Saiba a importância do endomarketing para uma empresa

O endomarketing é a via ideal que uma empresa possui, por intermédio daqueles que colaboram com ela desde dentro, de conseguir otimizar as campanhas de vendas que são feitas com o objetivo de atingir um público que se encontra do lado de fora.

Dito com outras palavras, as organizações precisam potencializar não apenas a comunicação, mas toda a estrutura dos relacionamentos com os colaboradores, ainda que a companhia trabalhe com buffet para jantar de aniversário, ou atue atendendo crianças.

A verdade é que se uma organização pode provar para o mundo que os seus funcionários estão satisfeitos ao ponto de defender a empresa, certamente ela se tornará uma referência no assunto, e receberá o mesmo prestígio dos clientes e visitantes vindos de fora.

Ainda que se trate de uma loja pequena, que vende regador de plantas infantil, ou de um comércio de médio porte, no momento decisivo da sua trajetória, essas táticas de marketing poderão ser bastante efetivas. E é justamente isso que será mostrado agora neste artigo.

Abordando o conceito de Endomarketing, juntamente com alguns argumentos em favor da sua importância, será possível mostrar o nível da sua utilidade para as mais diversas organizações do mercado, independente do seu segmento de atuação.

Por fim, e para que até mesmo um simples crachá de plástico possa ser pensado como uma tática de otimização dos relacionamentos internos, ainda será possível finalizar este conteúdo com cinco dicas para manter os colaboradores engajados.

Afinal, em que consiste o endomarketing?

As corporações que desejam prosperar no mercado precisam, antes de qualquer outra coisa, tomar decisões estratégicas no que diz respeito ao seu posicionamento no mercado. E isso certamente envolve o seu âmbito interno, bem como àqueles que o compõem.

Essa reflexão e esse  planejamento, que direciona a empresa em direção às suas metas, começa a ser realizado por meio do chamado Endomarketing.

Na verdade, isso funciona dessa forma tanto para as empresas que trabalham com rastreador satelital para caminhões quanto para as que vendem produtos de limpeza em atacado.

O intuito dessa estratégia é transformar abordagens teóricas, tais como missão, visão e valores de uma companhia em práticas e resultados concretos.

Isso é feito com o objetivo de dar molde ao comportamento e mobilizar os funcionários da corporação para refletir tais resultados para o seu público externo.

Longe de ser somente a forma como a companhia se comunica com seus empregados, a prática de fazer Endomarketing consiste em envolver funcionários, compartilhar táticas, guiar comportamentos e liderar as práticas voltadas para os resultados.

O significado deste termo é bastante importante para a compreensão da estratégia. O prefixo endo vem do grego “éndon”, e consiste em um designativo de interior, que está situado na parte interior.

Já o marketing diz respeito a arte e a ciência de compreender as necessidades e entregar valor ao público-alvo por meio dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, com o intuito final de otimizar os lucros, mesmo vendendo cortinas modernas.

Desse modo, observando ao pé da letra, o Endomarketing consiste no estudo das necessidades do público interno da corporação e no desenvolvimento de táticas e ações para suprir essas necessidades.

Além do mais, também deve haver o objetivo final de potencializar os lucros da organização.

Porém, essa meta deverá ser atingida da maneira mais eficiente possível, que é com a aquisição do prestígio de todos pela empresa, começando necessariamente desde dentro.

Qual a importância do endomarketing?

Para início de conversa, o Endomarketing é fundamental para o engajamento e para a retenção dos colaboradores.

Quando o profissional sente que é valorizado e engajado no seu trabalho, a probabilidade de que ele queira sair e procurar outro emprego tende a diminuir bastante.

Isso proporciona um impacto direto e positivo para os gastos da organização, que não terá custos para fazer novas contratações, nem mesmo pagamento de verbas trabalhistas, podendo se preocupar tão somente com a renovação da pintura de fachada de loja.

Além do mais, a estratégia potencializa a atração de novos talentos. O Endomarketing nas empresas também é fundamental para a atração de talentos, ao otimizar a marca como uma organização empregadora.

Por meio de táticas de comunicação e de engajamento, torna-se possível potencializar o sentimento de pertencimento à companhia e transformar os colaboradores em propagandistas dos valores e comportamentos corporativos.

