Qual a importância de um bom líder para uma equipe?

Em um cenário que demanda cada vez mais das empresas no sentido de agir de forma adequada frente aos concorrentes, torna-se imprescindível a ação de um líder para capitanear essa empresa.

Uma equipe bem liderada pode significar, em grande escala, uma unidade de ação orientada à busca de resultados.

Contudo, esse não é um aspecto que surge de forma natural e inevitável. Na verdade, a presença de um líder pode ser, inclusive, um revés disso tudo.

Ou seja, se não houver uma liderança que tenha alguns atributos fundamentais, é possível naufragar em todas as estratégias que estão sendo propostas.

Se os funcionários de uma clínica que faz acupuntura para artrose estiverem com um clima pesado ou com atritos na equipe, os clientes irão sentir esse desconforto.

Nesse sentido, o paciente pode não obter o relaxamento necessário para esse tipo de procedimento.

Portanto, um ambiente bem liderado precisa garantir que todos comunguem dos mesmo resultados e sobretudo sintam-se bem naquele local.

Se o estresse for compreendido como combustível para a produtividade, isso pode levar uma equipe inteira ao colapso.

Supondo que o chefe de uma mecânica esteja sobrecarregando sua equipe com algumas funções extras. Isso pode significar, por exemplo, que um serviço de telemetria automotiva seja mal executado.

Entender o quão fundamental é a consolidação de um ambiente agradável para a produtividade de uma equipe é, de todas as formas, o grande trunfo de um líder.

Sendo assim, liderar não significa apenas estar a frente de uma equipa, mas, sobretudo, estar ao lado.

A partir da orientação correta de uma liderança no ambiente empresarial, é possível verificar alguns pontos positivos na equipe:

  • Produtividade;
  • Confiança;
  • Orientação para resultados;
  • Ambiente amigável.

Esses são alguns dos pontos positivos que se pode obter em um ambiente bem orientado para uma liderança humanizada.

A produtividade é o ponto alto que qualquer liderança deseja e, portanto, a partir de alguns aspectos adotados, essa pode se tornar a realidade de uma empresa.

Uma clínica que presta o serviço de laser ginecologia, por exemplo, cujo líder não consiga capitanear aqueles funcionários pode gerar um desconforto ainda maior para os pacientes. Inclusive, esse é um momento que eles precisam de confiança e tranquilidade.

Entretanto, para que o primeiro ponto consiga ser atingido, a confiança tem de ser a principal característica do ambiente.

Todos esses aspectos orientam qualquer equipe para comungar de uma política de resultados.

Isso se dá, sobretudo, porque uma liderança que cria empatia com a sua equipe tem a capacidade de gerar um clima de integração.

Esse aspecto chega, portanto, ao último ponto citado. O ambiente amigável é a consequência de toda boa liderança.

Líder ou chefe?

Antes de qualquer coisa, é preciso que se compreenda quais são as características principais de um líder.

Nesse caso, essa categoria dentro do ambiente empresarial diz respeito ao ponto de intersecção entre os valores da empresa e uma equipe.

Um líder, portanto, precisa estar ao lado de sua equipe e, diferente do que se pensa, não acima dela.

Logicamente, isso não significa dizer que não se deve delegar funções de forma adequada para uma equipe. A legitimação do líder se dá a partir de sua posição ao lado da equipe e é o que faz com que as cobranças sejam levadas mais a sério.

Um chefe sem aspectos de liderança, no entanto, é aquele que se coloca sempre como o ponto de referência e de ordem, mas sem, necessariamente, buscar legitimação.

Existem outros tipos de mecanismos que um chefe pode usar para se consolidar. Entretanto, nenhum deles passa pela criação da empatia na equipe.

É bem possível que essa estruturação da equipe tenha alguns sentimentos ruins que fundamentam o ambiente e isso não é um bom sinal.

Se, porventura, uma empresa de cílios fio a fio clássico começou a se legitimar para seus funcionários a partir do sentimento de medo, é possível que o serviço perca a qualidade.

O medo, nesse sentido, pode ter diversos pilares. Dentre eles, o funcionário pode não se sentir confortável, por exemplo, na hora do feedback uma vez que ele pode ser dado de forma inadequada.

Exercendo uma boa liderança

Para o desenvolvimento de uma boa liderança, uma série de práticas podem ser adotadas e aprimoradas.

Por isso, é importante apontar alguns de seus aspectos mais fundamentais para que, assim, seja possível estabelecer alguns pilares.

