Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: por qual começar?

Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: por qual começar?
Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: por qual começar?

Na internet, para alcançar visibilidade e notoriedade para um website, é preciso investir em muitas estratégias. Entre as que, hoje, existem, destacam-se duas, que são, a saber, tráfego orgânico x tráfego pago.

Antigamente, o marketing, a publicidade, a promoção e a divulgação de itens, produtos ou serviços se fazia, sobretudo, por meio de panfletagens, outdoor, propagandas televisivas e, às vezes, também, não menos raramente, por meio de jornais em papel.

Hoje em dia, em razão do surgimento das tecnologias, especialmente por causa da internet, vê-se uma drástica mudança quanto aos paradigmas que compõem o trabalho de divulgar, promover e fazer publicidade.

Assim, se em tempos remotos uma empresa de parede divisoria de madeira aplicava seus esforços à publicidade tradicional e ao marketing a fim de fazer a promoção de um serviço ou de um item, hoje esses esforços se endereçam a outros métodos.

Estes, por sua vez, consistem na verdade em métodos integralmente digitais pelos quais uma empresa pode, de maneira mais acessível e mais impactante, atingir os públicos-alvo que ela quer trazer ao seu negócio.

Todas as estratégias de marketing e publicidade digital, entretanto, consistem precisamente em alcançar visibilidade e notoriedade digital, as quais se atribuem, quando conquistadas, sobretudo aos mecanismos de busca, que são os responsáveis pela divulgação digital.

Assim, uma empresa de giroflex para viatura precisa nesse sentido apostar e investir em táticas de marketing, de publicidade digital e de SEO que visem à obtenção de um bom posicionamento em buscadores como Google, Bing, Yahoo!, Baidu e outros.

Para isso, existem estratégias de manipulação de tráfego, e, entre estas, as que mais são visibilizadas, quando se quer promover um negócio, são respectivamente a de tráfego orgânico e a de tráfego pago.

Foi dito “respectivamente”, porque a primeira, sendo gratuita, é muito mais viável e muito mais aplicável a um negócio. 

A segunda, por seu turno, apesar de nem sempre custar extremamente caro, ainda gera algum dispêndio, daí o porquê de se colocar o tráfego pago em segundo lugar no ranking das mais utilizadas.

Para fazer uma boa escolha entre ambas as opções, contudo, é interessante, senão indispensável, que o empreendedor conheça como fazê-las bem como os porquês e os passos que as constituem a fim de não incorrer em erros.

Visando isso, este artigo falará acerca das duas, e o seu foco principal será, contemplando ambos os temas, explicar por qual delas se deve começar uma estratégia de obtenção de visibilidade na internet e nos buscadores de pesquisa.

Assim, caso uma empresa de toalheiros industriais queira se servir de qualquer uma dessas táticas, ela o conseguirá sem que lhe restem quaisquer dúvidas quanto à execução de cada um deles.

As diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Além do que o nome pode sugerir, isto é, que um seja pago e que o outro seja orgânico e, portanto, gratuito, existem diferenças marcantes das quais uma empresa de serviços gerais terceirizados precisa ter ciência.

Antes, a título de conhecimento, vale a pena citar que esses não são os únicos tipos de tráfego existentes, já que existem também, além desses, estes:

  • Tráfego de referência;
  • Tráfego direto;
  • Tráfego social;
  • Tráfego de e-mail marketing.

Estes são os principais tipos de tráfego, dos quais geralmente se ocupam as estratégias de SEO e de marketing digital.

Tráfego pago

Agora, como convém, é preciso que se distingam os dois principais tipos de tráfego, orgânico e pago.

Quando uma empresa de drywall montagem aposta em tráfego pago, na verdade ela está, basicamente, abdicando de investir em estratégias gratuitas de promoção por meio de sites e coisas afins.

Assim, a compra de links patrocinados, por meio de plataformas como o Google Ads, LinkedIn Ads e Facebook Ads, por exemplo, bem como o investimento em outras plataformas são atos que perfazem o montante dessa estratégia.

Existem outras várias plataformas de anúncio, então existe a possibilidade de investir em apostar, por exemplo, em outras redes sociais ou outros sites que fujam ao tradicional.

Com o tráfego pago, feito em uma plataforma de anúncios, uma empresa de cuidador de deficiente físico consegue não só alcançar e atingir o seu público-alvo almejado rapidamente, mas também consegue segmentá-lo de maneira mais precisa.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico não pode, de modo literal, ser considerado uma tática gratuita, tendo em vista que a criação de conteúdo nunca é gratuita bem como os esforços para fazê-lo também não são.

