O que é Humanização de marca e como utilizá-la?

Cada vez mais, as empresas têm discutido sobre a importância de realizar a humanização de marca

Isso parte do entendimento de que o negócio não deve lidar somente com o aspecto comercial, comunicando produtos e serviços, mas que é necessário pensar na fidelização do cliente por meio de um bom atendimento e qualidade dos serviços prestados. 

Por conta dessas modificações vivenciadas no ambiente empresarial, seja em serviços prestados em enfermagem home care ou home-office, uma nova postura no relacionamento com o público e no posicionamento do negócio se mostra necessário.

Por isso, neste artigo discutiremos sobre o que é a humanização da marca e como é possível alcançá-la e utilizá-la para alcançar o sucesso.

O conceito de humanização da marca

O primeiro ponto que precisamos entender diz respeito ao conceito de humanização da marca.

Basicamente, a humanização se relaciona à aproximação com consumidor de uma empresa, estabelecendo diálogos e propostas mais relevantes e levando em conta um tratamento mais acolhedor. 

Essa questão atinge, sobretudo, os setores ligados ao atendimento da empresa, a equipe de vendas e as estratégias da área de marketing. 

Afinal, um fator de decisão de compra e de fidelização consiste no bom atendimento. Não somente isso, o serviço prestado dentro do ambiente empresarial também precisa ter qualidade, seja um serviço de cuidadora de idosos ou qualquer outro. 

Essa qualidade envolve um bom tratamento e atendimento, com a empresa se colocando no lugar do cliente em potencial.

É importante levar em consideração que a humanização da marca deve fazer parte da cultura organizacional. 

Ou seja, os colaboradores precisam compreender e adotar uma postura mais empática, bem como passar por treinamento e qualificação constante sobre a escuta ativa e o atendimento eficiente.

Outro conceito bastante importante é o de comunicação humanizada. 

Mas, o que isso significa? A comunicação humanizada é direcionada para a compreensão e cuidado com o público, levando em conta o conhecimento sobre a persona e suas necessidades. 

Essa é uma boa estratégia para atingir as expectativas do cliente, criando uma estratégia comunicativa a partir de uma linguagem que traz identificação do público-alvo. 

Desse modo, a comunicação desenvolvida pela empresa de conserto de equipamentos hospitalares, por exemplo, deve ser leve, natural e a partir das ações ligadas à humanização, levando em conta o estabelecimento de valores e objetivos.

A importância da humanização da marca

É muito importante entendermos quais benefícios uma empresa ganha ao humanizar a marca.

Cada vez mais, o comportamento do cliente passa por modificações e, atualmente (com a tendência para esse movimento se intensificando), ele não deseja somente ter um produto, mas também procura por um serviço de qualidade, relacionamento com a marca e um preço justo. 

Tudo isso passa por um atendimento personalizado e uma experiência única. 

Além disso, o cliente repara os valores da empresa, sendo necessário pensar em um alinhamento de valores para que a atração seja ainda maior. 

Diante disso, podemos elencar que a importância da humanização da marca está em:

  • Atrair novos clientes para o negócio;
  • Trazer sentimento de confiança para o público;
  • Promover a fidelização do usuário;
  • Melhorar a reputação da organização. 

Essa é uma chance de sua empresa, seja ela de filtro osmose reversa ou uma loja de roupa, ter uma boa visibilidade no mercado. 

Como sua empresa pode se humanizar?

Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas em sua empresa quando o assunto é se aproximar e se conectar com o cliente.

Para criar uma ação que seja cada mais humanizada, é preciso realizar algumas mudanças processuais e até de cultura. Falaremos sobre elas a seguir!

A primeira estratégia está direcionada ao ato de ouvir o público-alvo. A partir do momento que sua empresa identifica o perfil da audiência, é essencial criar um conteúdo especializado e direcionado para os desejos desses usuários.

Isso faz com que o material criado seja feito com bastante empatia e gentileza, e abordando dores que criam a sensação de compreensão e relevância aos potenciais clientes. 

Além disso, é preciso definir a missão, visão e valores, assim como delimitar quais são seus propósitos e objetivos com determinada ação. A ideia é ser transparente com o cliente e evitar ruídos comunicacionais. 

Também é possível trabalhar para oferecer um atendimento personalizado, considerando exatamente o que motiva e interessa os clientes do serviço de acompanhamento hospitalar. E isso é ainda melhor aproveitado por meio do treinamento do colaborador. 

Agora, é muito importante que a empresa não tenha o foco somente no cliente, nesse quesito de tratamento com empatia. 

