Quais as vantagens de investir?

Investir é uma atitude muito importante para que as pessoas consigam alcançar suas metas e projetos de vida, mas muitos têm dúvidas sobre o assunto e até mesmo acreditam que investimento é apenas para quem tem muito dinheiro.

Pensar dessa forma é errado porque investimento se refere a gastos ou aplicações de recursos que vão produzir retornos no futuro, podendo ser dinheiro, capital intelectual, capital social ou capital natural.

Não é necessário ser um especialista em finanças para começar a investir, mas é muito importante compreender o conceito de investimento para que ele possa fazer parte da vida do indivíduo.

Cuidar melhor do dinheiro é muito importante porque ele afeta a qualidade de vida e geralmente muitas pessoas têm uma relação conflituosa com suas próprias finanças.

Isso acontece por conta da falta de educação financeira e do conhecimento em lidar com dinheiro. Mas quem realmente quer alcançar seus objetivos e mudar de vida, precisa começar a entender sobre investimentos o quanto antes.

Para ajudar as pessoas a darem seus primeiros passos, este artigo vai explicar o que é investimento, o que é necessário para começar a investir e mostrar quais são as vantagens de aplicar o dinheiro dessa forma.

O que é investimento?

O investimento nada mais é do que um desembolso com a expectativa de obter lucros no futuro. Baseando-se nessa linha de pensamento, existem vários tipos de capital que podem ser investidos, como:

  • Tempo;
  • Dinheiro;
  • Energia;
  • Estudos.

Uma pessoa pode investir tempo nos estudos para obter o conhecimento necessário ou plantar uma lavoura e ambos são considerados um investimento.

Da mesma forma, uma pessoa que contrata assessorias para bodas está investindo em um profissional que vai ajudar a criar uma celebração para a data.

Quando se trata de dinheiro, o investimento se refere à aplicação de recursos financeiros para obter rendimentos do futuro, e isso se deve aos juros compostos sobre as aplicações que fazem o dinheiro se multiplicar.

É algo muito semelhante à uma dívida que cresce com o passar dos anos e os valores são multiplicados por eles mesmos dentro de um período. Em outras palavras, o valor final depende do tempo que os juros permanecem sob efeito dos juros compostos.

Quando uma pessoa está endividada, então é porque deve dinheiro para o banco ou alguém, mas quando investe, está emprestando dinheiro.

Primeiros passos para investir

Qualquer pessoa pode fazer investimentos financeiros, mas para começar, é necessário seguir alguns passos para fazer o primeiro aporte financeiro. São eles:

Analisar a situação financeira

A primeira coisa que o futuro investidor deve fazer é analisar cuidadosamente sua situação financeira, pois ao ter uma visão holística de seu momento atual, poderá descobrir o melhor momento para fazer as aplicações.

Mesmo que o objetivo seja abrir uma clínica de tratamentos para dependentes químicos, fazer essa análise também é importante para descobrir os tipos de investimento mais adequados aos propósitos pessoais.

Se o indivíduo tem uma dívida, primeiro precisa quitá-la antes de começar a investir. Também é muito importante manter as contas em dia, quitar os débitos e começar as aplicações financeiras.

Definir objetivos

A definição de objetivos não pode ser negligenciada pelo investidor, mas a partir do momento em que a situação financeira está em dia, então já é possível listar algumas metas e objetivos financeiros.

É a partir disso que a pessoa vai identificar as opções mais adequadas às suas necessidades e possibilidades. Entre os principais objetivos estão:

  • Aposentar-se mais cedo;
  • Comprar um carro;
  • Comprar uma casa;
  • Fazer uma faculdade;
  • Viajar.

Todos os objetivos devem ser anotados com um prazo cabível para alcançá-los, pois isso também vai ajudar a definir o tipo de investimento.

Começar a poupar

Poupar é outro passo muito importante para quem quer começar a investir, por isso, é fundamental ter disciplina e guardar parte dos rendimentos mensais para acumular dinheiro e iniciar os aportes.

Uma empresa de suqueiras também pode fazer isso, sempre mantendo o foco e evitando gastos desnecessários.

Também é interessante estabelecer uma quantia para poupar todos os meses e que será destinada aos investimentos futuros. Qualquer quantia economizada pode se tornar um montante de dinheiro ao longo do tempo.

Isso vai permitir colocar o dinheiro para trabalhar com a ajuda dos investimentos, mas é necessário ter disciplina.

