Golden Circle é um método de liderança capaz de inspirar as pessoas a pensarem, agirem e se comunicarem para gerar impactos. Foi desenvolvido por Simon Sinek, especialista em liderança para causar impactos positivos e transmitir imagem de confiança.
Tudo está relacionado à inspiração, inclusive o modo como líderes lidam com diversas situações. Nesse sentido, o Golden Circle é um direcionamento usado por líderes de sucesso para guiar suas ações e estratégias.
Ele é feito por meio de três perguntas centrais que precisam ser respondidas, sendo “por quê?”, “como?” e “o quê?”. A ideia por trás disso é que antes de realizar uma ação, primeiro é fundamental pensar no propósito da empresa.
As marcas precisam ter em mente que as pessoas não compram apenas produtos e serviços, na verdade, fazem suas aquisições com um propósito e é justamente por isso que esse é um método que vem se destacando muito.
Para compreender melhor o assunto e a ideia de unir sucesso e propósito, este artigo vai explicar o que é Golden Circle, qual é a sua importância e dar algumas dicas para aplicar o método do jeito certo.
O que é Golden Circle?
Golden Circle, também conhecido em português como Círculo de Ouro, é um método criado para ajudar empresas e líderes a gerarem impactos por meio de um propósito.
O conceito afirma que empresas e gestores precisam pensar, agir e se comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo e indo para as extremidades.
Nesse processo, o líder vai passar pelas três camadas, conhecidas como esferas de trabalho, essenciais para extrair o potencial de dentro e se destacar.
Uma prestadora de serviços terceirizados de vigia utiliza esse recurso para fugir de padrões de desenvolvimento e deixar de ter como única motivação os lucros.
Ao longo dos estudos e do desenvolvimento do método, Simon Sinek constatou que diversos líderes de sucesso costumam pensar e agir da mesma forma, sendo movidos por um propósito e tentando realizar aquilo que acreditam.
A camada central do método é o “por quê”, ou seja, o propósito do negócio, que nada mais é do que sua razão de existir e o que move suas ações. Quando a organização tem essa resposta, as situações começam a fluir de maneira assertiva.
A camada intermediária é o “como”, determinando as estratégias usadas para que a organização alcance o sucesso por meio do propósito determinado no “por quê”.
No mundo dos negócios, é a etapa onde se cria o plano de ação da empresa, baseando-se em suas crenças e valores para nortear o caminho.
Na terceira camada de seu Golden Circle, uma empresa de coquetel para casamento no civil vai usar o “o quê”, ou seja, definir aquilo que faz ou vende, sendo uma jornada importante para expandir os serviços e a etapa mais relevante.
Importância do Golden Circle
Esse é um método muito importante porque ajuda os empreendedores e líderes a desenvolverem negócios que geram impactos positivos e que tenham um propósito.
Isso faz com que o público se identifique com a empresa e decida comprar com ela por conta de sua razão de existir que acaba gerando empatia e engajamento. Em outras palavras, a marca cria laços com as pessoas.
O líder, por sua vez, é capaz de engajar e isso gera impactos na influência que a companhia consegue ter no mercado em que atua. Ela não está apenas oferecendo um produto ou serviço, mas trabalhando em cima de uma causa.
É com ela que o público vai se relacionar e a fidelização de clientes é resultado disso. A organização entrega valor e mostra todo o seu diferencial em relação à concorrência.
Uma companhia especializada em laudo de vistoria de identificação veicular vai vender para um público que acredita em sua missão e que não se interessam apenas por seus serviços.
Isso melhora a comunicação dentro da corporação com os colaboradores e as equipes começam a trabalhar com o mesmo propósito. Como resultado, a empresa consegue:
- Engajar clientes;
- Destacar-se entre os concorrentes;
- Melhorar sua imagem;
- Inspirar pessoas;
- Comunicar-se com colaboradores e fornecedores.
Isso mostra o quanto é importante que a organização comece a pensar e agir com base em seu propósito, pois isso ajuda a exercer uma comunicação eficaz e que incentiva positivamente as tomadas de decisão dos clientes.
