Tráfego pago: aplicando essa estratégia para prospectar clientes

Tráfego pago: aplicando essa estratégia para prospectar clientes
Tráfego pago: aplicando essa estratégia para prospectar clientes

O tráfego pago é uma das principais estratégias de marketing digital, sendo usado pelas empresas para aumentar o acesso às plataformas online da marca, podendo ser site, redes sociais, comércio eletrônico e blog.

Funciona por meio de anúncios que são promovidos em vários canais e atrai pessoas interessadas em consumir os conteúdos, produtos e serviços.

Hoje em dia, muito se fala sobre o tráfego orgânico, e embora ele seja realmente muito importante para construir uma presença relevante na internet, demora bastante tempo para começar a trazer resultados.

As estratégias orgânicas devem fazer parte do planejamento de marketing de maneira contínua, mas o tráfego pago não deve ser ignorado nesse processo.

Além de trazer resultados muito mais rápidos, ele é fundamental para estabelecer uma comunicação com potenciais clientes que já estão no fundo do funil de vendas, para trazer de volta clientes que não finalizaram a compra no site, entre outras possibilidades.

O grande segredo para o sucesso dessa ação é saber utilizá-la do jeito certo e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.

Ele vai mostrar o conceito de tráfego pago, falar um pouco sobre suas vantagens e dar algumas dicas para aplicá-lo e prospectar clientes.

Afinal, o que é tráfego pago?

De modo geral, tráfego é o movimento de usuários em uma página na internet, ou seja, os visitantes que esses canais recebem diariamente. Quando alguém acessa o site institucional do negócio, está gerando tráfego.

Existem diferentes tipos de visitas é uma delas é conhecida como tráfego pago. Trata-se de uma estratégia de marketing que ajuda a gerar cliques e atrair visitantes para o canal da organização. Entre os canais que podem ser trabalhados dessa forma estão:

  • Site;
  • Blog;
  • Lojas online;
  • Marketplace.

Para gerar tráfego pago, um fabricante de espuma isolamento acústico janela precisa fazer um investimento para promover o aumento de acessos à plataforma, o que pode ser feito por meio de anúncios de publicidade na internet.

O negócio vai promover seus conteúdos e os materiais produzidos por ele, fazendo com que chegue a um número maior de pessoas em menos tempo.

O visitante chega até a plataforma depois de clicar em um anúncio que viu na internet, e estes anúncios podem ser promovidos de várias maneiras para que os usuários entrem em contato com os conteúdos, produtos e serviços.

Objetivo por trás de tudo isso é gerar cliques e atrair um número maior de visitantes que vão conhecer o que a organização oferece..

Trata-se de uma das melhores estratégias de marketing digital, sendo bastante usada para aumentar a competitividade da organização, principalmente de negócios que estão começando agora.

Vantagens do tráfego pago

Um pet shop próximo a mim deve investir em tráfego pago porque ele oferece diversas vantagens para os negócios. Entre elas estão:

Resultados mais rápidos

As organizações conseguem ter resultados duradouros com o tráfego orgânico, mas até que isso aconteça, dá muito trabalho produzir conteúdo valioso. Além disso, a marca precisa de bastante tempo para cativar o público.

Enquanto tudo isso acontece, vale a pena investir em tráfego pago para atrair visitantes rapidamente e até mesmo impulsionar os conteúdos criados de maneira orgânica.

Ao fazer isso, o negócio consegue aumentar seu reconhecimento, pagando para que as plataformas divulguem seus materiais, produtos e serviços.

Campanhas mais específicas

Uma coisa é fato, a maioria das empresas não tem como manter o anúncio rodando o tempo todo, só que uma das vantagens do tráfego pago é que os negócios conseguem criar campanhas pontuais.

Em outras palavras, não é necessário fazer divulgação o tempo todo, mas sim para se preparar para períodos específicos, como Natal, Black Friday, Dia das Mães, entre outros.

Não exige conhecimento prévio

O proprietário de uma loja de equipamento de telemetria veicular pode investir em tráfego pago sem precisar de conhecimentos prévios sobre marketing de conteúdo. Aliás, não existe a preocupação em gerar leads com conteúdo de qualidade.

Pouco é necessário conhecer todas as estratégias de SEO (Search Engine Optimization). É importante alimentar as plataformas da marca com conteúdo de valor, mas o tráfego pago vai ajudar a impulsionar tudo isso rapidamente.

