar, desenvolver e gerir um negócio com o objetivo de gerar lucros, bem como a capacidade de propiciar esses processos.

É necessário ter criatividade e capacidade de gestão, porque o empreendedorismo também pode se manifestar em uma organização já estabelecida, demonstrando capacidade de resolução e visão para aproveitar oportunidades.

Quando o responsável pelos serviços terceirizados de limpeza se aventura em um novo campo ou desenvolve um produto inovador, por exemplo, ele empreende.

De qualquer forma, trata-se de enxergar oportunidades e investir tempo e recursos (físicos, financeiros e humanos) para descobri-las e promovê-las.

Estas oportunidades correspondem muitas vezes a um problema ou necessidade que a população – ou parte dela – tem.

Por que empreender?

Muitos brasileiros são funcionários há alguns anos, mas no fundo sempre quiseram ter seu próprio negócio.

Apesar dessa vontade, toda vez que a hipótese é considerada, surgem dúvidas e receios.

Se é o seu caso e você quer descobrir razões para gerir o seu próprio negócio e saber se realmente deve investir, continue a ler o post. Separamos 4 bons motivos para empreender.

  1. Alcançar a independência

Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas passam a investir no sonho de se tornarem empreendedoras.

Quando alguém tem um salário fixo, mesmo que seja uma boa quantia, não há capacidade de pensar além se não houver outras opções de renda.

Já ao montar o próprio negócio de agência de intercâmbio em SP, é possível alcançar a independência de forma mais prática e otimizada, conforme o desempenho e necessidade.

  1. Ter segurança na profissão

A segurança no trabalho é outra questão que muitas vezes preocupa as pessoas que trabalham para empresas de terceiros.

Os funcionários nunca sabem quando a empresa deixará de contar com seus serviços ou se surgirá uma crise que exigirá uma reformulação da força de trabalho.

Essa incerteza se traduz em insegurança. Como resultado, as metas da vida pessoal levam tempo para se materializar ou são deixadas de lado por medo de perder o emprego a qualquer momento.

No empreendedorismo, apesar da volatilidade do mercado, a autoridade empreendedora permite que se crie estratégias para passar por momentos difíceis sem afetar a vida pessoal.

  1. Ter rotina flexível

Como regra geral, um emprego fixo inclui carga horária de segunda a sexta-feira, com alguns sábados em cada turno.

O horário também é pré-determinado, o que torna a rotina dos funcionários pouco flexível para exercer suas funções.

A flexibilidade de horário, que é um sonho para muitos, não significa trabalhar menos, mas sim poder escolher as horas para se dedicar ao negócio.

Controlar o próprio tempo é a vantagem de um empreendedor de contabilidade e commerce.

  1. Atuar no que se ama

A paixão por uma área é um dos principais motivos que leva ao empreendedorismo. Quando uma pessoa abre seu próprio negócio, geralmente ela escolhe trabalhar com algo que lhe traga alegria, seja qual segmento for.

Por isso, mesmo que precise passar mais horas trabalhando, esse tempo compensa com a felicidade de trabalhar no que gosta e no propósito mais claro para cada atividade exercida.

6 dicas para identificar oportunidades de empreendedorismo

Se você sonha em abrir um negócio, mas não sabe por onde começar, essas dicas podem te ajudar a escolher o nicho perfeito para se destacar, identificando e aplicando o senso de oportunidade.

  1. Encontre o seu diferencial

Em um mercado com soluções muito semelhantes, é fundamental ter um diferencial competitivo.

Diferentes indústrias exigem inovação. Por isso, apresente algo criativo para ter todo um público ansiando por piso epóxi residencial preço M2, por exemplo.

Saber o que você quer vender (e o porquê, ou seja, qual dor resolve) é o primeiro passo para começar seu negócio. 

A ideia original é a diretriz de um bom empreendedor e pode fazer toda a diferença na hora de manter o negócio funcionando no longo prazo, considerando decisões e oportunidades.

No entanto, apenas uma boa ideia não conduz a uma boa empresa. Observe como outras empresas estão usando seus itens mais vendidos e quais métodos os empreendedores usam para lançar seus produtos e se relacionar com o público, bem como quais os diferenciais desses e do seu negócio.

Aqui, o ideal é atender a uma nova necessidade, que não é bem compreendida pelas empresas existentes.

Acima de tudo, saiba o que quer fazer. O empreendedorismo é um negócio complexo e não deve ser encarado sem seriedade.

Tenha certeza sobre seu produto/serviço e analise como o mercado consome essa proposta/solução. 