Conhecer o perfil de investidor

Antes de comprar qualquer tipo de produto ou ativo financeiro, primeiro é necessário saber qual é o perfil do investidor, algo fundamental para saber quais modalidades de investimento combinam mais e que estão de acordo com os objetivos financeiros.

Existem investidores mais conservadores, os moderadores e os agressivos. O investidor conservador é aquele que não está disposto a correr riscos e por isso escolhe opções mais seguras.

Uma empresa especializada em zonas cerealistas pode ser um investidor moderado, ou seja, aquele que está disposto a se expor um pouco mais e possui uma carteira de investimentos de baixo e alto risco.

Por último, os investidores com perfil agressivo estão dispostos a correr riscos e aproveitam oportunidades com ganhos maiores.

Escolher os investimentos

Os investimentos precisam estar de acordo com o perfil e os objetivos do investidor, e existem diferentes possibilidades no mercado, tais como:

  • Títulos públicos e privados;
  • Ações;
  • Fundos de investimento;
  • Produtos de investimento no mercado imobiliário.

Esses são apenas alguns exemplos porque existem muitos outros, mas quem tem um perfil conservador, produtos garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), são ações interessantes.

Para quem é mais moderado ou agressivo, pode investir em ações ou fundos de investimento. Mas independentemente disso, a carteira de investimentos não pode ser feita apenas de um único produto ou modalidade, seja qual for o perfil.

Por que investir?

Existem muitos motivos para uma pessoa ou negócio, como no caso de uma empresa de reparos de planetárias, começar a investir, e um deles é melhorar a qualidade de vida.

Aliás, melhorar a qualidade de vida é o principal motivo para começar a investir e ter mais educação financeira. Quem sabe usar o próprio dinheiro tem mais tranquilidade e não se preocupa com problemas financeiros.

Isso melhora a saúde emocional, mental e física, além disso, o indivíduo sempre terá dinheiro para aproveitar momentos como viagens, lazer, descanso, entre outros, sem precisar se endividar.

Ter educação financeira também melhora muito a qualidade do consumo, de modo que se torne mais consciente e saudável. Quando isso acontece, a pessoa deixa de gastar dinheiro com o que é desnecessário e preza pela qualidade da compra.

É importante compreender isso porque quando se fala em educação financeira, muitos acreditam que se trata de alguém que simplesmente não gasta dinheiro com nada.

Na verdade, quem tem educação financeira, quando precisa comprar alguma coisa, por exemplo, uma consulta com especialidades veterinárias, tem condições de escolher um bom profissional.

Além do mais, o investimento ajuda a compreender o valor do dinheiro, e geralmente é fruto de muito esforço e trabalho. Tendo isso em mente, nada melhor do que valorizar cada centavo.

A melhor forma de valorizar o dinheiro é investir e ter educação financeira, assim, ele sempre será bem aplicado e suficiente, independentemente do salário.

As finanças conseguem alcançar o equilíbrio rapidamente se o dinheiro receber a importância que realmente tem.

Assim como uma empresa de solados injetados consegue planejar melhor seu próprio futuro ao fazer investimentos, uma pessoa também consegue.

Por outro lado, quem não sabe lidar com dinheiro vive muitas dificuldades no presente e não consegue planejar o futuro. São indivíduos que não conseguem controlar a situação atual, que dirá o que vem pela frente.

Mas este não é o caso de quem tem educação financeira, pois vive uma vida mais controlada e sempre pensando no futuro. Os investimentos permitem planejar os próximos passos e garantir uma vida tranquila.

Isso evita dificuldades financeiras, mesmo para quem ganha um salário mais baixo. A pessoa está preparada para despesas do dia a dia, como trocas de óleo do carro, supermercado, entre outras, mas também consegue realizar seus sonhos.

Quem investe e tem educação financeira consegue alcançar objetivos de vida, independentemente de quais sejam. É possível comprar uma casa, fazer a viagem dos sonhos, investir nos estudos, entre outras possibilidades.

Considerações finais

Investir também é muito importante para ter uma reserva financeira, fazer o dinheiro render e até abrir o próprio negócio. São objetivos e possibilidades que só com investimento e educação financeira é possível alcançar.

Seguindo os passos mostrados ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil escolher uma opção de investimento compatível com a realidade e o momento atual, mas que trará muito mais tranquilidade e conforto no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ana Beatriz