Vantagens dos navios cargueiros

Os navios cargueiros apresentam diversas categorias. As embarcações desse tipo precisam seguir algumas regras para operar dessa maneira, nem sempre é tão claro assim o que deve ser feito.

No entanto, nem todos os navios se resumem a este. Existem diversas embarcações que são utilizadas em larga escala na indústria. Diante disso, não dá para negar a importância de adequá-las a certas situações. Você conhece alguma delas?

Os navios cargueiros são uma delas. Sua função é simples, transportar cargas. Porém, apesar de ser algo simples de pensar, os navios cargueiros podem fazer coisas extensas, às vezes até mesmo muito impressionantes. Toneladas e toneladas de determinado item podem ser levadas nele, mas como? 

As principais cargas dos navios cargueiros são minérios e seus concentrados, carvão, grãos, fertilizantes químicos e bauxita. 

Tais navios incluem, além dos transportadores de minério e transportadores de carvão existentes, também transportadores de bauxita, transportadores de cimento e transportadores de açúcar. 

Tais embarcações altamente especializadas se justificam totalmente em direções com fluxos constantes de certas cargas, apesar do fato de que metade da viagem circular geralmente é feita em lastro. 

No entanto, devido a diferenças significativas nas propriedades físicas das cargas, principalmente densidade, fluidez, fluidabilidade e capacidade cúbica de carga específica, às vezes é tecnicamente impossível ou economicamente o uso de embarcações altamente especializadas para o transporte de mercadorias que não atendam ao valor básico. 

É proibido transportar minério em navios que não tenham reforços especiais; ao mesmo tempo, o uso de transportadores de minério para transportar cargas a granel relativamente leves é irracional, uma vez que esses navios são significativamente subcarregados devido à capacidade insuficiente de porões.

Como funciona os navios cargueiros

Essa é uma pergunta com respostas muito amplas. Isso porque não existe apenas um tipo de navio cargueiro e seu funcionamento acontece, em suma, quando ele é relacionado com seu trabalho.

Essa, no entanto, não é uma regra fixa, já que existem alguns cargueiros que são bem semelhantes, mas o que está sendo transportado e para onde a carga vai, acaba representando fatores de relevância na hora de definir o funcionamento do cargueiro.

No geral, no entanto, o navio vem com porões onde podem ser inseridas diferentes cargas. Quase sempre os navios cargueiros levam mais do que aquilo que é designado e não estamos falando de massa dos produtos.

Os navios, quase sempre, levam mais de uma carga, conseguindo resultados maiores e mais precisos em setores do comércio marítimo. Ademais, há muitas curiosidades sobre os navios cargueiros.

Tipos de navios cargueiros

Existem diversos navios com diferentes funções, por esse motivo é tão importante saber um pouco mais sobre eles antes de qualquer coisa. Podemos dividir os navios cargueiros nas seguintes categorias:

  • Navios graneleiros;
  • Navios petroleiros;
  • Navios gaseiros;
  • Navios frigoríficos;
  • Navios porta-contêineres;
  • Navio Ro-Ro;
  • Navio para cargas vivas;

Cada um deles carrega um tipo de material. Por exemplo, o primeiro citado na lista é capaz de carregar cargas a granel. Geralmente são transportadas enormes quantidades de cargas por dia. Além disso é um navio muito usual, já que na indústria sua função é vital. 

Dito isso, os petroleiros são ainda mais importantes, visto que são usados por diferentes países com ou sem potencial para geração do petróleo. Lembre-se que o objetivo desses cargueiros é o transporte e não a geração de um produto. É claro que no caso dos petroleiros, os países que produzem acabam ganhando um pouco mais de destaque, já que transportam para diversos locais do mundo.

Vantagens dos navios

Bem, agora vamos ao que interessa. Já que sabe exatamente como funciona um navio cargueiro tudo que basta agora é entender os benefícios desse importante veículo marítimo.

Ele é barato!

Sim! Apesar de ser um grande navio com bastante potencial, acontece que ele é barato! Não quer dizer que o preço é extremamente baixo, mas a verdade é que comparado a outras formas de transporte ele é sim bem mais em conta que outros transportes. 

Esse padrão os torna utilizados em diversos países, até porque muitos deles possuem certo contato com o mar, o que é uma grande vantagem.

Alcançam grandes distâncias

São realmente reis dos mares! Isso porque não há melhor transporte que eles dentro do mar. Também devemos lembrar que, apesar de não serem tão rápidos por conta do seu tamanho, conseguem chegar a locais muito distantes, desde que sejam banhados por mares ou rios.

Assim fica muito mais fácil alcançar certos pontos com muita carga, mesmo que isso demore um pouco para acontecer.

Elevada capacidade de carga

Claro, o transporte marítimo por completo é assim. São levadas milhares de toneladas por dia de um local para outro. Isso acontece com diversos produtos, desde de itens a granel até chegar a gases!

Os cargueiros são também o principal meio de transporte por carga do mundo. Parece algo bem extenso, mas na verdade é simples de se entender quando pensamos no tamanho dos portões que levam os materiais. 

Lembre-se que também existem diferentes cargueiros e o transporte pode ser feito de forma diferente.

É um dos meios mais seguros

O transporte terrestre está sempre suscetível ao roubo de mercadorias, até mesmo na última etapa do transporte. Um navio cargueiro, mesmo que exista uma ameaça de piratas, por exemplo, dificilmente será roubado, já que seu tamanho o impede completamente disso.

Por ser um transporte com uma tripulação bem ativa também, existem certos padrões de segurança que são seguidos à risca, diminuindo ainda mais esse risco. Há sempre profissionais preparados para lidar bem com determinadas situações, até mesmo com o risco de tempestades e afins.

É um trabalho extenso, na verdade, mas é um método bem mais econômico que outros, como é o caso do transporte aeroviário.

Como pode perceber as vantagens dos navios cargueiros são incontáveis quando falamos no transporte de cargas. Espero que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Insistimento Portal de Notícias