Saúde bucal infantil: Dicas para cuidar dos dentes das crianças desde cedo

crianças
crianças

A saúde bucal das crianças é uma questão fundamental já que essa é uma fase da vida muito marcada pelo desenvolvimento, que por sua vez precisa ser saudável, caso contrário, as consequências acabam impactando os dentes permanentes, que não são mais substituídos, gerando doenças bucais na vida adulta.

Assim, é possível afirmar que alguns cuidados são essenciais durante a infância para garantir um desenvolvimento bucal saudável, como por exemplo, o acompanhamento com o profissional dentista e a higienização bucal diária, para garantir uma saúde bucal cada vez mais distante de doenças como a cárie, que é mais incidente em dentes de leite. 

Para entender ainda melhor a respeito da importância da saúde bucal dos pequenos, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre como cuidar devidamente da saúde bucal de uma criança, além de conferir dicas a respeito das principais ações preventivas e de manutenção a saúde bucal que podem ser tomadas mesmo sem um plano dental.

Quais as dicas para cuidar da saúde bucal das crianças?

Assim como já mencionado anteriormente, a saúde bucal infantil é extremamente importante, pois são justamente os cuidados dessa fase da vida que vão ditar como vai ser a saúde bucal daquela criança quando for adulta.

Isso porque, todos os problemas que surgirem durante a primeira fase da vida, podem gerar consequências para a fase adulta. 

Torna-se crescentemente importante buscar adotar algumas ações preventivas e garantir o desenvolvimento saudável dos dentes. Dessa forma, é possível buscar por plano odontológico preços para poder realizar consultas e procedimentos preventivos com o odontopediatra, porém, além disso é preciso também adotar outros cuidados rotineiros. 

Sendo assim, leia adiante algumas dicas sobre como cuidar devidamente da saúde bucal de seu filho e, assim, garantir um desenvolvimento saudável para seus dentes, bem como melhores condições para que ele conquiste um sorriso estonteante na vida adulta. 

  • Escove os dentes da criança três vezes ao dia;
  • Use fio dental diariamente no pequeno;
  • Adote uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido;
  • Use produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental);
  • Leve a criança ao dentista regularmente. 

Mantendo os cuidados apropriados com a saúde bucal, a prevenção contra doenças se tornará mais fácil. Por exemplo, o uso de fio dental funciona na remoção da placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental

Outro ponto é a diminuição do consumo de açúcar e amidos pela criança. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.

As visitas regulares ao profissional da odontologia devem ser mantidas desde a primeira infância, de preferência o especialista, que nesse caso é o odontopediatra

Quais as fases do desenvolvimentos bucal infantil?

Quanto melhor você conhecer os processos de desenvolvimento dentário, mais fácil conseguirá cuidar da saúde bucal de seu filho, mesmo que não tenha um plano odontológico infantil, por exemplo.

Confira a seguir todas as fases do desenvolvimento dentário de uma criança. 

  1. Dentição decídua

A primeira etapa do processo de desenvolvimento dentário é o nascimento dos dentinhos de leite, ou dentes decíduos. Essa fase começa quando a criança é recém-nascida e vai até os 3 anos de vida, quando todos os dentes de leite estão na boca.

Em suma, os dentes passam a nascer a partir dos 6 meses de idade, mas isso pode variar entre cada criança.

  1. Dentição mista

A dentição mista, como o nome mesmo já diz, é uma fase da criança em que ela já tem alguns dentes permanentes, mas também tem dentes de leite, configurando uma espécie de mistura.

A principal característica dessa fase é o início da troca de dentes. Em geral, os dentes de leite costumam começar a cair a partir dos 6 anos de idade, podendo se estender até os 12 anos, em média.

  1. Dentição permanente

Por último, mas definitivamente não menos importante do que a busca pela contratação de um convênio odontológico, já que o plano odontológico vale a pena, é a fase em que a criança, ou adolescente no caso, já perdeu todos os dentes de leite e passa a ter dentes de adultos que são permanentes. 

O que devemos ensinar para as crianças?

Uma vez que foi possível conferir a importância dos cuidados com a saúde bucal de uma criança e a relevância de um desenvolvimento saudável para os dentes, é preciso saber que também é de extrema importância ensinar ao seu filho os devidos cuidados com a escovação e higiene bucal para que isso se torne um hábito em sua vida.

Isso porque, a escovação é capaz de evitar cerca de 90% de todas as doenças bucais, isso quando ela é realizada de maneira correta.

Para saber mais sobre o assunto e cuidar apropriadamente da saúde bucal de seu pequeno, pesquise pelos valores de planos de saúde e contrate o melhor plano para você. Para mais conteúdos relacionados à Educação, Turismo, Tecnologia e Saúde, acesse nosso portal.

Isabella Stephano