O colaborador, que é o público interno da empresa, também precisa ser valorizado, levando em conta um sentimento de pertencimento. Ou seja, o clima organizacional da empresa precisa ser bom, assim como, o clima junto aos clientes. 

Dicas para promover o atendimento humanizado 

Já vimos que é necessário que a empresa realize algumas mudanças ao longo do seu percurso, de modo a se adaptar ao comportamento do consumidor, assim como investir na valorização do colaborador. 

Diante disso, separamos 4 dicas que são essenciais para que uma empresa consiga promover um atendimento humanizado. Acompanhe a seguir!

  1. Desenvolva um bom diálogo

O diálogo de uma fabricante de aventais descartáveis, ou qualquer outro negócio, é um aspecto essencial quando falamos sobre ter sucesso empresarial, junto a uma boa comunicação interna e externa. 

Algumas empresas pecam por lidarem com excesso de formalidade, levando em conta a elaboração de um conteúdo de difícil compreensão. 

A humanização pressupõe entender o outro, inclusive, adaptando a linguagem que será utilizada. 

Por isso, é essencial que você conheça seu público-alvo e busque se aproximar dele por meio de uma linguagem que seja clara, objetiva e de simples compreensão, considerando o perfil desses usuários. 

Nesse aspecto, a equipe de relações e assessoria de comunicação podem ajudar os gestores, identificando se os potenciais clientes são mais jovens e tecnológicos, ou mais sérios e engajados com mídias tradicionais.

Vale lembrar que esses aspectos comunicacionais envolvem uma escuta ativa, que consiste no ato de tornar a comunicação fluida, que realmente escuta o outro para encontrar uma solução, não sendo unilateral.

Aqui os colaboradores e clientes devem expressar sua opinião, desejos e dores. 

Para isso, algumas empresas desenvolvem um canal de atendimento ao cliente e de ouvidoria. 

  1. Aproxime o cliente dos bastidores

As estratégias utilizadas na área do marketing podem servir para melhorar a humanização da sua marca. 

Por isso, uma ideia bastante interessante é aproximar o cliente por meio da exibição dos bastidores da empresa. 

As pessoas amam boas histórias sobre como um determinado fato ocorreu e acompanhar a rotina os faz sentir mais importantes e inseridos na rotina da marca.

Dessa forma, o conteúdo desenvolvido em seu negócio deve ser feito para despertar a curiosidade das pessoas e o desenvolvimento de novos formatos interativos é crucial para isso.

Considere que você trabalha em uma empresa de cuidador de idosos Manaus, uma maneira interessante de humanizar a marca, além do atendimento em si, é filmar o dia na clínica e a realização de algumas atividades, como momentos de interação e exercícios. A ideia é aproximar, inclusive por meio de vídeos para as redes sociais. 

  1. Priorize o atendimento humanizado

Seja qual for o negócio, o atendimento é um dos pontos essenciais para reter clientes. 

Cabe ressaltar neste ponto que um atendimento humanizado possui algumas características, dentre elas, ter empatia com o cliente, escutar as demandas, acolher, tirar dúvidas e aceitar sugestões.

Tudo isso com bastante treinamento da equipe e o desenvolvimento de uma inteligência emocional. 

Isso quer dizer que o atendimento humanizado não se resume somente a ser gentil, mas também o ato de resolver os problemas do consumidor. 

  1. Personalização e tecnologias como aliadas

A personalização é um aspecto crucial, compreendendo que cada problema é individual e merece um tratamento específico. 

Neste sentido, para otimizar o trabalho, existem softwares que permitem reunir e buscar o histórico dos clientes e das ações realizadas junto à marca. 

Lembre-se que o atendimento humanizado de uma empresa de cuidador de idosos ou de um profissional de qualquer área deve levar em conta a construção de uma relação. 

A relação é positiva quando há uma comunicação não invasiva, com ajustes realizados conforme feedbacks e necessidades.

Vale ressaltar que esse atendimento humanizado, assim como uma boa personalização do conteúdo não devem se limitar somente ao ambiente presencial, mas também ao digital. 

Vivemos uma nova era em que o digital é tão importante quanto o presencial, ou seja, humanizar também é investir em tecnologia.

Um exemplo é o uso de chatbots personalizados, que respondem com rapidez, não deixando os clientes esperando. 

Conclusão

A partir das orientações que trouxemos neste artigo, percebe-se que é crucial começar a investir na humanização da marca.

Isso é essencial não somente para o aumento do número de vendas, mas também para que sua empresa tenha uma boa imagem no mercado e um bom diferencial competitivo – para parceiros, investidores e públicos. Dessa forma, não perca tempo e passe a realizar essas modificações. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.