Como funciona a energia eólica

Como funciona a energia eólica? O vento gera energia? Uma pergunta ainda melhor: O vento tem energia? Primeiramente, você conhece os tipos de energia que existem no planeta Terra? Não?

Bem, no geral há a energia gravitacional, o calor ou energia térmica, a energia mecânica a elétrica e a cinética. Onde está o vento aí? Na verdade, apesar de não aparecer escrito, de fato a energia do vento está aí.

Agora que já sabe que há mesmo uma energia gerada a partir dos ventos, vamos ver um pouco mais como tudo pode funcionar diante disso, lembrando que diferentes energias podem gerar resultados diferentes na obtenção da eletricidade, que é o foco aqui.

Como funciona a eólica? Vamos chegar lá, antes é importante saber a sua história. Esse tipo de energia é utilizado desde o século XII, apareceu com a chegada dos moinhos de ventos. 

Hoje, claro, isto está evoluindo, sabemos que em 1887 oficialmente a primeira turbina eólica surgiu. As pás eram feitas de tecido, e seu criador foi James Blyth, um escossês. 

Energia cinética 

O movimento dos corpos gera energia. É verdade, o vento não possui um corpo em si, mas tudo que ele move é feito disso. 

Sim! Se você apostou na energia cinética acertou! Afinal, essa é a única capaz de fazer com que algo se movimente a tal velocidade que gere algo. O vento gira as pás, as pás geram energia cinética que depois é transformada em energia elétrica. A verdade é que como funciona a energia eólica é bem simples, afinal, com poucos passos é possível obter a energia.

É claro, essa não é a única forma de conseguir energia cinética. A ideia do vento fazendo isso é apenas uma maneira de automatizar e deixar a energia limpa. Porém, quando falamos de cinética, podemos considerar também usinas hidroelétricas. Essas utilizam tanto a cinética como o potencial gravitacional.

Mas vamos continuar falando sobre como funciona a energia eólica.

Como funciona a energia eólica?

Como funciona a energia eólica? Todo mundo já deve ter visto uma daquelas hélices que giram com o vento. No entanto, nem todos sabem o que realmente acontece ali, afinal, é um processo um tanto longo. 

A energia com toda certeza deve se transformar. Ela chega às pás apenas como energia cinética, mas o movimento das mesmas também a transforma em energia mecânica, ou seja, em trabalho. Mas, ao final, é essa energia mecânica que gera a eletricidade.

No mais, é importante saber que as hélices não se movem de acordo com a força do vento. Caso isso acontecesse, em certo momento elas poderiam gerar de forma muito rápida, quase que descontroladas. Isso iria gerar um grande problema.

As pás possuem uma certa restrição, elas apenas giram a uma velocidade máxima. A limitação contrária, no entanto, não é possível, já que há dias em que elas podem ficar quase que paradas. Bem, no final é um aglomerado de informações referentes a mecânica e ao mesmo tempo a energia elétrica.

Como é utilizada

Apesar de ser utilizada em muitos locais no mundo, como é o caso da Holanda, a energia eólica possui certos problemas que a colocam até mesmo mais distante da solar. 

Há dois pontos a considerar. O primeiro é que a utilização da energia depende bastante do vento. O segundo é que não há como colocar ela apenas em uma residência, como é o caso da solar.

Geralmente são utilizadas vastas áreas para colocar o material necessário na produção de energia. Apesar de poder ser utilizada para outras atividades, a área deve ficar bem mais restrita, por isso não é tão simples incorporar a energia eólica, mesmo sendo uma das energias mais limpas do mundo.

Benefícios da energia eólica

Sem dúvidas um dos principais benefícios inclusive para a natureza é que é esse tipo de energia é criada de fonte renovável., ou seja, só precisamos do vento.

Mais as vantagens não terminam por aí, por isso sobre como a energia eólica funciona também é importante falarmos que se trata de uma energia limpa, não polui o meio ambiente. 

O preço para a construir parques eólicos têm caído no mercado, com isso muitos investidores estão interessados, a energia eólica é uma fonte que alterna entre as principais utilizadas hoje em dia. 

Solar ou eólica?

Sempre há essa discussão. Afinal, qual é a melhor opção? Bem, se parar para pensar no conceito amplo de sustentabilidade, a solar é realmente a mais interessante, já que a eólica pode ocupar locais que poderiam ser utilizados para outras atividades.

Porém, quando o assunto é energia limpa fica claro que a eólica vence. Isso porque na geração dos painéis solares há sempre uma certa produção de elementos nocivos. Apesar de ser uma atividade pouco comum, ainda assim gera “poluição”.

No entanto, vale lembrar que ambas representam as formas de energia mais limpa do planeta, sendo assim o devotamento das mesmas é fundamental.

Brasil e energia eólica

Como funciona a energia eólica no Brasil? Há sim energia eólica no Brasil, mas nem todas as regiões conseguem fazer isso. Há muitos locais em que a incidência de ventos nem é tão alta a ponto de fazer o investimento valer a pena.

Além disso, é importante ter áreas que possam se destinar a essa atividade. Dito isso, nada mais importante que observar bem como funciona a energia eólica para obter melhoras, essa tem sido a única solução.

Como dito, algumas regiões do Brasil conseguem produzir energia eólica, geralmente estão localizadas no Nordeste.

Conclusão 

A energia solar e a eólica não surgiram a muito tempo, mas já representam a forma de energia mais limpa da sociedade. É claro, não são totalmente aceitas ainda, visto suas particularidades negativas, mas com toda certeza já se tornaram opções para muitos.

É apenas uma questão de tempo até que elas consigam mais espaço no mercado. Diante disso, a produção poderá ser maior.

Gostou de saber como funciona a energia eólica? Então não deixe de compartilhar este post com seus amigos. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Insistimento Portal de Notícias