7 motivos para trabalhar com programação

Com o avanço da tecnologia digital, a palavra programação entrou na roda de conversa, e apesar de ser uma função muito antiga agora está sendo discutida cada vez mais.

A conversa não é mais apenas sobre os planos que se faz para as férias ou a direção que dá ao dinheiro que sobra no final do mês, mas é muito mais do que isso.

A programação discutida aqui refere-se diretamente ao smartphone, tablet, laptop ou qualquer outro dispositivo eletrônico que esteja sendo usado agora.

Isso porque não se pode comunicar facilmente com qualquer uma dessas tecnologias sem programação no sentido atual.

As empresas e o escritório de arquitetura e cenografia já utilizam bem a programação de modo a facilitar suas rotinas administrativas e desenvolver soluções que ajudem no atendimento, organização e outros pontos da organização.

Então, a partir desses pequenos pontos é possível perceber que a programação tem significados muito complicados quando se trata do mundo da tecnologia.

Sendo assim, este artigo explicará exatamente o que é programação, para que serve e como ela é fundamental para o avanço da tecnologia digital e como pode ajudar desde uma empresa de serviço de limpeza geral, à uma grande indústria.

O que é programação?

A programação é um campo relacionado com a escrita, teste e manutenção de programas de computador, consistindo em instruções determinadas por programadores e ajudando as máquinas a executar tarefas, servindo a diferentes propósitos.

Este é um campo relacionado à história da computação, e a primeira programadora foi uma mulher chamada Ada Lovelace. Ela desenvolveu um código que permitia o uso da Máquina Analítica de Charles Babbage.

A máquina era potente e de difícil comunicação, ao contrário dos recursos tecnológicos que as empresas utilizam hoje, como as fabricantes de caneca personalizada com foto, mas foi uma precursora dos computadores atuais.

Como os computadores se tornaram mais fáceis de usar ao longo do tempo, a programação desempenhou um papel importante no desenvolvimento da tecnologia.

Para compreender o conceito de programação é necessário compreender os elementos que constituem um computador, nomeadamente o hardware e o software. Um computador é uma máquina com componentes físicos como:

  • CPU;
  • Monitor;
  • Teclado;
  • Mouse;
  • Memória RAM;

De modo geral, componentes físicos são tudo o que converte sinais elétricos em dados e informações. Eles são chamados de hardware e possuem uma linguagem binária e bits de 0 e 1.

No entanto, para auxiliar nas diversas tarefas e necessidades do dia a dia, o hardware requer um software, um sistema que compila ou interpreta a linguagem de máquina a partir de um código criado em uma linguagem intermediária.

A linguagem é traduzida para línguas humanas como português, inglês, e também em imagens, números, cores, entre outros elementos visuais. Esses dados são facilmente assimilados pelas pessoas.

No trabalho do dia a dia de criação de saco de papel para lanche, são utilizados diversos softwares como programas de textos, de planilhas e outras funcionalidades. Nos celulares, os aplicativos utilizados também são softwares.

Da mesma forma, sistemas operacionais como Windows, Android, Linux e iOS são exemplos de software que suportam outros sistemas.

A relação entre software e hardware e a programação é que ela é responsável pela existência desses elementos e pelo uso efetivo de ambos.

Para desenvolver esses recursos, a programação utiliza uma linguagem própria, formada por códigos escritos por programadores.

Qual a importância da programação?

A programação está presente em quase tudo que usamos no dia a dia, como eletrodomésticos, videogames, computadores, e diversos outros aparelhos. Todos esses dispositivos requerem código para funcionar corretamente.

Ao acessar o aplicativo móvel, é preciso tocar na tela para enviar comandos e implementar operações por meio de linhas de código.

Mesmo havendo apenas um idioma específico, cada item utilizado requer um comando, o que dificulta ainda mais o aprendizado dessas novas tecnologias.

Hoje, todos os tipos de pessoas e empresas, como as de serviço de motoboy para delivery, contam com a tecnologia em seu dia a dia, refletindo uma citação de Steve Jobs.

Certa vez, ele disse que todos deveriam aprender programação de computadores porque a tarefa nos ensina a pensar.

Alguém que saiba programar pode criar qualquer coisa, desde programas que executam pequenas tarefas até aplicativos para celulares.