Colaboradores ajustados aos objetivos táticos e à cultura da empresa, se sentindo valorizados e com uma boa expectativa de crescimento, com uma boa relação com os seus colegas de trabalho e conhecendo o valor da comunicação interna são benéficos à firma.

Todos esses benefícios são oferecidos por meio do Endomarketing. O resultado final que a companhia alcança nesse cenário não poderia ser outro, senão colaboradores extremamente engajados.

De nada serve desenvolver o melhor produto ou serviço e investir bastante na sua divulgação, se a linha de frente da companhia não estiver satisfeita com o papel que desempenha.

Esse descontentamento por parte dos empregados irá abalar todo o trabalho de desenvolvimento, bem como o marketing externo gerado pela empresa.

Um colaborador engajado dispõe de uma produtividade vinte e dois por cento maior, quando comparado a um desengajado.

Além do mais, aquele que está em plena sintonia com a corporação possui 25% por cento menos chance de deixar a empresa e uma taxa 37% por cento menor de absenteísmo, que é a tão desagradável ausência do empregado no local de trabalho.

Por fim, negócios com colaboradores engajados possuem uma lucratividade 21% maior, quarenta e 8% menos acidentes de trabalho e 10% mais retenção de clientes, ainda que o serviço prestado seja revelar foto grande.

Em outra pesquisa, difundida pela revista Forbes no ano de 2011, o principal fator de perda de consumidores por parte das empresas e, em consequência disso, perda da lucratividade é o comportamento inadequado dos seus empregados.

A má experiência dos clientes junto a um colaborador insatisfeito ou que prestou um atendimento péssimo é responsável por sessenta e oito por cento das perdas da clientela de uma organização.

Já conforme os dados de uma pesquisa da Gallup, somente um terço dos funcionários de companhias dos EUA concorda que o propósito ou a missão das suas companhias fazem com que eles sintam que seu trabalho é relevante.

Este resultado aponta que mais da metade dos entrevistados não vê nos propósitos do seu lugar de trabalho um fator motivador para as suas ações ali dentro.

Quando a imagem da empresa é potencializada junto à equipe por meio do Endomarketing, os colaboradores podem engajar os clientes. E os clientes alinhados com as promessas da corporação gastam o dobro do que clientes fora de sintonia gastam.

Dicas para manter os colaboradores engajados

Por fim, e para que até mesmo uma loja que vende piso de borracha possa potencializar as suas vendas e multiplicar o seu lucro por meio do Endomarketing, será de grande utilidade finalizar este artigo com algumas orientações de como aplicá-lo corretamente.

Por esta razão, foram separadas cinco dicas para manter os colaboradores de uma empresa engajados. A saber:

  1. Otimizar a comunicação interna;
  2. Promover palestras e eventos motivacionais;
  3. Incentivar iniciativas de integração;
  4. Realizar pesquisas de satisfação internas;
  5. Fornecer benefícios para os colaboradores.

A comunicação bem feita no interior das empresas é a chave para a implementação de práticas que podem ajudar na melhoria do ambiente de trabalho.

Por esta razão, é fundamental que a corporação trabalhe a otimização dos processos de comunicação junto aos colaboradores.

Isso é imprescindível para transformar o diálogo dentro da companhia em uma via de mão dupla, onde os empregados também têm voz e são capazes de expressar o que pensam e sugerir melhorias nos processos internos.

Esse tipo de prática faz com que as pessoas que estão dentro da organização se sintam cada vez mais úteis e importantes para o desempenho dos negócios, potencializando a motivação de toda a equipe.

Trazer os empregados para mais perto da empresa é importante para garantir que eles se identifiquem com os trabalhos e se sintam parte fundamental dos processos.

As ações de integração traduzem precisamente a proximidade de cada um dos funcionários com todo o resto da equipe e, consequentemente, com o restante da empresa.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível conhecer, de maneira mais aprofundada, não apenas o significado de Endomarketing, mas todo o contexto da sua utilização, a sua importância e as formas mais inteligentes e eficazes de implementá-lo em uma empresa de qualquer ramo.

Dessa forma, é muito importante afirmar que, mais do que inseri-lo na estratégia de uma organização, é imprescindível conhecê-lo e saber como ele pode ser usado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.