Como Estudar construção civil

Como estudar construção civil? Há muitas oportunidades no mercado de trabalho, vastas áreas de conhecimentos que podem ser adquiridos e bem utilizados. 

Na construção civil é possível notar um fluxo grande de novos ingressantes no mercado e não é à toa já que com algumas profissões na construção civil é possível conseguir bons salários e uma carreira duradoura no mercado.

O histórico da construção civil é extenso, vem desde que o ser humano começou a construir civilizações. É claro, naquela época não havia um conhecimento tão amplo nesse mercado, atualmente isso mudou bastante! Casas, canais, muralhas e muitas outras construções sempre fizeram parte do nosso dia a dia e da história.

É claro que com o tempo engenheiros e arquitetos foram se especializando e se tornando parte fundamental na construção de cidades, vilas ou até mesmo de uma simples casa. 

Como estudar construção civil?

Já pensou o que deseja estudar na área? Como fazer isso e quais opções possui para entrar no mercado? Vamos ver melhor isso agora mesmo. Lembrando que a construção civil é repleta de opções!

As profissões da construção civil

A primeira parte, com toda certeza, é escolher o local onde deve começar. Não o local físico, mas a experiência profissional que deseja ter. Por exemplo, pode trabalhar na construção civil sendo um encanador, um eletricista talvez… A escolha dessa área é sua especialização.

Seguindo esse pensamento podemos dividir tudo em duas possibilidades. Ou você busca uma especialização ou trabalha mesmo sem muita qualificação. 

No primeiro caso podemos notar a presença de profissionais como: arquitetos, engenheiros, eletricistas, encanadores e muitos outros. Para ser um profissional da construção civil é necessário apenas que esteja atuando em construções civis, então não há muita restrição quanto a sua função.

E claro, como já dito, é possível estar nesse ramo mesmo sem precisar de uma especialização longa. Um exemplo claro disso é o operário da construção. Ele não precisa ter uma formação específica, mas ainda assim é muito requisitado.

Faça um teste vocacional

Esse é um dos pilares para quem deseja uma profissão. Vale lembrar que diversas formações abrangem um conteúdo muito extenso, sendo assim, ter certeza do que deseja é fundamental.

Apesar de muitos testes vocacionais não conseguirem refletir o que realmente pode vir a ser sua futura profissão, os testes mais qualificados costumam ter uma certa exatidão.

É claro, se já possui uma ideia do que deseja, é interessante adentrar mais o mundo da construção civil, é bem provável que existam áreas bem específicas que trabalhem com aquilo que você gosta!

Esteja sempre aprendendo mais

Aprender é importante em toda profissão, mas, principalmente para aquelas pessoas que possuem formação e ainda não conseguiram seu primeiro emprego, a melhor maneira de trabalhar na área é aumentando o conhecimento.

Até mesmo para quem já começou a trabalhar, entender o crescimento da tecnologia no ramo e diversos outros “pontos”, é importante. Leve em conta que a construção civil é uma área preocupada com construções que sejam sustentáveis, práticas, buscando sempre o melhor para a sociedade civil.

Somente pensando nisso já é fácil identificar grandes mudanças que aconteceram na área em poucos anos. Em todo momento, desde de sua formação até a sua atuação, estude! 

Uma alternativa é o técnico

Quem deseja ingressar no mercado, em qualquer área, já entende que profissionais com níveis de tecnólogos ou ainda técnicos, conseguem boas vagas. Isso porque as empresas podem pagar menos pelos seus serviços e muitas delas não necessitam, por exemplo, de um engenheiro, então esses profissionais vem bem a calhar!

O técnico pode possuir diversas profissões. O técnico em obras, por exemplo, é um profissional requisitado e bem remunerado. Outro importante profissional é o técnico em edificações, que pode atuar bem além do mercado da engenharia civil.

De toda forma, opções é o que não falta nesse mercado, mas, acima de tudo, é fundamental estabelecer a área que possui mais afeição, portanto, um plano de carreira ou até mesmo um teste vocacional pode ajudar a escolher sua profissão nesse meio.

Motivos para estudar construção civil 

Como estudar construção civil? Só a palavra estudar pode causar medo em algumas pessoas, porém o ramo da construção civil apresenta inúmeras vantagens e motivos para que você queira estudar.

Entre os principais motivos estão: saúde mental, exercitar conhecimento torna o cérebro mais eficaz além de melhorar o desempenho. 

Network, base fundamental para ampliar amizades, que podem ser inclusive construtivas para o futuro, uma vez que o ramo da construção civil possui muitas vagas. 

Mesmo antes de terminar o curso, oportunidades já aparecem, os estágios muito contribuem para a carreira do profissional em formação. 

Realização de projetos são comuns, assim como gestão de projetos, consultoria, gestão, pesquisa e até mesmo perícia. 

Como você pode ver, motivos não faltam, e agora que você já sabe como estudar construção civil, basta escolher o curso que melhor lhe interessa, se organizar e começar o quanto antes sua formação. 

Como está o mercado de construção civil

Bem, a boa notícia é que os dados mais atuais mostram um desenvolvimento nesse setor ainda! O Brasil é um dos países que mais valorizam o trabalho na construção civil, portanto, é bem difícil que essa questão mude nos próximos anos. 

Para se ter uma pequena ideia, o setor gerou aproximadamente 29 mil postos de trabalho apenas em julho de 2021, segundo os dados do Novo Caged do dia 26 de agosto. Isso também evidencia a relevância do setor para a economia nacional.

É claro, você não deve esquecer que há profissões que se tornaram obsoletas no mercado por algum tempo. O engenheiro civil, por exemplo, ainda é alvo de grandes períodos sem conseguir emprego. 

É uma questão que possui um envolvimento com o surgimento de técnicos e diversos outros profissionais que podiam fazer funções mais simples, o necessário para certas obras. 

Agora que você já sabe como estudar construção civil fica mais fácil decidir por qual ramo seguir, certamente será uma escolha de sucesso. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Insistimento Portal de Notícias