Alimentos que aumentam a saciedade, quais são e como consumi-los?

Na hora de garantir maior saciedade, é muito importante optar por alimentos que podem proporcionar a sensação por um maior período de tempo. Além disso, é muito importante rever alguns hábitos que vão além da escolha dos alimentos a serem consumidos e que podem fazer toda a diferença na sua fome. 

O que é saciedade alimentar? 

Um dos principais obstáculos de uma alimentação saudável é, muitas vezes, a saciedade. Por mais que a ação de comer possa parecer banal, dentro do fato de que é realizada diariamente, é preciso ter consciência da capacidade que os alimentos possuem de nos fornecer as vitaminas e os sais minerais vitais para a nossa sobrevivência. Dessa forma, a alimentação é uma das fontes para uma vida mais saudável, devendo-se levar em conta um consumo mais consciente. 

Chamamos de saciedade a sensação de que a fome foi sanada e que você estará satisfeito por um período de tempo, que se encerrará quando a fome voltar. A saciedade alimentar é um dos pontos que podem interferir em uma alimentação saudável, pois é através desta sensação que se torna possível entender que matar a fome não está relacionado apenas com a quantidade de alimentos consumidos, como também com os tipos escolhidos. 

Como aumentar a sensação de saciedade?

Além de precisar ficar atento ao regime alimentar em si, também existem alguns hábitos que acabam garantindo que a saciedade não dure por muito tempo. Isso porque até que você efetivamente consuma algum alimento, existem algumas etapas, como o planejamento, a escolha dos alimentos, a definição dos horários das refeições, o local da refeição e qual é o tamanho da fome no momento, que podem interferir positivamente ou não na duração da sua saciedade. Todos esses fatores tornam-se relevantes diante do processo orgânico que o nosso organismo executa para controlar a hora de começar e parar de comer, sendo envolvido não só o sistema digestivo, mas também o nervoso e o hormonal. 

Abaixo listamos dicas para aumentar a sensação de saciedade: 

– Comer com calma: podemos banalizar o momento em que nos alimentamos, mas é muito importante que ele seja realizado com atenção plena, de modo com que o seu organismo entenda o que está acontecendo e a informação possa chegar até o seu cérebro, que emitirá quando houver saciedade. Mastigar de forma devagar também pode garantir uma melhor experiência de sabores e sensações. 

– Estabeleça horários para as suas refeições: este simples hábito pode garantir que o seu organismo se acostume e sinta a necessidade de consumo apenas dentro dos horários previamente estipulados e seguidos adequadamente. Contudo, isso não significa que devem existir longos períodos de tempo sem se alimentar, devendo serem incluídos os alimentos adequados e capazes de manter a saciedade por mais tempo. 

– Fique atento à saúde emocional: a ansiedade e o estresse podem proporcionar um desequilíbrio na saciedade, sendo fundamental controlá-los para garantir que a fome fique ausente por um período considerável. A prática de exercícios físicos, a meditação e o acompanhamento médico podem auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. 

– Aposte em snacks saudáveis: a ideia aqui não é ficar várias horas sem se alimentar. Com a orientação de um profissional, é possível delimitar adequadamente os períodos de alimentação e inserir neles escolhas saudáveis. Uma boa opção são os snacks saudáveis da Puravida, uma linha prática e saborosa, com sementes protéicas levemente tostadas em óleo de coco e temperadas com ervas e sabores naturais.

– Incluir fibras, gorduras e proteínas na dieta alimentar: diferente dos carboidratos simples, que devem ser evitados, a digestão de gorduras e proteínas é mais demorada, o que garante um período mais prolongado de saciedade. Já as fibras solúveis acabam absorvendo água, o que faz com que haja uma expansão no estômago que garante a sensação de saciedade. A Puravida também possui uma versão de fibras solúveis que não contém glúten, o Psyllium Fibras que, além de auxiliar na prolongação da saciedade, também contribui para a saúde dos intestinos. 

Alimentos saudáveis que saciam a fome 

O segredo para garantir uma alimentação que prolongue o período da saciedade está em quais alimentos optar para sua alimentação. Dentro desta linha de raciocínio, torna-se necessário estabelecer uma dieta da saciedade baseada em alimentos que garantam as fibras, as gorduras e as proteínas, já mencionadas, e capazes de prolongar a necessidade de se alimentar novamente. Além disso, é importante não incluir os carboidratos simples nesta equação, como pão francês, tapioca e massas brancas, pois são rapidamente digeridos. 

Abaixo listamos alguns alimentos que dão saciedade: 

– Legumes, como cenoura, beterraba, batata-doce, abobrinha, entre outros;

– Carnes;

– Ovos;

– Frutas – sempre que possível, com a casca;

– Leites e derivados;

– Cereais integrais;

– Leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico;

– Hortaliças, como alface, brócolis e rúcula;

– Pipoca.

O que escolher para o café da manhã?

Dentro da linha de raciocínio de que o ideal seria iniciar o dia com um café da manhã reforçado, depois partir para um almoço moderado e um jantar leve, torna-se necessário escolher os alimentos corretos para garantir a saciedade e iniciar o dia da melhor forma possível. 

Abaixo listamos alguns alimentos que causam saciedade no café da manhã: 

– Frutas;

Granola;

– Chia;

– Linhaça;

– Aveia;

– Quinoa;

– Ovos;

– Leites e derivados;

– Tapioca;

– Pão integral ou sem glúten;

– Farelo de aveia; 

– Torradas;

– Biscoitos integrais.

Este post foi escrito especialmente para Insistimento e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável. 

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.