Confiança

Esse é um dos aspectos primordiais, uma vez que é com base na confiança que uma liderança consegue se estruturar.

No entanto, além de conquistar a confiança de uma equipe, é fundamental que esse gestor confie em si mesmo e na empresa.

Ou seja, é preciso que esse elo entre a empresa e seus funcionários esteja integrado de forma constante a esses espectros.

Por exemplo, se um líder de engenharia não confiar no material utilizado para fazer o escoramento de laje maciça, isso pode trazer à equipe uma instabilidade.

Afinal de contas, esse tipo de situação pode minar todo um trabalho feito e como consequência levar a equipe para uma instância de risco.

Portanto, surge a necessidade do líder tomar as rédeas da situação e apontar os equívocos no uso daquele material.

Porém, para isso acontecer, é preciso que esse gestor confie na sua avaliação também. Ou seja, é necessário que ele tenha segurança do que está sendo dito.

Nesse sentido, pode-se entender a segurança como um pilar que envolve todas as instâncias que competem àquele líder.

Empatia

Outro pilar importante para a legitimação de um líder em seu cargo é, justamente, a empatia criada.

Esse aspecto diz respeito a dois tipos de empatia: a que o líder deve ter com a sua equipe e o seu equivalente na reciprocidade dos funcionários com ele.

Ou seja, em outras palavras, esse é um ponto que pode ser considerado como uma via de mão dupla. Por isso, é importante exercê-la desde o início.

Supondo que em uma empresa que faz aplicação de divisória vidro temperado algum funcionário esteja com um ente de sua família doente. Esse é o ponto em que a liderança vai avaliar aquela situação e entender se é possível liberar aquele funcionário ou não.

Se esse aspecto de empatia for percebido pela equipe, é muito provável que isso se reverta de forma acentuada, também.

Um membro da equipe que foi contemplado pela empatia de uma liderança vai querer retribuir essa ação com uma boa entrega de resultados.

Linguagem não violenta e didatismo

Com base no ponto citado anteriormente, é possível avançar aos mecanismos de linguagens a serem utilizados.

Esse é um daqueles elementos que precisa ser levado em consideração para a adequação de uma boa liderança.

Se a empatia foi um fator preponderante dentro da equipe, o espaço para o alinhamento de alguns pontos a serem melhorados pode ser feito de forma menos desgastante.

No entanto, não adianta obter um bom ambiente e prejudicá-lo por conta de uma comunicação inadequada.

Nesse sentido, uma cultura de feedback com certo didatismo é fundamental, uma vez que a busca é por melhorias.

Não faz sentido a adoção de uma linguagem agressiva que pode, via de regra, criar uma equipe instável.

Afinal, se, por exemplo, uma equipe que faz o serviço de carenagem para mini quadriciclo está apresentando falhas, é preciso identificá-las e procurar maneiras de melhorá-las.

Contudo, para obter essa melhoria é preciso que os erros sejam apontados e corrigidos de forma didática.

É evidente que esse tipo de situação pode ser desgastante, sobretudo se isso significar um prejuízo financeiro para a empresa.

Mas esse não pode ser o motor de uma linguagem agressiva que pode ferir a dinâmica daquele grupo.

Supondo que algumas potencialidades daqueles funcionários não estão sendo bem direcionadas, é possível que um ente desse setor seja transferido para algo que tenha mais a ver com o seu perfil, como por exemplo na área de selo mecânico grundfos.

Todos esses aspectos só podem ser obtidos a partir de uma perspectiva de parceria com a equipe em questão.

Por esse motivo, é preciso que um líder esteja integrado a todos os aspectos pormenorizados de sua equipe.

Considerações finais

A importância de uma liderança que sabe se integrar à sua equipe é um fator preponderante para qualquer empresa.

Portanto, alguns passos precisam ser dados para que não se caia na armadilha do chefe autoritário.

Conquistar a confiança dos funcionários deve ser o primeiro passo para que esse ambiente seja criado.

Contudo, isso só é possível a partir de uma autoconfiança e da confiança na empresa em que ele está atuando.

Outro ponto fundamental é a conquista recíproca da empatia por parte de todos os membros daquela equipe.

Esses aspectos têm de ser fundamentados em um ambiente com muito didatismo e sem linguagem violenta.

Com base em todos esses aspectos, torna-se possível a criação de mecanismos de produtividade para qualquer equipe.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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