Qual a importância do WhatsApp Business?

WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp para as empresas, que foi lançada em janeiro de 2018. 

Isso aconteceu devido à grande quantidade de negócios que começaram a usar a ferramenta para se comunicar com seus clientes.

Vale a pena dizer que o WhatsApp foi criado para promover a comunicação e a interação entre os usuários, e as organizações perceberam que ele é uma excelente ferramenta para manter contato direto com os clientes.

Mas, isso não significa que uma empresa pode bombardear seus contatos com mensagens, sem ter um planejamento para isso. 

Esse tipo de atitude só incomoda os contatos e faz com que as pessoas se afastem da organização.

Apesar de ser uma ferramenta própria para as empresas, elas precisam saber usá-la do jeito certo, para construir uma dinâmica de identificação e conquistar a confiança dos consumidores.

Confiança e reciprocidade são dois fatores importantes para fidelizar clientes e fazer com que eles voltem a comprar com você mais vezes.

Mas, voltando ao foco deste artigo, vamos explicar o conceito de WhatsApp Business, falar sobre sua importância e mostrar as diferenças entre ele e o WhatsApp comum.

O que é WhatsApp Business?

WhatsApp Business nada mais é do que a versão empresarial do aplicativo, para que as organizações possam manter uma relação próxima com os seus clientes e estarem sempre acessíveis para eles.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e utilizado nos principais sistemas operacionais, sendo Android e IOS.

Além dos recursos da versão comum, a versão Business possibilita que os usuários possam interagir de maneira otimizada com os clientes, por exemplo, usando ferramentas de automação, criação de um perfil comercial e classificação das mensagens.

Um fabricante de adesivo vinil personalizado deve utilizar o WhatsApp Business, assim como qualquer outro negócio, pois esse aplicativo é muito importante para as empresas.

Importância do WhatsApp Business para os negócios

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, cerca de 56% dos brasileiros utilizam o WhatsApp desde 2017. 

Atualmente, o Brasil possui 95% dos smartphones habilitados com esse aplicativo.

Logo que a plataforma foi lançada, cerca de 4 entre 5 empresas já estavam utilizando, pois logo percebeu-se o quanto ela melhora a comunicação com diferentes públicos, como:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores;
  • Parceiros.

Em janeiro de 2018, surgiu a versão Business para as empresas, como uma iniciativa para integrar o aplicativo no universo empresarial.

De acordo com o próprio WhatsApp, a versão foi criada, inicialmente, para atender os pequenos empreendedores, pois eles eram os que mais precisavam de uma comunicação direta e eficiente com o público.

Mas, logo as empresas maiores, como um fabricante de termômetro culinário, perceberam as vantagens desse recurso e passaram a utilizá-lo também.

Isso porque, além da troca de mensagens, existe a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo, enviar arquivos de mídia, documentos em PDF e ainda usar o aplicativo direto no computador.

Tudo isso melhora as interações com os clientes, principalmente, por meio das ferramentas de automação e classificação de mensagens.

Atualmente, o WhatsApp Business ajuda a se comunicar melhor com os stakeholders do negócio, ajuda a prospectar clientes, melhorar o atendimento e funciona como uma excelente ferramenta para aumentar o engajamento.

Diferenças entre WhatsApp Business e WhatsApp comum

Como falamos anteriormente, o WhatsApp Business é um aplicativo voltado para empresas de todos os portes, principalmente aquelas que lidam com volumes moderados de mensagens de clientes.

Ele possui exatamente a mesma interface do WhatsApp comum, apenas contando com alguns recursos adicionais.

Por exemplo, o negócio pode criar um perfil comercial verificado para que os consumidores se sintam mais confiantes e seguros ao conversar com a organização por esse canal.

Outra facilidade é configurar a opção Catálogos, que funciona como uma espécie de vitrine móvel que possibilita aos pequenos comércios compartilhar seus produtos diretamente na plataforma.

Até o momento, uma empresa de conexão para esgoto só pode usar essa versão do aplicativo em apenas um aparelho. 

Portanto, a proprietária de uma pequena loja de roupas, por exemplo, poderá ela mesma atender os clientes nesse canal.

É importante lembrar que existe o API do WhatsApp Business, uma programação de aplicativo que permite que grandes empresas também atendam por esse canal, por meio de uma equipe extensa de atendentes.

Em outras palavras, é uma funcionalidade do aplicativo para companhias maiores, como as marcas famosas que conhecemos.