Aumenta o número de conversões

Os anúncios ajudam a melhorar os indicadores-chave de performance (KPI) do e-commerce, algo muito importante porque vender é necessário.

Os anúncios agilizam o processo de conversão de leads que já estão no funil de vendas e isso ajuda o negócio a conquistar uma quantidade maior de clientes.

As pessoas usam o Google para pesquisar informações sobre produtos e serviços e é nesse momento que podem encontrar os anúncios do negócio e realizar a compra rapidamente.

Só que para aproveitar todos os benefícios que o tráfego pago pode trazer para os negócios, é necessário saber trabalhar com ele do jeito certo.

Dicas para investir em tráfego pago

Para investir em tráfego pago e prospectar clientes, uma empresa de aluguel por hora de sala precisa trabalhar com as seguintes ações:

Conhecer as necessidades da persona

Persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal do negócio. Ela precisa ser definida para garantir o retorno sobre os investimentos de qualquer tipo de campanha de marketing digital.

Para definir a persona, o negócio deve fazer uma pesquisa com o público-alvo e com seus clientes atuais, pois assim vai reunir características em comum e determinar quais são os aspectos de uma pessoa que compraria com ele.

Conhecer a persona é essencial para saber quais assuntos devem ser abordados nos conteúdos e o tipo de anúncio que mais agrada esse público. Mais do que isso, a empresa descobre qual produto deve anunciar em cada momento.

Fazer anúncios verdadeiros

Uma empresa de fechamento de sacada com vidro de correr deve criar anúncios objetivos e verdadeiros, ou seja, só deve prometer aquilo que realmente pode cumprir.

Alguns negócios cometem o erro de cumprir coisas que estão fora de seu alcance apenas para aumentar os acessos em suas páginas, só que o resultado disso é um aumento na taxa de rejeição da página de destino.

Fazer isso é errado porque compromete o desempenho do site, uma vez que o Google percebe que as pessoas estão entrando e saindo o tempo todo.

Além do mais, criar anúncios enganosos é ilegal, frustra o visitante e prejudica muito a imagem da marca perante os consumidores.

Além disso, é importante que o usuário encontre na página de destino o mesmo produto ou conteúdo que foi anunciado na campanha.

Por exemplo, se a pessoa clica em um banner sobre filtro de inox industrial, deve encontrar na página de destino exatamente o mesmo produto.

Seria muito frustrante para o visitante clicar em um anúncio e encontrar um produto feito de material diferente ou que não condiz com a imagem divulgada.

Investir em lookalike

Investir em lookalike é muito importante para aumentar o alcance do anúncio com públicos parecidos. O termo “lookalike” pode ser traduzido como sósia, e dentro do conceito de marketing digital, se refere a um grupo de pessoas mais propensas a comprar.

Isso acontece porque é um público muito parecido com a audiência do negócio, por isso, a corporação consegue impactar pessoas que estão próximas da conversão.

Trabalhar com neuromarketing

Os profissionais de marketing de uma escola que oferece educação infantil maternal 2 precisam identificar as dores e desejos dos consumidores para que possam criar estratégias que vão impactar a mente, o coração e o espírito das pessoas.

Além de ter acesso a todo esse conhecimento, é indispensável trabalhar com gatilhos mentais para elaborar anúncios que realmente convençam uma ação.

Os gatilhos mentais são recursos inteligentes e que conseguem persuadir as pessoas porque ativam pensamentos como urgência em comprar.

Explicar a ação para o usuário

Outra coisa muito importante é explicar claramente para o usuário qual ação a empresa espera que ele realize. É importante lembrar que se isso não for realizado, dificilmente o negócio vai conseguir alcançar o que deseja.

Além disso, se um fabricante de cabo de força lenovo fizer essa explicação, o usuário não vai se sentir tão perdido na hora de decidir se deve ou não acessar a página e se ela traz as respostas que procura.

Considerações finais

O tráfego pago é uma excelente alternativa para empresas que querem obter resultados satisfatórios rapidamente. Elas conseguem atrair mais visitantes, promover seus conteúdos e construir sua presença na internet sem precisar esperar muito.

Mesmo que as estratégias orgânicas estejam em alta, as ações pagas não devem ser deixadas de lado, mesmo porque, até as marcas mais famosas do mundo continuam investindo nessa prática.

Para ter sucesso, basta fazer um bom planejamento e seguir as orientações mostradas neste conteúdo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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