O que é o petróleo e como obter

Já parou pra se perguntar de fato o que é o petróleo? Até hoje, o petróleo e seus produtos refinados estão em nossas vidas, de modo que é quase impossível viver sem ele.

O petróleo é conhecido pelo homem desde os tempos antigos. Há evidências de que já há 6.500 anos, pessoas que viviam no território do Iraque, adicionaram petróleo à construção de casas para proteger da penetração de umidade. 

Os antigos egípcios coletaram óleo da superfície da água e o usaram na construção e iluminação. Na China, há mais de 2.000 anos, pequenos poços foram perfurados usando eixos de bambu com ponta de metal. 

Embora, como podemos ver, o petróleo é conhecido desde os tempos antigos, ele encontrou usos bastante limitados. A história moderna do petróleo começa em 1853, quando o químico polonês Ignacy Lukasiewicz inventou uma lâmpada de querosene segura e fácil de usar. 

De acordo com algumas fontes, ele também descobriu uma maneira de extrair querosene do petróleo em escala industrial e fundou uma refinaria de petróleo nas proximidades da cidade polonesa de Ulaszowice em 1856.

Em 1846, o químico canadense Abraham Gesner descobriu como fazer querosene a partir do carvão. Mas o petróleo possibilitou a obtenção de querosene mais barato e em quantidades muito maiores. A crescente demanda por querosene usado para iluminação tem gerado demanda por matéria-prima. Este foi o início da indústria petrolífera.

O que é o petróleo? 

Depois de uma introdução sobre o início vamos dizer o que é o petróleo e como obtê-lo. O petróleo é um mineral, um líquido oleoso. É uma substância inflamável, muitas vezes preta, embora as cores do óleo variem de área para área. 

Pode ser marrom, cereja, verde, amarelo e até transparente. Do ponto de vista químico, o petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos com uma mistura de vários compostos, por exemplo, enxofre, nitrogênio e outros. 

Seu cheiro também pode ser diferente, pois depende da presença em sua composição de hidrocarbonetos aromáticos, compostos de enxofre.

Dependendo da razão quantitativa dos vários hidrocarbonetos que compõem o petróleo, suas propriedades também diferem. 

A formação do petróleo é um processo muito longo. Ocorre em várias etapas e leva de acordo com algumas estimativas de 50-350 milhões de anos. A mais comprovada e geralmente reconhecida até hoje é a teoria da origem orgânica do petróleo ou, como também é chamada, a teoria biogênica. 

De acordo com essa teoria, sobre o que é o petróleo, podemos dizer que foi formado a partir dos restos de microrganismos que viveram milhões de anos atrás em vastas bacias hidrográficas (principalmente em águas rasas). 

Morrendo, esses microrganismos formaram camadas na parte inferior com um alto teor de matéria orgânica. As camadas, gradualmente afundando cada vez mais fundo, foram afetadas pelo aumento da pressão das camadas superiores e pelo aumento da temperatura. Como resultado de processos bioquímicos ocorridos sem acesso ao oxigênio, a matéria orgânica foi convertida em óleo.

Como a densidade do óleo é geralmente muito menor do que a densidade da água, que está sempre presente nele, o óleo invariavelmente se move para cima e se acumula acima da água. Se o gás estiver presente, estará no topo, acima do petróleo.

Por que o petróleo é chamado de ouro negro

O que é o petróleo e por que o petróleo é chamado de ouro negro? Como se viu, muitos estão profundamente interessados nesta questão. Inesperadamente, descobrimos que essa pergunta interessante não é tão fácil de responder. 

Ouro é uma frase figurativa da palavra “petróleo”. Essa expressão é tão frequentemente usada em conversas cotidianas, nas notícias, filmes, livros e, claro, na Internet que, ao que parece, encontrar a fonte dessa expressão não é uma tarefa tão difícil. Mas descobriu-se que essa tarefa não é tão simples.

Em geral, o ouro é chamado de tudo o que é importante e útil para uma pessoa. Todo mundo provavelmente sabe tal expressão como ele tem “mãos de ouro”. Ou ela tem um coração de ouro. 

O petróleo é realmente um recurso importante e útil. Portanto, não é à toa que está associado ao ouro. O que é o petróleo? definitivamente tem semelhanças com este metal precioso. Mesmo que o óleo seja líquido e o ouro seja sólido. 

Tanto o petróleo quanto o ouro são minerais que estão nas entranhas da terra. Para encontrá-los e pegá-los, você precisa fazer grandes esforços. Além disso, a quantidade de ambos os fósseis é limitada. 

Tanto o petróleo quanto o ouro são recursos não renováveis. Portanto, exigem uma atitude razoável, equilibrada e cuidadosa e de grande valor. Ouro como instrumento financeiro. Petróleo como fonte de energia. Ao mesmo tempo, tanto o petróleo quanto o ouro são usados na indústria.

Aplicações do petróleo 

O petróleo bruto quase nunca é usado. Torna-se um mineral valioso após o processamento inicial, que permite obter vários produtos petrolíferos. 

O maior interesse pelo petróleo é na forma de diferentes tipos de combustível. O líquido passa por várias etapas de purificação, separação em frações, como resultado da qual é possível obter gasolina, querosene, diesel e óleo combustível. 

As substâncias resultantes são de qualidade insuficiente. Seu uso requer limpeza adicional, bem como reciclagem. Processos secundários de refino de petróleo podem ser diferentes. 

O líquido é submetido a processos químicos para obter combustíveis de alta qualidade, óleos, betume, etc.

Fato interessante: antes da humanidade começar a usar ativamente produtos de refino de petróleo, o óleo de baleia estava em grande demanda por causa de suas propriedades únicas. Isso levou ao extermínio em massa de baleias no século XIX. Assim, graças aos avanços na refinação de petróleo, esses animais conseguiram evitar a extinção.

Produtos petrolíferos refinados e o próprio petróleo nos cercam todos os dias. 3,8 bilhões de toneladas de petróleo são consumidas anualmente no mundo, mas apenas metade disso é usado na indústria de combustíveis. 

Além do combustível, o óleo é usado na construção. Trata-se de betume – um material para cobrir o piso, paredes, teto e asfalto dos quais são feitas estradas, e vários solventes e revestimentos de tinta, e, claro, plásticos dos quais você pode fazer janelas, portas, linóleo e muito mais.

Todos os anos, cerca de 180 milhões de toneladas de plástico são criadas no mundo. E este, como você sabe, é o material mais comum usado na produção de utensílios domésticos, e é obtido pelo petróleo de refino. 

Isso inclui roupas, sapatos, bolsas com malas, fertilizantes, fósforos e até confeitaria e explosivos, além de eletrodomésticos e eletrônicos.

Agora você já sabe o que é o petróleo e como esse ouro negro é presente em nossas vidas. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.

Insistimento Portal de Notícias