Agora, o WhatsApp comum é um aplicativo de mensagens instantâneas, que funciona em qualquer lugar, desde que exista uma conexão com a internet. Não é necessária uma rede telefônica ou pagar tarifas de SMS.

É um aplicativo de mensagens assíncrono, onde os usuários podem responder em tempo real ou no momento que lhes for mais conveniente.

Ao contrário dos chats tradicionais, ao conversar com uma empresa de limpeza de terreno com retroescavadeira pelo WhatsApp, o cliente não precisa responder as mensagens na mesma hora, o que permite equilibrar a comunicação com as tarefas do dia a dia.

Diferentemente da versão Business, não oferece as mesmas funcionalidades, como etiquetar as conversas, criar um perfil comercial e a conta não é identificada como uma conta comercial.

Alguns empreendedores acreditam que para aproveitar bem o WhatsApp Business, basta criar um perfil e começar a conversar com as pessoas, mas isso não é verdade. 

Inclusive, esse aplicativo pode fazer parte das estratégias de marketing do negócio.

Como aproveitar o WhatsApp Business?

Extrair todo o potencial dos recursos do WhatsApp é uma maneira de engajar o público-alvo do negócio e fazê-lo crescer. E algumas dicas nesse sentido são:

Inserir todas as informações relevantes da empresa

A primeira coisa a se fazer é editar o perfil comercial e inserir todas as informações relevantes sobre o negócio.

Por exemplo, no caso de uma loja que vende cortina dupla, é necessário inserir o endereço, uma pequena descrição, horário de funcionamento, link do site e e-mail.

Conhecer o seu público

Antes de pensar em criar uma estratégia de comunicação pelo WhatsApp, é fundamental conhecer as principais características do seu público-alvo.

Não adianta nada disparar mensagens padronizadas se não houver um critério ou um filtro nesse processo.

Identifique a persona do seu negócio, conhecendo os seus gostos, o modo como se comunica, seu tipo de personalidade, as soluções que procura, dentre outras informações.

Usar uma linguagem adequada

Sabemos que o WhatsApp é um aplicativo um pouco mais informal, mesmo assim, ele é usado por muitos profissionais que não lidam com um público tão informal, como no caso dos advogados.

Seria estranho receber uma mensagem muito descontraída ou então com uma linguagem cheia de informalidades.

Uma empresa de locação de sala por hora para empresários, por exemplo, não pode falar com os seus contatos da mesma forma que uma loja de games.

Nesse sentido, é fundamental personalizar e adaptar a postura da empresa no aplicativo, de modo a usar uma linguagem compatível com a postura dos clientes e assim fazer com que eles se identifiquem com a marca.

Responder rapidamente

Os clientes que entram em contato pelo WhatsApp gostam da rapidez e do modo dinâmico como esse aplicativo funciona, demorar para responder a um tiro no pé, pois decepciona as expectativas do público e deixa as pessoas com raiva.

Infelizmente, não são todas as empresas que estão preparadas para prestar atendimento no WhatsApp.

Por isso, uma escola de cursos com harmonização facial sem agulhas procura responder rapidamente às mensagens, pois sabe que isso prende a atenção do contato e aumenta a fidelização, pois os usuários sentem que estão sendo ouvidos.

Entretanto, nós sabemos que, no caso dos novos negócios, não é fácil responder às mensagens assim que elas chegam. Mas, isso pode ser resolvido por meio dos chatbots.

Este recurso recepciona os clientes e inicia uma interação instantânea, responde a algumas perguntas padrões e qualifica o contato.

Interagir na hora certa

Por fim, mas não menos importante, procure interagir com as pessoas na hora certa, pois enviar mensagens sem planejamento pode incomodar os seus contatos.

Um fabricante de tela para sacada, por exemplo, pode enviar mensagens para os seus contatos quando houver uma promoção, para falar sobre a alteração no horário de funcionamento, confirmar uma compra, comunicar um problema, dentre outros.

Se quiser enviar conteúdos de outros tipos, primeiro é necessário obter autorização dos demais usuários, para então enviar os materiais.

Considerações finais

Portanto, o WhatsApp Business é uma ferramenta fundamental no dia a dia das empresas, porque enriquece e facilita as estratégias de comunicação e possibilita que elas estejam ao alcance e à disposição dos clientes.

Ele possui vários recursos voltados para as companhias, e muito além de favorecê-las, favorece também os consumidores e suas necessidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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