O negócio deve ter em mente que seu produto é resultado de um plano de ação elaborado a partir de um propósito, e o próprio criador do método afirma que ele se apoia no fato de que fornece uma maneira de se comunicar mais consistente.
Isso muda a maneira como as pessoas recebem informações, além do mais, faz com que qualquer negócio, como uma clínica veterinária pet shop, se torne muito mais simples e com clientes leais.
O primeiro e maior benefício do Golden Circle é tirar a atenção de detalhes técnicos para se concentrar no quadro como um todo.
Para os gestores que se concentram na venda de listas de características específicas, é uma forma de pensar no cliente e nas razões pelas quais ele compraria um produto ou serviço.
Outro benefício é que o método ajuda a refletir sobre o que as empresas fazem e por que elas fazem isso, portanto, não deixa de ser uma ferramenta de reflexão.
Como aplicar o Golden Circle?
A estratégia é uma ótima metodologia para quem quer criar ou já criou uma empresa e existem muitos benefícios em utilizá-lo. Aplicá-lo na prática envolve três etapas importantes e cada uma representa um ponto específico. São elas:
Definir o “por quê”
A primeira coisa é pensar na razão da existência da empresa, ou seja, determinar por que ela existe, qual é seu propósito e qual é a causa que a motiva a colocar em prática projetos, ações e campanhas.
Ao fazer isso, uma empresa de raspagem de piso madeira vai encontrar a causa que está em seu DNA, e quanto mais bem definido for o propósito e a razão da existência, melhor.
É fundamental que seja algo que diferencie o negócio de seus concorrentes, ou seja, alguma coisa que somente a marca é capaz de proporcionar aos clientes.
Ter uma resposta clara para esse por quê é essencial para traçar o caminho que será seguido e conduzir o negócio, considerando seu propósito.
Definir o “como”
O segundo passo é definir o “como”, ou seja, qual o caminho a organização precisa seguir para cumprir seu propósito e alcançar seus objetivos, algo que envolve um planejamento estratégico.
Uma companhia de laminação bopp de sof touch precisa trabalhar com ações planejadas e que estejam de acordo com o propósito, missão e valores.
Trata-se dos processos e métodos que serão empregados, visto que de nada adianta ter uma causa para a companhia e buscar impactos positivos se não souber como fazer isso.
A organização só conseguirá gerar impactos positivos no mundo se souber como colocar em prática os valores relacionados.
Definir o “o quê”
Essa é a extremidade final do Golden Circle e é nesse estágio que o empreendedor vai refletir sobre o propósito do negócio, seu planejamento estratégico e considerar os resultados.
Em outras palavras, um buffet para festa de inauguração precisa pensar em seus serviços, ou seja, aquilo que vende no mercado e as soluções que entrega para o consumidor.
O Golden Circle é muito importante nesse estágio porque o mercado está cada vez mais competitivo e negócios dos mais variados segmentos estão sempre investindo em inovação.
Além do mais, milhares de produtos e serviços semelhantes são vendidos por empresas diferentes, dando ao consumidor o poder de escolher com quem ele quer comprar.
Isso aperta ainda mais a concorrência e os negócios precisam pensar em maneiras de se diferenciar, algo cada vez mais desafiador.
Se a organização tiver um propósito bem definido, estará muito à frente em seu mercado de atuação, podendo inspirar pessoas e incentivar positivamente a decisão de compra.
Inclusive, uma corporação especialista em fechamento vidro varanda consegue construir relacionamentos com os consumidores e não apenas relações que se baseiam na compra e venda dos produtos e serviços.
Considerações finais
Contar com o Golden Circle é algo excelente para quem quer criar uma empresa ou até mesmo desenvolver um novo produto ou serviço no mercado.
Ele ajuda a traçar todas as razões e caminhos que a companhia precisa seguir para alcançar seu propósito e construir uma relação de confiança com o consumidor.
A organização passa a refletir e compreender seu próprio propósito e a razão de sua existência, e o melhor é que a metodologia é muito simples e pode ser colocada em prática a qualquer momento, basta refletir e analisar as ideias.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.