7 aplicativos para criação de conteúdo nas redes sociais

A criação de conteúdo é um processo muito importante para a construção e fortalecimento da marca no universo online. Os negócios em diferentes segmentos podem contar com o poder das redes sociais para aumentar o seu engajamento e audiência.

Nesse sentido, o que pode ajudar no sucesso dos negócios é descobrir o poder das redes sociais, os seus benefícios e qual a melhor maneira de trabalhar com elas para conquistar os objetivos estabelecidos no planejamento.

A relevância da criação de conteúdo para as redes sociais

Criar conteúdo para as redes sociais promove a interação do público-alvo com a sua empresa, algo que tem o poder de aumentar o número de clientes e gerar bons resultados.

Antes de iniciar o processo de criação dos conteúdos, os profissionais precisam identificar o seu público, entender em quais redes sociais estão e como pode ocorrer a troca de interação.

Este processo de planejar os conteúdos para as redes sociais é algo muito comum e faz parte das estratégias de Marketing Digital de empresas e marcas. Ao elaborar o plano é importante ter em mente:

  • Quem é o seu público?
  • Quais as características do público?
  • Qual o comportamento  no ambiente digital e tradicional?
  • Quem é a marca?
  • Quais serão os posicionamentos nas redes sociais?
  • Quais serão os objetivos nas redes?
  • Quais recursos o negócio tem?
  • Qual a finalidade de investir no fortalecimento da presença no digital?

Estas questões precisam estar bem definidas para que os empreendedores possam criar conteúdos para serem veiculados nos perfis nas redes sociais.

Ferramentas que ajudam na produção de conteúdo

Para melhorar e fortalecer a presença da empresa ou marca nas redes sociais é necessário produzir conteúdos de qualidade. Utilizar aplicativos específicos para esta tarefa pode ser uma excelente solução para ter bons materiais para agradar o público.

Os aplicativos oferecem várias funções que podem facilitar a rotina de trabalho, desde templates prontos para postar os conteúdos até recursos muito avançados para a edição de vídeo e fotos.

Um fator importante que os profissionais devem se atentar antes de utilizar as ferramentas é que algumas delas tem recursos exclusivos apenas para usuários pagantes, e é necessário ter um cadastro para utilizá-las. Alguns dos mais utilizados são:

  1. Canva

O Canva é um aplicativo muito completo para quem deseja produzir conteúdos para redes sociais. 

Um ponto positivo é que este serviço está disponível na versão web e possui diferentes modelos de templates, imagens de base e muitos elementos que ajudam na criação de uma identidade visual.

Para usar o Canva, o usuário precisa ter uma conta que pode ser criada com um e-mail e senha. Há opção de conta gratuita e paga, com ferramentas complementares.

  1. InShot

O InShot é outro aplicativo para criação de conteúdo para redes sociais. Na sua versão gratuita é possível criar colagens, fotos e vídeos, recursos interessantes para os profissionais que criam conteúdos, principalmente em vídeo.

Alguns recursos deste app permitem inserir textos, filtros, animações e outros efeitos que deixam os conteúdos mais atrativos e podem ser colocados no Instagram Ads e assim alguns materiais têm a possibilidade de serem aproveitados como anúncios. O InShot é fácil de manusear, graças aos seus comandos intuitivos.

  1. Adobe Spark

O Adobe Spark é uma ferramenta pensada para as pessoas que não têm tanto domínio em design e suas técnicas avançadas. 

O Spark é ideal para a criar conteúdo com diferentes formatos, mas o seu recurso mais popular é o de produção de stories animados para o Instagram.

  1. PicsArt

Este é um editor de imagens que possui modelos prontos, modos de filtros e colagens, além de outras funções que ajudam na criação de conteúdo visual. 

Algumas das ferramentas são semelhantes com o Instagram, permitindo inserir filtros, o que facilita o processo criativo e de edição, bem como posterior postagem, visto que medidas já estarão adequadas.

Outra vantagem interessante deste aplicativo é a possibilidade de fazer um design do zero. 

  1. Planoly

É um organizador de feed para o Pinterest e Instagram que ajuda a manter o perfil organizado e permite pré-visualizar a ordem das fotos, algo que facilita o processo de organização e harmonização do feed. 

Outras funções são: agendar postagens no feed e stories e monitorar as postagens com mais engajamento.

  1. Instagram

O Instagram for Business é uma ferramenta muito importante, pois oferece informações relevantes sobre desempenho. 

Saber a respeito destas funcionalidades da rede social é tão importante quanto entender como funciona o Facebook Ads, pois, quanto mais informações, melhor será o desempenho com o aplicativo e os resultados adquiridos.

  1. Mojo

Aplicativo que ajuda na criação de stories animados, possui muitos templates prontos e efeitos especiais que possibilitam deixar os conteúdos mais interessantes nas redes sociais. 

Com muitos modelos personalizáveis e opções de fontes para texto, o Mojo pode ajudar muito a tornar os seus anúncios pagos, por exemplo, mais atrativos. 

Considerações finais

Sendo assim, entender os recursos que o aplicativo oferece é tão importante quanto como anunciar no Google Ads, pois um bom uso das ferramentas diversas para as redes garante excelentes conteúdos e uma melhor resposta/engajamento dos usuários.O

Por fim, o uso dos aplicativos para criar conteúdos é um ótimo recurso para o sucesso dos negócios, criando uma relação e identificação, bem como facilitando a regularidade dos conteúdos compartilháveis.

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