De acordo com uma pesquisa de 2018 realizada pela Universidade de Harvard, até 2025, haverá aproximadamente 1,4 milhão de vagas de emprego voltadas para a tecnologia, das quais 400.000 serão para programadores.

Assim como o inglês é um idioma comum e necessário em todo o mundo, principalmente em grandes empresas, a programação tornou-se imprescindível.

Porém, além de ser um campo útil para a sociedade, o acesso à programação traz muitas outras vantagens para os profissionais, tanto para usuários comuns quanto para fabricantes de pomo giratório volante.

7 motivos para atuar com programação

Um programador é um profissional que se vê diante de um mercado que precisa de seus serviços e tem grandes oportunidades de trabalho. Além disso, obtém outros benefícios e vantagens, algumas delas são:

Não é necessário ter formação

Tudo o que um bom programador precisa é de uma conexão com a internet e um bom computador para aprender tudo sobre programação sem ter que fazer exames e tarefas.

Existem muitos recursos online para quem quer começar a trabalhar na área, e é o conhecimento e a experiência que um indivíduo possui que é importante para uma empresa.

Salário alto

Um estagiário dessa área não ganha mais do que em outras indústrias, mas quando é contratado, seu salário é triplicado. Porém, mesmo com bons salários, os profissionais não têm as grandes responsabilidades que outros profissionais têm.

Por exemplo, no caso de um gerente, ele precisa cuidar de várias áreas dentro da empresa, o que aumenta o estresse do trabalho, o que não acontece com um programador.

Boas oportunidades de emprego

De imobiliárias especializadas em aluguel de salões de beleza a supermercados, empresas multinacionais, empresas de sistema de drenagem de terreno, os programadores são profissionais definitivamente procurados em todos os tipos de empresas.

Mesmo em tempos de crise, a tecnologia continua evoluindo, abrindo portas para esses profissionais no país e no mundo. Os programadores raramente ficam desempregados por longos períodos de tempo, principalmente nos grandes centros urbanos.

Horário de trabalho flexível

Esse profissional pode escolher os horários em que se sente mais produtivo e criativo, pois a organização percebeu que o trabalho desenvolvido pelos programadores é mais rentável com a flexibilidade de horário.

Por exemplo, se ele trabalha em uma empresa que faz cadeiras, não precisa trabalhar ao mesmo tempo que o resto da equipe. Muitos programadores até trabalham no modelo de home office.

Por isso, pode focar em otimizações para atrair pessoas que procuram a compra de cadeiras usadas e outros itens para comercializar.

Pouca carga de estresse

É muito comum ver pessoas dizerem que não veem a hora de chegar em casa, anseiam pelo final de semana e odeiam as segundas-feiras.

Infelizmente, isso é comum na vida dos profissionais, mas geralmente não afeta os programadores.

O índice de estresse nessa profissão é baixíssimo, o que traz mais alegria para o dia a dia dos profissionais.

Se ele se concentra em um problema, perde a noção do tempo e não percebe que o dia passou, então pode ser útil para solucionar problemas mais rápido do que outros profissionais.

Especializações com pouco tempo de duração

Seja trabalhando em uma oficina de conserto de laptops ou trabalhando para uma corporação multinacional.

Algumas pessoas querem ir para a faculdade para buscar trabalhos de programação, como análise de sistemas, ciência da computação e engenharia da computação.

O curso mais longo é de engenharia da computação dura cinco anos, mas em análise de sistemas, que dura apenas três anos, os alunos podem trabalhar como programadores.

Chance de crescer na carreira

A programação é um campo técnico e, como tal, os profissionais que sabem usar seus conhecimentos para resolver problemas podem subir de cargo rapidamente.

Eles podem trabalhar para diferentes tipos de empresas, como empresas especializadas em banners de faróis, e encontrarão oportunidades de crescimento em todas elas.

Isso não é comum em outras ocupações que envolvem mais experiência e outros tipos de requisitos. Um programador é um profissional valioso porque a organização sabe que ele pode trabalhar em qualquer lugar.

Considerações finais

A tecnologia é vital para o dia a dia das empresas e das pessoas. Portanto, o mundo precisa de profissionais para ajudar no desenvolvimento, assim como os programadores.

Essa profissão vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, e há muitas oportunidades de trabalho. Quem busca se especializar tem boas chances de um futuro brilhante e de uma carreira muito gratificante.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.