  1. Use indicadores para tomar decisões

Os números não mentem. Por isso, se você tem medo de investir em um determinado tipo de negócio, tente fazer uma pesquisa primeiro.

Faça um benchmark e veja se existem histórias de sucesso no seu nicho. Se houver, é um forte indicador de que ele pode se expandir e gerar lucro.

Para entender a demanda, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas estão buscando por preço de câmera residencial ou não.

Ela pode ser feita de boca em boca, entre amigos e familiares, mas existem formas mais profissionais.

Ao fazer essa pesquisa, o empresário também sabe quem é seu público-alvo. Definindo a persona, você sabe onde seu público consome os produtos, bem como quais os gostos, hábitos e meios de comunicação preferidos.

Só assim pode-se oferecer um serviço perfeito e que atenda às necessidades identificadas da melhor forma.

  1. Formalize as operações comerciais

É costume que algumas pessoas trabalhem informalmente para evitar custos com impostos corporativos. No entanto, evite este caminho.

Sim, pode ser mais lucrativo no curto prazo, mas no longo prazo essa informalidade pode levar a sérios problemas fiscais e prejudicar o negócio.

Além disso, não é preciso gastar demais para formalizar a situação. Atualmente, os empreendedores podem optar pelo modelo Microempresa Individual (MEI), com taxas obrigatórias mais baixas e renda que pode chegar a até R$ 81 mil por ano.

Além do MEI, existem outros modelos de regularização e obtenção de CNPJs que possuem alguns benefícios exclusivos. Porém, uma dica importante é encontrar um contador para te ajudar a analisar melhor a situação e escolher o modelo ideal para o seu negócio.

  1. Procure se especializar

Sugere-se que para ter um bom negócio, basta ter dinheiro e uma boa ideia. Mas para permanecer atuando, você precisa de uma boa compreensão da gestão de negócios e um planejamento claro desde o início.

Estamos falando de assuntos como:

  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de finanças;
  • Logística.

Entender esses fatores ajudam a lidar com problemas eventuais. Também lhe dá mais segurança na tomada de decisões nas vendas de produtos e serviços, seja porta de alumínio para banheiro 60cm ou itens de papelaria personalizada para empresas.

Então faça cursos relacionados à gestão de negócios, seja de graduação ou pós-graduação e sempre realize novos treinamentos para se manter atualizado no setor.

  1. Esteja nas redes sociais

Esta dica se aplica a tudo para a sociedade de hoje – pois muitas atividades giram em torno das mídias sociais.

Uma empresa que não está presente nas mídias digitais aos poucos vai perdendo visibilidade e ficando atrás de seus concorrentes.

Por isso, esteja presente digitalmente. Quase qualquer profissão pode criar conteúdo interessante e envolvente dessa maneira, basta criatividade e empenho.

Portanto, tenha uma conta ativa nas principais redes sociais como: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Se não consegue gerir estes perfis sozinho, pode contratar alguém apenas para isso ou escolher uma empresa especializada na gestão de redes sociais. Existem várias opções no mercado e os preços são bem acessíveis.

  1. Concentre-se em uma área que você já conheça

Ao iniciar um negócio, o ideal é buscar por um segmento com o qual se identifique e que tenha conhecimentos, seja relacionado à hobbies ou a carreira principal.

Isso porque ao ter conhecimento sobre a área, se torna mais fácil criar relacionamentos com fornecedores de bancada de aço inox para cozinha ao montar um restaurante, por exemplo, bem como compreender onde investir e a melhor forma de passar autoridade para o público. 

Afinal, já existe um conhecimento prévio do segmento e até de contatos na área.

Mas lembre-se que isso não deve impedir de continuar na sua própria jornada de especialização junto ao empreendimento.

Conclusão

Ao planejar começar um negócio, muitos empreendedores esperam pelo momento certo para realmente começarem a atuar ou investir no sonho.

Contudo, essa é uma forma de postergar os planos. Não existe um “melhor momento”, mas sim a oportunidade identificada e um planejamento claro para iniciar o projeto com segurança e orçamento. 

Por isso, compreenda sua situação e objetivo e trace uma rota para desenvolver o empreendimento.

Por exemplo, se você está trabalhando atualmente e sonha em ser seu próprio patrão, acumule uma reserva antes de começar a investir.

Dessa forma, poderá se planejar melhor para empregar as energias em um negócio de laudo de responsabilidade técnica com maiores chances de sucesso, por exemplo.

Lembre-se das dicas que citamos aqui para se manter focado nos seus objetivos e ser bem sucedido a partir deles.

Empreender é trabalhoso, mas vale a pena. Mude a sua vida com essa modalidade de fazer negócios, cada vez mais popular no Brasil.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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