O que é marketing de conteúdo exemplos?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta extremamente poderosa quando usada corretamente. É muito eficaz e geralmente tem um desempenho melhor em termos de ROI do que outras estratégias de marketing. 

E hoje em dia, é um must-have para os negócios, pois todos nós consumimos conteúdo digital regularmente.

Nenhuma empresa pode existir com sucesso sem uma estratégia forte. Afinal, trata-se de agregar valor ao público e construir relações de confiança com clientes potenciais e regulares. Não há discussão sobre a eficiência do marketing de conteúdo. A única questão importante é como fazê-lo bem.

Felizmente, na era da tecnologia, nenhuma campanha de marketing depende da intuição ou de uma única perspectiva. Hoje, tudo é baseado em métricas e dados objetivos. De acordo com o estudo, 69% dos profissionais de marketing mais bem-sucedidos têm uma estratégia documentada. E 95% dos ditos profissionais de marketing usam métricas para analisar o desempenho de suas peças.

Para implementar uma campanha eficaz, é essencial compreender o ciclo de criação e distribuição do conteúdo.

O ciclo de marketing de conteúdo

No geral, existem muitas variantes de ciclo por aí. Alguns profissionais de marketing nomeiam apenas dois estágios, outros oferecem mais de doze deles. A lógica por trás disso geralmente é a mesma, mas negócios diferentes colocam o foco nos estágios que são particularmente importantes para eles. No entanto, o ciclo geral se parece com isso.

  • Pesquisando;
  • Planejamento e definição de metas;
  • Criando e otimizando;
  • Publicação;
  • Distribuindo / amplificando;
  • Medindo e avaliando.

Esses estágios cobrem toda a vida útil de um conteúdo. Após a sétima etapa, uma equipe de marketing repete o ciclo. Agora, vamos examinar mais de perto cada um desses estágios e seus princípios orientadores.

Pesquisar

Esta é a primeira coisa a fazer antes de iniciar qualquer outro estágio. A pesquisa é crucial para uma estratégia de conteúdo de marketing de sucesso. Sua equipe precisa ter uma visão profunda sobre vários fatores:

Persona do comprador

A estratégia deve ser centrada no público. Você está escrevendo ou filmando para um público específico. Isso significa que você precisa ter uma visão distinta dos consumidores, desde a demografia, até os padrões de comportamento. Pode-se usar ferramentas de software como o Google Analytics ou outro para obter dados objetivos sobre isso.

Táticas eficazes

É impossível implementar todos eles, por isso é preciso saber o que funciona melhor. E qual dessas táticas pode ser usada para sua marca. De acordo com a pesquisa de marketing de conteúdo da SEMrush, as 5 táticas mais eficazes são otimização de SEO, reaproveitamento e atualização de conteúdo antigo, foco no conteúdo visual e de vídeo, guias educacionais e de procedimentos e otimização da experiência do cliente.

Táticas dos concorrentes

O que eles fazem e como funciona bem. É importante saber que experiência você pode adquirir de seus concorrentes.

Planejamento

A próxima etapa é planejar o calendário editorial e as etapas seguintes. O calendário editorial inclui metas, datas, tópicos, formas de conteúdo e promoção subsequente. Você também pode incluir as palavras-chave para cada artigo ou postagem.

Cada peça que você produz deve ter um propósito. Definir uma meta é essencial para que uma peça tenha uma mensagem clara. Também define os fatores sobre os quais se analisará o desempenho. Por exemplo, se o objetivo principal é aumentar as gerações de leads, esses dados mostrarão bem que a peça alcançou isso. Os objetivos podem ser os seguintes.

  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Gerando leads;
  • Vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Atrair um novo público, etc.

Assim que você tiver um plano do que, quando e por que criar, é hora de passar para o próximo estágio.

Nesta fase, tudo se resume a trazer as ideias para o conteúdo. É sempre bom ter toda a equipe junta para pensar no que criar. Deve ser baseado em pesquisas anteriores e seus objetivos definidos. Trabalhe em conjunto para entender qual formulário é melhor para sua marca, quais tópicos são interessantes para o público e como torná-lo envolvente.

A principal forma de marketing de conteúdo é o blog. Mas, a competição é bastante alta  apenas os usuários do WordPress produzem 70 milhões de novos posts por mês. É por isso que é essencial encontrar um nicho de público ou tópico que não tenha sido coberto extensivamente. Por exemplo, tente pesquisar por palavras-chave de cauda longa ou observe as pesquisas relacionadas ao assunto principal que deseja abordar.

Criação

Isso é muito simples, agora é hora de dar vida às ideias. Nesse estágio, você também precisa otimizar o conteúdo para SEO. Significa incluir palavras-chave relacionadas, verificar se há exclusividade e formatar corretamente.

Tente diversificar o conteúdo em si, por exemplo, inclua gráficos, fotos ou vídeos.

Publicação

A próxima etapa é publicar o conteúdo. Seu calendário editorial deve incluir datas, horários e mídia em que o conteúdo será publicado. Escolha o horário com base na programação da persona do comprador.

Distribuição / Amplificação

Esta é uma etapa muito importante. Não importa o quão bom seja o conteúdo, ele deve ser promovido. Estatisticamente, mais de 90% das páginas não recebem tráfego orgânico do Google. Isso significa que após a publicação, você precisa ter um processo de distribuição claro, como:

  • Compartilhamento nas páginas de mídia social da marca;
  • Promoção paga nas redes sociais;
  • Notificando o público por e-mail;
  • Compartilhamento de links em comunidades online relacionadas, como Reddit ou Facebook;

O ideal é que agora você tenha sua criatividade fluindo. Na verdade, se você não está transbordando de ideias, volte e leia tudo de novo.

Antes de encaminhá-lo, vamos dar uma olhada nas cinco características que todas essas campanhas compartilham, para que você possa usá-las em sua própria campanha de hoje em diante.

Conte histórias poderosas

Seja honesto e aberto.

Personalize sempre que possível.

Qualidade em vez de quantidade, mas se você pode ter as duas coisas, então faça.

Empregue conteúdo visual a todo custo.

Siga esses exemplos e você não será apenas bom nisso, você será ótimo nisso.

Analise os dados coletados e conclua sobre uma otimização posterior. Quais foram os principais problemas? 

A criação de conteúdo eficaz e de alta qualidade exige muito planejamento e pesquisa. E é um grande benefício, ter dados objetivos sobre o que funciona melhor. 

Isso ajuda a otimizar o SEO e promovê-lo com sabedoria. Mas o fator mais importante a lembrar é que você está escrevendo para pessoas, não para máquinas. Dê aos leitores valor emocional e informativo.

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