Pesquisa de concorrentes: insights valiosos

Você realiza a pesquisa de concorrentes no seu negócio? Se não, você está perdendo dinheiro e muitas novas oportunidades de crescer no mercado. Saiba por que lendo este conteúdo até o final.

Por que é importante realizar uma pesquisa de concorrentes

A pesquisa de concorrentes conta com um papel importante dentro das empresas, afinal, ela irá proporcionar muitos benefícios através do conhecimento obtido.

Você poderá contar com muitas novas informações sobre seus concorrentes, que irá te ajudar a entendê-los e também a conseguir mais conhecimento sobre o mercado como um todo. A partir dessa pesquisa, você terá como se informar sobre as atuais tendências do mercado em que atua, principais demandas de clientes, novidades relacionadas aos hábitos de consumo e muito mais.

Com essa análise feita através da pesquisa, podem ser identificadas algumas brechas para novos negócios que ainda não foram exploradas e demonstram ter um bom potencial. Além disso, também será uma ótima maneira de conhecer mais sobre o seu público-alvo.

Como realizar uma pesquisa de concorrentes eficaz

Para que a pesquisa de concorrentes gere resultados, você precisará realizar as ações certas. Como:

Identificando os concorrentes diretos e indiretos

Para iniciar sua pesquisa, identifique quais são os seus concorrentes diretos e indiretos. Os diretos são aqueles negócios que irão vender os mesmos produtos e/ou serviços que a sua marca, que estejam visando o mesmo mercado. Já o concorrente indireto é aquele que não oferece o mesmo que você, mas concorre pelo mesmo público-alvo ou até mesmo pelos mesmos recursos. Saiba identificá-los para começar a sua pesquisa no caminho certo.

Analisando a presença digital dos concorrentes

Faça uma boa análise da presença digital de seus concorrentes, que está relacionado a sites, redes sociais e outros canais de comunicação. Assim, você poderá conferir se ele investe em otimização, se o design é responsivo e atraente, como é a experiência do usuário, etc. Uma boa análise de como realizam suas estratégias de SEO e se eles possuem plataforma de SEO local pode contribuir para bons insights e melhorias no seu negócio.

Avaliando as táticas de marketing e publicidade dos concorrentes

Analise como seus concorrentes diretos e indiretos realizam suas estratégias e campanhas de marketing digital, reparando em quais canais eles costumam utilizar para se comunicar com o público-alvo, como se comunicam, se utilizam mídias pagas, marketing de conteúdo, dentre várias outras. Isso também poderá contribuir para mudanças em suas estratégias ou até mesmo mudar o direcionamento se for necessário.

Como usar os insights da pesquisa de concorrentes para impulsionar seu negócio

Com as seguintes ações, você consegue impulsionar o seu negócio com essa pesquisa de concorrentes:

Identificando oportunidades de melhoria para sua estratégia de marketing

Para começar, você poderá identificar as oportunidades de melhoria para sua estratégia de marketing. Comece realizando a identificação de seus concorrentes diretos, que são mais próximos do seu negócio, e depois siga para os concorrentes indiretos. Sempre analise os dois, afinal, ambos se relacionam com o seu mercado de alguma forma e podem ser importantes.

Essa identificação de melhorias é uma forma de se igualar ou ser melhor que seus concorrentes, afinal, essa pesquisa é feita com o intuito de encontrar novas estratégias e explorar áreas com potencial.

Ajustando sua estratégia de preços com base na concorrência

Você também irá ajustar sua estratégia de preços com base no que obter na sua pesquisa de concorrentes, afinal, não adianta ter um preço muito diferente deles – se o preço é mais baixo, poderá não obter muito lucro, mesmo que venda mais, e se o preço é muito alto, poderá acabar não vendendo se o concorrente oferece um preço menor.

Essa análise de preços é uma forma de chegar a um valor que gere lucro e que possa concorrer com os demais presentes no mercado.

E analise também o que mais eles oferecem em suas vendas, se há vantagens de compra, descontos, brindes, etc, porque isso poderá prejudicar o seu negócio se não contar com um diferencial também.

Identificando lacunas no mercado que seus concorrentes não estão explorando

Por fim, identifique as lacunas no mercado que seus concorrentes não estão explorando. Sempre há uma nova aba no mercado disponível para novas possibilidades, podendo gerar bons lucros para quem realizar suas buscas e identificá-la.

Essa pesquisa de concorrentes é excelente para isso, possibilitando que você estude todas as possibilidades e saia na frente. Com uma plataforma de SEO Loca, por exemplo, é possível realizar tudo isso sem grande esforço.

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