Como aumentar a diversidade nas empresas? As cinco principais dicas!

Saber como aumentar a diversidade nas empresas é uma excelente maneira de impulsionar a inovação, expandir as participações no mercado de atuação, aumentar a lucratividade, entre diversas outras vantagens.

E não é de hoje que esses resultados são apontados pelos especialistas. Já em 2013, uma reportagem da Harvard Business Review destacou que a diversidade fomenta a inovação e impulsiona o crescimento das companhias.

Em 2018, a McKinsey&Company posicionou esse conceito como uma alavanca para a melhora da performance financeira das organizações, inclusive, com a diversidade de gênero diretamente relacionada ao aumento da rentabilidade e da criação de valor.

O fato é que esse tema segue em destaque e está cada dia mais em evidência, com os consumidores esperando que as empresas tomem atitudes positivas em relação a ele. Prova disso vem do estudo “O cenário de vendas no Brasil”, do LinkedIn, que revelou que 93% dos clientes 

afirmam serem mais propensos a comprar de companhias cujas equipes de vendas representam a comunidade e o setor que atendem.

Mas para atingir patamares como esses, os gestores precisam ter em mente que esse conceito não se aplica somente ao quadro de funcionários da empresa, mas também em outras frentes, a exemplo da formação da rede de fornecedores diversos para o negócio.

Ou seja, as organizações precisam promover e estruturar cenários diversos dentro e fora de seus ambientes de trabalho.

Mas como aumentar a diversidade nas empresas para abrangem todos esses aspectos? Siga a leitura deste artigo e confira as cinco principais dicas para esse processo!

Como aumentar a diversidade nas empresas? 5 práticas

Para aumentar a diversidade no seu negócio, é preciso adotar algumas boas práticas. Entre as mais indicadas estão:

  • faça um diagnóstico do seu quadro de funcionários;
  • atualize os programas de recrutamento e seleção de candidatos;
  • crie comitês e políticas internas voltadas para esse tema;
  • mensure os resultados das medidas adotadas;
  • estruture um programa de diversidade de fornecedores.

Faça um diagnóstico do seu quadro de funcionários

O primeiro passo de como aumentar a diversidade nas empresas consiste em fazer uma revisão do quadro atual de funcionários, a fim de mensurar quão diversa a companhia é no que se refere à contratação de profissionais pertencentes ao chamado grupo minoritário.

Por grupo minoritário entenda as pessoas que, por algum motivo, pertencem a categorias que sofrem preconceito da sociedade, a exemplo da população negra, mulheres, indígenas, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcD), entre outros.

A partir desse levantamento fica mais fácil definir quais medidas precisam ser tomadas para melhorar essa questão.

Atualize os programas de recrutamento e seleção de candidatos

Mas para a empresa ter um quadro de funcionários diverso, é fundamental que esse conceito esteja inserido já no processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Em outras palavras, gestores e RH precisam criar estruturas de contratação que chamem a atenção de talentos pertencentes aos grupos minoritários e que desperte neles o interesse de trabalhar na companhia

Porém, é bem importante que isso seja feito não apenas para cumprir leis, cotas ou atender às expectativas dos stakeholders. 

A organização precisa, verdadeiramente, desejar que esses profissionais façam parte do seu quadro, especialmente para evitar que se desliguem posteriormente ao se depararem com um ambiente despreparado para recebê-los.

Crie comitês e políticas internas voltadas para esse tema

Uma boa maneira de evitar o cenário que acabamos de mencionar é criando comitês e políticas internas voltadas para a promoção da diversidade.

Os comitês são pessoas com as mesmas afinidades que se reúnem para promover o empoderamento e dar voz aos participantes desse grupo. Nessas ocasiões, podem ser promovidos debates, discussões, levantamentos de situações e outras conversações que promovam e estimulem o crescimento desses times.

Já as políticas internas de diversidade são regras e condutas criadas para auxiliar a cultura organizacional e para garantir que os direitos dos funcionários diversos sejam devidamente respeitados.

Mensure os resultados das medidas adotadas

A dica seguinte de como aumentar a diversidade nas empresas é mensurar os resultados de todas as ações e práticas que foram implementadas.

Por meio de pesquisas internas, por exemplo, gestores e RH conseguem verificar quanto o programa de diversidade adotado está gerando benefícios para os colaboradores e para a companhia de maneira geral.

Essa também é uma ótima oportunidade de levantar o que está dando certo e o que não está e, com isso, ter a chance de manter os pontos positivos e de fazer os ajustes necessários.

Estruture um programa de diversidade de fornecedores

Como dissemos logo na abertura deste artigo, esse conceito não deve se limitar à contratação de profissionais pertencentes ao grupo minoritário. A fim de alcançar bons resultados, é fundamental que a empresa também desenvolva e implemente um programa de diversidade de fornecedores.

O programa de diversidade de fornecedores, como o próprio nome sugere, consiste na contratação de empresas fornecedoras diversas para compor a supply chain de um negócio.

Segundo a National Minority Supplier Development Council (NMSDC), entidade mais antiga voltada para a defesa dos interesses de grupos étnicos sistematicamente excluídos, “Um fornecedor diverso é uma empresa cujo controle ou propriedade é de, ao menos 51% de um indivíduo ou de um grupo minoritário

O caminho mais fácil para identificar fornecedores com essa característica, é utilizando bons softwares de gestão de fornecedores, que fazem automaticamente essa classificação, tornando a rotina do time de compras e procurement muito mais dinâmica, otimizada e precisa.

Quais são os benefícios da diversidade empresarial?

Agora que ficou claro como aumentar a diversidade nas empresas, incluindo quadro de funcionários e gestão de fornecedores, resta apenas você saber quais benefícios pode alcançar com essas ações.

No que se refere à contratação de profissionais diversos, as vantagens que podem ser obtidas são:

  • aumento da criatividade e do engajamento;
  • fomento à inovação;
  • diminuição de conflitos;
  • melhora da imagem da empresa;
  • clima organizacional mais agradável e favorável;
  • redução da taxa de turnover;
  • melhora do relacionamento com o cliente.

Quanto aos fornecedores diversos, seu negócio conquistará benefícios como:

  • acesso a soluções criativas que geram impacto positivo para a companhia;
  • estruturação de relacionamentos estratégicos;
  • estímulo à igualdade econômica;
  • obtenção de importantes vantagens competitivas;
  • criação de uma boa reputação e imagem para a empresa;
  • entrada em mercados emergentes, gerando novas oportunidades de negócio.

Achou esses potenciais resultados interessantes? Então, que tal aumentar a diversidade na sua empresa quanto antes? 
Este artigo foi escrito por Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.