O que sobra da definição de tráfego orgânico é, em suma, a naturalidade com que ele ocorre. Isto é, no tráfego orgânico não se paga a fim de disseminar, divulgar ou promover itens, serviços e/ou uma marca. 

A ideia é, precisamente, aparecer, alcançando visibilidade, no Google ou em outros buscadores a fim de atrair visitantes e novos compradores.

Para que isso seja possível, entretanto, muitos esforços aplicados a Search Optimization Engine (SEO) e ao marketing digital de conteúdo são extremamente necessários.

Uso consciente e inteligente de palavras-chave, escalabilidade do site, acessibilidade e conteúdo de qualidade são itens que constituem, de modo sumário, esse tipo de estratégia de alcance de visibilidade na internet.

Quais são os benefícios do tráfego orgânico?

Obviamente, como se pode pressupor, o principal motivo pelo qual uma empresa de criolipólise 360 opta pela adoção do tráfego orgânico em suas estratégias é, sem sombra de dúvidas, a “gratuidade”.

Quando se investe em tráfego orgânico, os resultados não são tão simples de serem obtidos. Entretanto, é sabido que eles são mais permanentes, menos remissivos e, também, mais duradouros.

Assim, no fim das contas, investir na obtenção de um fluxo de visitantes oriundos de tráfego orgânico, além de ser uma tática mais rentável, é, também, uma estratégia que traz resultados mais fixos e duradouros.

O tráfego pago, por sua vez, apesar de apresentar resultados imediatos, é difícil de manter, visto que os preços sobem à medida que os ganhos são vistos. 

Como fazer uma estratégia focada em tráfego pago?

Ainda assim, caso uma empresa de cimento para altas temperaturas queira fazer sua adesão ao tráfego pago, é preciso que ela compreenda que uma estratégia que o abarca como norte não costuma ser de difícil aplicação.

A verdade é que geralmente ela é a mais indicada aos novatos, haja vista o fato de que o tráfego orgânico exige movimentos meticulosos e bem mensurados.

É claro que é interessante, ao mesmo tempo, investir em outras estratégias, já que apostar em uma só pode, no fim das contas, ser um grande erro. Não se pode depender de uma só tática.

  1. Ir a uma plataforma de anúncios

Desse modo, é possível aceder à utilização de uma estratégia focada em tráfego pago fazendo anúncios em plataformas pagas de anúncio, como o LinkedIn Ads, Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads ou, ainda, algumas outras alternativas.

Por exemplo, é possível não recorrer à utilização de nenhuma dessas e, em vez disso, buscar alguma plataforma não convencional ou alternativa, como a Hackr Ads.

  1. Realizar uma boa segmentação de público

Com o tráfego pago, é possível alcançar público mais rapidamente, realizar vendas de modo mais rápido, ter mais visitantes e, por fim, ter um maior fluxo de visitantes, o que ocasiona, enfim, uma maior presença digital.

Além de tudo isso, com ela os empreendedores poderão realizar uma segmentação ativa do público-alvo almejado, tendo em vista o fato de que todas essas plataformas possibilitam uma segmentação de público intensamente precisa.

  1. Apostar em bons anúncios e na acessibilidade do site

De nada adianta conceber uma estratégia de tráfego pago sem que haja, do lado da empresa, anúncios atrativos e, também, um site acessível, bem-feito e cuja escalabilidade se vê quando se bate o olho.

Portanto, os aspectos tanto internos quanto externos da campanha são de extrema relevância, visto que todos os processos impactam a decisão de comprar ou não um produto ou de adquirir ou não um determinado serviço. 

Considerações finais

Nos dias de hoje, ter presença digital é uma máxima de quaisquer tipos de websites que queiram ser reconhecidos on-line, sejam sites de empresas, sejam sites de criadores de conteúdos.

Para alcançar isso, existem muitas táticas. É possível usar do marketing de conteúdo digital, usar do tráfego pago, usar do tráfego orgânico bem como usar de outros tipos de estratégias que se concentram na obtenção de outros tipos de tráfego.

Cada uma delas pode ser eficaz caso sejam bem-feitas e bem planejadas. Embora isso seja verdade, é fato, também, que algumas dessas estratégias são mais facilmente realizáveis, como é o caso, por exemplo, do tráfego pago.

Esta estratégia é extremamente convidativa aos iniciantes no mundo digital, uma vez que é fácil de fazer e sempre consegue atrair bons resultados. Não é preciso, porém, que seu uso se limite aos iniciantes, pois ela pode, também, ser frutífera aos veteranos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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