7 Itens Essenciais Para um Home Office Produtivo e de Qualidade

Trabalhar em casa, isto é, home office, é algo que está cada vez mais comum em nosso país. 

De acordo com uma pesquisa recente do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mais de 8 milhões de profissionais trabalham nessa modalidade atualmente.

Sendo assim, com base nessa nova realidade, nós separamos no artigo de hoje 7 itens que são essenciais para quem trabalha home office!

Assim, você poderá conferir cada um deles e verificar se você está no caminho certo ou se precisará de alguns ajustes/mudanças em seu trabalho em casa. 

Vamos lá?

Home office produtivo e de qualidade: 7 itens essenciais

Item 1: computador/notebook

Parece óbvio falar que o primeiro item para você ter um home office produtivo e de qualidade, é o computador e/ou notebook.

Porém, você deve ter em mente que não é qualquer computador ou notebook que estamos falando… isso porque, você precisa ter um equipamento que dê conta das suas necessidades e atividades.

Por exemplo, se você trabalha com edição de vídeos, um computador ou notebook básico, com pouco armazenamento, pouca memória RAM e sem uma boa placa de vídeo, dificilmente atenderá às suas necessidades.

Ou seja, você não conseguirá desempenhar a sua função de maneira satisfatória e eficiente.

Por isso, é de suma importância que você avalie e escolha com cuidado o seu computador e/ou notebook.

É claro que você não precisa comprar o computador ou notebook mais caro do mercado, mas é importante que você se atente às especificações e características do equipamento que você terá disponível para trabalhar.

Item 2: cadeira confortável e ergonômica

Além de ter um computador e/ou notebook adequado para trabalhar, é de suma importância que você se atente a cadeira que você terá no home office.

Isso porque, você passará horas sentado nela e se ela não for confortável e muito menos ergonômica, isto é, com regulagens e ajustes para você manter uma boa postura, você provavelmente sofrerá com dores e não se sentirá aconchegado.

E tais circunstâncias, além de prejudicarem a sua saúde, afetarão o seu desempenho, a sua produtividade.

Portanto, o segundo item essencial para o seu home office é uma cadeira que seja confortável e ergonômica.

Hoje, existem diversas opções para você escolher, principalmente nos modelos presidente e gamer.

Item 3: mesa com altura e espaço adequados

O terceiro item para você ter um home office produtivo e de qualidade, está relacionado a sua mesa de trabalho…

E para não errar neste item, é de suma importância se atentar a dois aspectos: altura e espaço.

Isso porque, a sua mesa de trabalho precisa ter uma altura adequada, isto é, não ser nem muito alta e nem muito baixa, e precisa também ter um espaço suficiente para que você consiga colocar as suas coisas.

Se a sua mesa for pequena e tudo fica apertado/amontoado, será muito mais difícil para você se organizar, se concentrar e manter as coisas em ordem.

Portanto, escolha uma mesa adequada e que acomode tudo o que você precisa.

Item 4: iluminação

A iluminação é outro item essencial para o seu home office.

Isso porque, ela te ajuda a ficar mais ligado e concentrado, além de diminuir o seu esforço para ler alguma coisa, seja no computador, no notebook ou em papéis e documentos.

Sendo assim, investir em um bom projeto luminotécnico é fundamental para que você tenha o melhor aproveitamento de luz em seu ambiente de home office.

Agora, com ou sem esse tipo de projeto, o que você deve prezar em seu trabalho em casa é pela luz natural, ou seja, aquela que vem de fora. Então, procure estabelecer a sua mesa próxima a uma janela. 

E quando o ambiente estiver mais escuro, por exemplo, em dias nublados e/ou em períodos noturnos, utilize uma boa luminária para ter uma iluminação mais direcionada – dê preferência para lâmpadas frias, brancas.

Item 5: decoração

O home office tem diversas vantagens e uma delas é que você pode decorar e personalizar o seu ambiente de trabalho da forma como quiser.

Então, procure deixar o seu “cantinho” com a sua cara.

Você pode, por exemplo, pintar as paredes com alguma cor que gosta, utilizar objetos decorativos, instalar prateleiras e/ou uma estante (o que também ajuda na organização), colocar quadros e algumas plantas pequenas… enfim, use a criatividade.

Só tenha cuidado para não exagerar, pois “muita informação” no ambiente pode atrapalhar. 

Faça algo que seja bonito e visualmente agradável. E para isso, vale a pena buscar inspirações e referências na internet. Hoje em dia, material é o que não falta quando falamos sobre este assunto.

Item 6: garrafinha de água

Garrafinha de água? Sim, isso mesmo! E sabe por quê? Porque manter a hidratação em dia é algo fundamental para a saúde – e inclusive ajuda na produtividade e disposição.

E para você não ter que ficar levantando toda hora para ir até a cozinha e acabar interrompendo o seu trabalho, vale a pena manter uma garrafinha por perto, isto é, na sua mesa.

Assim, você poderá enchê-la no começo do dia e na parte da tarde, por exemplo, de modo a se manter hidratado.

De acordo com especialistas em saúde, uma pessoa adulta deve beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Item 7: organização

Para finalizar a nossa lista de sete itens, nós precisamos falar sobre a organização, afinal de contas, ela é essencial para que você tenha um home office produtivo e de qualidade.

Se você trabalhar em ambiente bagunçado, com coisas espalhadas e fora do lugar adequado, como é que você irá se sentir? Feliz? Motivado? Preparado? Não, não é verdade?

Portanto, o sétimo e último item que você deve dar bastante atenção em seu home office, é a organização. Mantenha as coisas onde elas devem estar!

Insistimento Portal de Notícias