Como cobrar metas de venda sem desestimular em 4 passos

A empresa definiu objetivos realistas, traçou planos para treinar e preparar os colaboradores, ofereceu comissionamentos, mas os resultados estão longe do esperado? Veja como cobrar metas de vendas!

Diante de muitos investimentos, seja no negócio em si como nos próprios colaboradores, ver metas não atingidas pode ser muito frustrante. 

Nessas horas, tudo o que pensamos é em formas de cobrar todo o setor comercial e em como fazê-lo se engajar e atingir os resultados esperados, certo?

No entanto, é necessário ter muito jogo de cintura para saber como cobrar metas de vendas sem desmotivar ainda mais os colaboradores e, claro, sem colocar o clima organizacional em jogo. 

Se sua empresa está passando por esse dilema e você não sabe o que fazer, veja agora algumas dicas de como motivar e cobrar o time ao mesmo tempo. Até porque, acredite, isso é muito possível! 

Como cobrar metas de vendas sem gerar atritos com os colaboradores

Como cobrar metas de vendas é um desafio grande para uma empresa. Porém, nos momentos em que os resultados comerciais estão longe do esperado, não há como fugir. 

Afinal, os objetivos de um negócio são focados em crescimento, e se eles não estão sendo atingidos, pode ser necessário intervir para garantir que a empresa continuará no mercado. 

Esse momento, porém, pode gerar grandes transtornos a depender da forma como é realizado. 

Até porque dificilmente um colaborador gostará de ser cobrado ou ser chamado a atenção, não é? E se essa etapa não é feita com cuidado, pode ter o efeito contrário: ao invés de motivar, pode desestimular a equipe, diminuindo ainda mais a produtividade

O lado positivo é que existem algumas dicas que podem ajudar sua empresa a descobrir como cobrar metas de vendas de maneira construtiva, eficiente e sem atritos. Veja só!

1. Foque na capacitação da equipe

Você pode até achar estranho que a primeira dica de como cobrar metas de vendas seja realizar mais investimentos, mas essa é uma etapa muito importante. 

Afinal, você já parou para pensar que, talvez, sua equipe não esteja alcançando os resultados esperados simplesmente porque não está preparada para isso

Dessa forma, é muito importante que o desenvolvimento constante do quadro de colaboradores seja um pilar da empresa que deseja ter um bom desempenho.

Além disso, ao fazer investimentos no time, a empresa tem ainda mais respaldo para cobrar por performance, sem ser mal interpretada e evitar conflitos. 

2. Trabalhe com comissionamento e remuneração

Oferecer comissões por desempenho é uma velha prática do mercado, que muitos acreditam ser apenas sobre dinheiro, mas é muito além!

Se imagine como um vendedor que está passando por um momento de baixos resultados. 

Enquanto você não atinge metas, um colega colaborador consegue atingir todos os objetivos, por isso recebe altas comissões e bônus. 

Certamente, você irá pensar que, se quiser ter um comissionamento maior como o do companheiro, precisará se esforçar e trabalhar para isso. 

As bonificações e comissões são mais que estímulos, mas uma forma sutil de como cobrar metas de vendas.

Além disso, também vale criar campanhas de incentivo de vendas. Veja alguns passos importantes para criar a sua: 

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3. Ofereça feedbacks constantes 

As metas existem para ser alcançadas, certo? Mas elas também são um parâmetro que serve para o colaborar e a empresa entender a que pé cada um está. 

É por meio dos objetivos comerciais que você pode ver quais são os funcionários de maior performance e os que estão passando por maus momentos. 

Uma vez que a empresa tenha isso claro, é hora de estabelecer uma cultura de feedbacks, uma poderosa forma de como cobrar metas de vendas. 

Prefira se reunir individualmente com os colaboradores para apresentar tanto os resultados coletivos como os individuais, para eles verem qual foi a sua contribuição para a empresa. 

Aproveite esse momento para entender o que está acontecendo com o vendedor ou o que pode ser necessário para ele apresentar melhores resultados. 

Além, claro, de mostrar a importância de ter uma boa performance para se manter entre o quadro de colaboradores da empresa.

4.  Faça reuniões com a equipe comercial 

Não basta definir metas no começo do ano e deixar os colaboradores a deus-dará. Esse tipo de comportamento só irá prejudicar o alcance dos objetivos, e levar ao temido momento de cobrar por melhores desempenhos. 

Se você não sabe como cobrar metas de vendas, uma forma de evitar que isso precise ser feito é manter um acompanhamento coletivo e constante com a equipe a respeito dos resultados. 

Experimente reunir a equipe comercial periodicamente (seja semanal, quinzenal ou mensalmente), para mostrar qual o objetivo, em que ponto o time se encontra e quanto ainda falta para atingir a meta. 

Essa é uma maneira muito eficiente de envolver o comercial profundamente no alcance dos objetivos, além de fazê-los se envolver melhor em novas atividades e ideias para que o objetivo seja conquistado. 

No vídeo abaixo, do canal de Youtube do Thiago Concer, você pode ver como as reuniões periódicas ajudam a fazer os colaboradores se comprometerem mais com os resultados do negócio:

Como ajudar a equipe a bater as metas? 

Como vimos acima, existem algumas formas e estratégias que uma empresa pode adotar de como cobrar metas de vendas sem desmotivar, desestimular e sem trabalhar com a pressão e agressividade. 

Certamente, essa é a melhor forma de exigir e mostrar a importância de ter uma boa performance, mas sem arriscar perder grandes talentos que podem estar com baixos resultados por questões momentâneas. 

Por isso, tão importante quanto saber como cobrar metas de vendas é entender como motivar a equipe e usar todo o potencial do comercial para atingir o objetivo da empresa. 

Na apresentação abaixo, você pode ver alguns passos indispensáveis para usar a força de vendas do seu negócio para atingir metas:

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E aproveite também para conferir outras dicas que podem ajudar a como cobrar metas de vendas estrategicamente. Confira nosso conteúdo “Como cobrar vendas da equipe sem deixar o clima pesado?“ e aprenda! Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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