O que são metais? E quais são os mais famosos no Brasil

O que são metais: Sabemos que existem muitos materiais utilizados em larga escala na indústria, isso é um fato. Bem, também fica claro que alguns conseguem se destacar de outros, isso é claro, considerando as características gerais da região onde foi encontrado. Aqui no Brasil existem alguns metais bem famosos, por exemplo.

Ah, importante saber que não estamos falando de ouro ou de prata. Sim! Às vezes esses entram na lista, mas estamos aqui focando em materiais utilizados na indústria que volta e meia estão sendo discutidos em canais de comunicação. Então, você saberia dizer qual é o metal mais abundante no Brasil?

Sendo assim, nada mais justo que saber um pouco mais sobre eles e suas aplicações. Lembrando que a utilização destes na indústria brasileira é de fato muito importante, em alguns casos sendo apenas o país a possuir eles! 

O que são metais?

Todos os elementos químicos são divididos em metais, a base desta divisão é a diferença na estrutura dos átomos dos elementos.

Os metais na tabela periódica têm um número predominante, sua lista é bastante extensa. Caracterizam-se por características comuns, em propriedades são heterogêneas e são divididas em grupos. 

Alguns deles têm pouco em comum com metais no sentido físico, enquanto alguns podem existir apenas por uma fração de segundo e não são absolutamente encontrados na natureza, uma vez que são criados, mais precisamente, calculados e confirmados em laboratório.

Cada grupo tem suas próprias características, e é bastante diferente dos outros. Essa diferença é especialmente pronunciada no primeiro grupo. 

Suas propriedades mudam periodicamente, então não há uma única colocação na tabela. Agora abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre o que são metais e ver os mais famosos no Brasil. 

O nióbio 

Com toda certeza merece o primeiro lugar aqui, afinal, o material não é apenas bem aproveitado na indústria como também apresenta características que chamam atenção em outras áreas. Também é um material que se concentra no Brasil. No geral, dois Estados o possuem. Em primeiro lugar temos Minas Gerais com aproximadamente 97% de todo o nióbio só território e logo em seguida Goiás, com aproximadamente 3%.

Apesar da divisão um tanto desigual, os dois locais possuem ótimas quantidades desse material, o que é ótimo só do ponto de vista comercial, já que o Brasil trabalha com a venda dele em larga escala. 

Basicamente é um mineral utilizado em ligas metálicas que necessitam de resistência e leveza. Dito isso ele acaba sendo relevante para áreas da aeronáutica, naval, espacial e até automobilística! Isso faz com que o Brasil tenha muito destaque nesse mercado, apesar dos contratempos.

Alumínio

A bauxita é um material que se encontra em larga escala no planeta. Muita gente não sabe, mas apenas ele é necessário para que seja produzido alumínio. Além disso, o óxido de alumínio contribui bastante para que se consiga obter o alumínio metálico. O óxido pode ser encontrado já bauxita.

Como o alumínio é um dos metais mais utilizados no mundo, o Brasil acaba possuindo ótimas quantidades em seu território também. É claro, considerando que existe uma certa demanda nacional por ele, já que a indústria o utiliza de forma constante.

Dito isso, fica claro que algumas áreas necessitam da utilização do alumínio. O setor automobilístico, por exemplo, acaba utilizando-o. E também basta pensar nos utensílios de uma casa comum, já que estes, em muitos casos, são feitos de alumínio.

Cobre

Bem, não acabou aí. Outro material de extrema importância no Brasil é o cobre, altamente utilizado em atividades relacionadas à indústria.

Suas características físicas e químicas o tornam muito maleável no uso, a sua disponibilidade o torna fácil de encontrar. Nos próximos anos, com a recuperação da economia mundial, é bem provável que esses produtos possam ganhar destaque novamente.

Aqui no Brasil tanto a Vale como a Salobro metais conseguem concentrar cerca de 70% da extração de cobre do país. Com isso, algo que fica claro é que o cobre merece o terceiro lugar na nossa lista.

Importante destacar que seus usos também estão ligados a atividades automobilísticas, além de ser utilizados em várias atividades do nosso dia a dia. Em outras palavras, tanto funções mais simples como as mais complexas podem necessitar do cobre!

Estanho 

Apesar de possuir apenas 9% do potencial mundial para a produção do estanho, o Brasil com toda certeza consegue utilizá-lo de forma simples e objetiva. Diante disso, o país consegue produzir mesmo nos piores cenários, apresentando uma produção maior que 25 mil toneladas.

Vale lembrar que a utilização desse material no mundo é muito considerada e, apesar de possuir apenas 9% do material no território, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo!

Ferro

O Brasil é um dos principais produtores de minério de ferro, alcançando números realmente altos em pouco tempo. O minério de ferro é bem abundante no mundo, mas apenas 5 países conseguem reter cerca de 77% de todo o material.

O Brasil abriga aproximadamente 8,3% das reservas, mas assim como aconteceu com o estanho, seu grande potencial para a produção e venda o torna um dos maiores. Ele fica na quinta posição, considerado um dos maiores produtores e possuidor de reservas.

O aproveitamento econômico do ferro é extenso, já que pode ser associado a diversos outros produtos químicos. A criação do aço, por exemplo, acontece por meio dele!

Conclusão

Alguns produtos são de extrema importância, levando em conta o quanto são mencionados quando o assunto é a economia brasileira. É claro que o nióbio, por exemplo, recebe um lugar de destaque, já que possui uma produção nacional muito alta.

É claro que os outros materiais citados aqui não ficam muito atrás, mas devemos lembrar que estes também estão presentes em outras partes do mundo!

O que são metais? Agora você já sabe, espero que tenha gostado de conhecer um pouco melhor sobre os mais famosos do Brasil. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Insistimento Portal de Notícias