Marketing digital no whatsapp: 7 dicas de como implantar essa estratégia em sua empresa

O Whatsapp é um aplicativo de troca de mensagens desenvolvido em 2009 que se tornou o mais utilizado, substituindo, inclusive, o SMS e as ligações telefônicas. Funções essas também disponíveis no aplicativo.

Além disso, o Whatsapp se tornou muito mais que um simples aplicativo para conversa, agora, atende micro e pequenos empresários e suas necessidades para gerir e organizar suas empresas de maneira simplificada e fácil.

A função Business foi a versão criada especialmente para essa categoria e mesmo antes dela, já existiam formas de utilizar o Whatsapp no marketing digital, alcançando um número considerável de usuários e melhorando as vendas.

Confira essas 7 dicas que vão te ajudar a implantar o marketing digital na sua empresa pelo Whatsapp.

Whatsapp marketing

Quando falamos em Whatsapp pensamos em uma forma bem simples de contatar pessoas que possam estar do outro lado do mundo usando apenas a internet. Isso também funciona para vender, comprar e fidelizar novos clientes.

O Whatsapp marketing são estratégias especialmente voltadas para os negócios, onde empresas criam ações com o aplicativo para gerar vendas e fidelização.

Mas, também é usado para se aproximar dos clientes, criando uma interação mais personalizada e um atendimento mais fácil e rápido.

As estratégias de marketing digital para Whatsapp

A seguir separei 7 dicas que vão te ajudar a criar estratégias eficientes para sua empresa utilizando apenas o Whatsapp. É importante lembrar que todas as funções e aplicativos que eu apresentar são totalmente gratuitos.

1- Whatsapp Business

Vamos começar instalando a versão para empresa do aplicativo. Ela é essencial para criar uma estratégia de marketing digital eficiente e organizada aumentar o alcance e a confiança do público na sua empresa e na forma de contato.

Uma de suas vantagens é a conta empresarial, uma vez que essa conta é verificada, o cliente terá a certeza de que o número realmente pertence a sua empresa, assim gera mais confiança e o ajuda a se livrar de fraudes.

2- Catálogo

Com o aplicativo instalado e o cadastro feito, lembre-se de pôr as informações completas da empresa no seu perfil, vamos partir para a criação de um catálogo. Nele você pode adicionar seus produtos, serviços, valores, promoções, ofertas e novidades.

Este catálogo estará sempre disponível para quem tiver seu contato, assim, todos que forem te contatar poderão dar uma olhada no que sua empresa oferece e vai conseguir agilizar o contato, já que terão em mente exatamente o que procuram.

3- Mensagens automáticas

O Whatsapp Business permite que você crie mensagens automáticas, que é uma forma de responder seus clientes sem deixá-los esperando. Você pode criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas para questões recorrentes.

4- Crie conteúdo

A criação de conteúdo serve tanto para o Whatsapp normal quanto para o Business e consiste na postagem de status comunicativos, onde você pode postar o cotidiano da sua empresa, divulgar novidades, informar promoções e o que mais for relevante ao público.

5- Comunicação mais ágil e organizada

A comunicação é a chave para conquistar um cliente e não é legal quando deixamos alguém esperando ou esquecemos de terminar o atendimento. O Whatsapp Business te ajuda nesse quesito com a função Tags.

Com essa função você pode organizar os contatos em categorias, por exemplo, pessoas que foram atendidas, em atendimento ou que já encerraram o contato. Pode separar por interesse, reclamação ou ajuda.

É importante sempre tratar cada cliente com respeito e educação, buscando solucionar problemas e dúvidas e passar a eles a melhor impressão possível da sua empresa.

6- Listas de transmissão

Importante, antes de aplicar essa dica, peça permissão ao cliente. As listas de transmissão consistem em criar listas para o envio em massa de mensagens personalizadas para diferentes grupos de contatos sem a necessidade de criação de grupos.

Isso permite que você envie diferentes mensagens privadas para seus contatos, personalizando-as segundo o interesse do cliente e podendo enviar a mais de uma pessoa por vez.

7- Evite Robotizar o atendimento

Chatbots são realmente úteis e eficazes no que precisam fazer, mas isso não se compara com a interação humana e nem todos se sentem confortáveis em serem atendidos por robôs. Mesmo que use esse recurso, invista na opção de contato com um atendente humano.

Além disso, optar por atendentes humanos ajuda a criar um laço mais próximo com o cliente, ficando mais fácil fidelizá-lo, gerar empatia e concretizar vendas.

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