Alimentos que aumentam a saciedade, quais são e como consumi-los?

Na hora de garantir maior saciedade, é muito importante optar por alimentos que podem proporcionar a sensação por um maior período de tempo. Além disso, é muito importante rever alguns hábitos que vão além da escolha dos alimentos a serem consumidos e que podem fazer toda a diferença na sua fome. 

O que é saciedade alimentar? 

Um dos principais obstáculos de uma alimentação saudável é, muitas vezes, a saciedade. Por mais que a ação de comer possa parecer banal, dentro do fato de que é realizada diariamente, é preciso ter consciência da capacidade que os alimentos possuem de nos fornecer as vitaminas e os sais minerais vitais para a nossa sobrevivência. Dessa forma, a alimentação é uma das fontes para uma vida mais saudável, devendo-se levar em conta um consumo mais consciente. 

Chamamos de saciedade a sensação de que a fome foi sanada e que você estará satisfeito por um período de tempo, que se encerrará quando a fome voltar. A saciedade alimentar é um dos pontos que podem interferir em uma alimentação saudável, pois é através desta sensação que se torna possível entender que matar a fome não está relacionado apenas com a quantidade de alimentos consumidos, como também com os tipos escolhidos. 

Como aumentar a sensação de saciedade?

Além de precisar ficar atento ao regime alimentar em si, também existem alguns hábitos que acabam garantindo que a saciedade não dure por muito tempo. Isso porque até que você efetivamente consuma algum alimento, existem algumas etapas, como o planejamento, a escolha dos alimentos, a definição dos horários das refeições, o local da refeição e qual é o tamanho da fome no momento, que podem interferir positivamente ou não na duração da sua saciedade. Todos esses fatores tornam-se relevantes diante do processo orgânico que o nosso organismo executa para controlar a hora de começar e parar de comer, sendo envolvido não só o sistema digestivo, mas também o nervoso e o hormonal. 

Abaixo listamos dicas para aumentar a sensação de saciedade: 

– Comer com calma: podemos banalizar o momento em que nos alimentamos, mas é muito importante que ele seja realizado com atenção plena, de modo com que o seu organismo entenda o que está acontecendo e a informação possa chegar até o seu cérebro, que emitirá quando houver saciedade. Mastigar de forma devagar também pode garantir uma melhor experiência de sabores e sensações. 

– Estabeleça horários para as suas refeições: este simples hábito pode garantir que o seu organismo se acostume e sinta a necessidade de consumo apenas dentro dos horários previamente estipulados e seguidos adequadamente. Contudo, isso não significa que devem existir longos períodos de tempo sem se alimentar, devendo serem incluídos os alimentos adequados e capazes de manter a saciedade por mais tempo. 

– Fique atento à saúde emocional: a ansiedade e o estresse podem proporcionar um desequilíbrio na saciedade, sendo fundamental controlá-los para garantir que a fome fique ausente por um período considerável. A prática de exercícios físicos, a meditação e o acompanhamento médico podem auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. 

– Aposte em snacks saudáveis: a ideia aqui não é ficar várias horas sem se alimentar. Com a orientação de um profissional, é possível delimitar adequadamente os períodos de alimentação e inserir neles escolhas saudáveis. Uma boa opção são os snacks saudáveis da Puravida, uma linha prática e saborosa, com sementes protéicas levemente tostadas em óleo de coco e temperadas com ervas e sabores naturais.

– Incluir fibras, gorduras e proteínas na dieta alimentar: diferente dos carboidratos simples, que devem ser evitados, a digestão de gorduras e proteínas é mais demorada, o que garante um período mais prolongado de saciedade. Já as fibras solúveis acabam absorvendo água, o que faz com que haja uma expansão no estômago que garante a sensação de saciedade. A Puravida também possui uma versão de fibras solúveis que não contém glúten, o Psyllium Fibras que, além de auxiliar na prolongação da saciedade, também contribui para a saúde dos intestinos. 

Alimentos saudáveis que saciam a fome 

O segredo para garantir uma alimentação que prolongue o período da saciedade está em quais alimentos optar para sua alimentação. Dentro desta linha de raciocínio, torna-se necessário estabelecer uma dieta da saciedade baseada em alimentos que garantam as fibras, as gorduras e as proteínas, já mencionadas, e capazes de prolongar a necessidade de se alimentar novamente. Além disso, é importante não incluir os carboidratos simples nesta equação, como pão francês, tapioca e massas brancas, pois são rapidamente digeridos. 

Abaixo listamos alguns alimentos que dão saciedade: 

– Legumes, como cenoura, beterraba, batata-doce, abobrinha, entre outros;

– Carnes;

– Ovos;

– Frutas – sempre que possível, com a casca;

– Leites e derivados;

– Cereais integrais;

– Leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico;

– Hortaliças, como alface, brócolis e rúcula;

– Pipoca.

O que escolher para o café da manhã?

Dentro da linha de raciocínio de que o ideal seria iniciar o dia com um café da manhã reforçado, depois partir para um almoço moderado e um jantar leve, torna-se necessário escolher os alimentos corretos para garantir a saciedade e iniciar o dia da melhor forma possível. 

Abaixo listamos alguns alimentos que causam saciedade no café da manhã: 

– Frutas;

Granola;

– Chia;

– Linhaça;

– Aveia;

– Quinoa;

– Ovos;

– Leites e derivados;

– Tapioca;

– Pão integral ou sem glúten;

– Farelo de aveia; 

– Torradas;

– Biscoitos integrais.

Este post foi escrito especialmente para Insistimento e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável. 

Insistimento Portal de Notícias