Dicas para planejar uma viagem internacional

Dicas para planejar uma viagem internacional
Dicas para planejar uma viagem internacional

Se você quer dicas de planejar uma viagem internacional, então leia até o final! Pois trouxemos aqui, as melhores dicas para te ajudar!

Uma viagem internacional pode ser o sonho de muita gente, mas também pode dar aquele frio na barriga. Aliás, para quem embarca pela primeira vez para outro país, algumas dúvidas podem surgir.

Pois há algumas especificidades nas viagens internacionais no que se refere a exigências para embarque e entrada no outro país, e até mesmo questões mais corriqueiras, mas que podem ser surpresa para quem ainda não está habituado com esse tipo de viagem.

Mesmo para quem já fez uma viagem internacional, algumas dúvidas podem surgir e o ideal é sempre planejar a viagem com antecedência, para evitar transtornos desnecessários.

Então, se você quer saber mais sobre como planejar uma viagem internacional para ter mais tranquilidade e sem dores de cabeça, continue lendo este artigo e aproveite estas dicas para planejar a sua próxima viagem!

8 melhores dicas para planejar uma viagem internacional

1 – Faça um planejamento financeiro para a viagem

A primeira coisa que você precisa fazer para planejar uma viagem internacional, é o planejamento financeiro.

Pois esse tipo de viagem tende a ser mais cara. Afinal, você terá que adquirir passagens, geralmente, aéreas, e o valor costuma ser mais alto do que o de voos nacionais.

Além disso, dependendo do seu destino, é possível que você tenha que gastar em uma moeda que tenha valor superior a do seu país, de modo que o seu dinheiro valerá menos, e você precisa se atentar à conversão de valores.

Se for usar cartão de crédito ou serviço de saque internacional, também terá que lidar com taxas específicas.

Além disso, é preciso ter alguns cuidados mais específicos, como obrigatoriamente contratar seguro viagem internacional dependendo do destino.

Dessa forma, é importante se planejar antes de fazer a viagem com alguma antecedência.

Pesquisar preços de passagens, seguros, hospedagens, calcular o valor da moeda local e verificar os preços da documentação necessária, caso precise emitir ou renovar passaporte ou solicitar Visto.

É necessário providenciar tudo isso com antecedência, para estar ciente dos valores para organizar tudo e ainda ter dinheiro para aproveitar a viagem.

2 – Verifique o passaporte com antecedência

O passaporte é o principal documento utilizado em viagens internacionais. Por isso, deve ser a primeira coisa a se verificar quando se pensa em viajar para o exterior. Afinal de conta, se você ainda não tiver um passaporte, terá que tirar um.

Caso você já tenha, não deixe de olhar a validade para não correr o risco de perceber que está com o passaporte vencido tarde demais, e não conseguir embarcar.

Afinal, para fazer o passaporte, é necessário pagar uma taxa e ainda demora um tempo tanto para agendar o pedido quanto para ele ficar pronto. Então, é preciso verificar com antecedência.

Quase todas as viagens internacionais exigem que o passageiro tenha passaporte. Apenas para alguns países da América do Sul, é possível viajar somente com o RG.

3 – Verifique se vai precisar de Visto

Verifique se o país que visitará exige Visto para brasileiros, e os procedimentos para conseguir.

Em alguns casos, é possível solicitar o Visto no destino final. E em outros, o pedido deve ser feito ainda no Brasil. O processo leva um tempo. Por isso, é preciso fazer com antecedência.

4 – Fique de olho nas passagens aéreas

Pesquise os preços de passagens logo quando começar o planejamento, para conseguir comprar as passagens com preços melhores.

5 – Faça um Seguro Viagem

O seguro é obrigatório para muitos destinos. Então, é importante ficar atento! Mas, mesmo quando não é exigido, é sempre bom poder contar com um seguro que ofereça mais comodidade na hora de viajar.

6 – Mantenha as vacinas em dia

Verifique as vacinas exigidas no seu destino com antecedência, para dar tempo de vacinar caso tenha alguma que você não tomou.

A vacina contra a febre amarela é uma das mais exigidas. Hoje em dia, também é necessário se vacinar contra Covid-19 para entrar em vários países. 

7 – Reserve a acomodação ou hospedagem

Escolha os locais onde você pretende se hospedar durante o planejamento, e já deixe tudo reservado para evitar problemas e ter mais comodidade durante a viagem.

8 – Verifique como comprar a moeda local

Descubra qual a moeda do país para onde você vai, e como comprá-la com mais vantagens. Se é melhor comprar em casas de câmbio no Brasil ou quando chegar no destino.

Avalie também se vale mais a pena levar dinheiro em espécie ou se é melhor usar cartões de crédito ou pré-pagos. De qualquer forma, é sempre bom ter algum dinheiro em espécie para alguma emergência.

Insistimento Portal de Notícias