Dicas na hora de usar a panela de pressão

Ao usar panela de pressão, é necessário tomar alguns cuidados, pois se trata de um item cauteloso. Na verdade, sabemos que muitas pessoas deixam de usar panela de pressão por medo que ela exploda. Porém, para evitar esse receio excessivo, confira algumas dicas na hora de usar a panela de pressão.

A panela de pressão serve para cozinhar alimentos que demoram um pouco mais na hora do preparo, sendo que os mais conhecidos são o feijão e o aipim. Assim, essa panela tem como objetivo acelerar o preparo e economizar gás.

Saiba, a priori, a tampa da panela de pressão é o seu ponto principal, pois é onde fica a borracha responsável pela vedação, garantindo a pressão na parte interna. Na tampa também encontramos uma trava de segurança, mantendo a tampa no lugar.

Temos também dois tipos de válvula, a de pino e a de segurança. A primeira é de controle, sendo aquela que balança e faz um certo chiado após a panela pegar pressão. Por outro lado, a segunda é vermelha e de plástico ou borracha, a depender do modelo.

Dito isso, veja algumas dicas que podem ajudar no uso da panela de pressão.

Confira se possui um selo na panela de pressão do Inmetro

O selo de Inmetro é o responsável por garantir que a sua panela de pressão é de qualidade. Sendo assim, a presença desse selo indica que a fabricação da panela segue as legislações brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Além disso, esse selo atesta que a sua panela de pressão foi testada em todos os padrões de segurança. Assim, essa panela não explodirá, salvo nos casos de mal uso.

Verifique as válvulas e borracha da panela

Como foi dito acima, a panela de pressão, na parte da tampa, conta com alguns itens importantes, como a borracha e as válvulas. Elas são primordiais para a sua segurança e funcionamento adequado.

Por esse motivo, sempre que você precisar usar a panela, antes, veja se essa borracha está no local preciso, e se não está ressecada. Se este for o caso, será necessário fazer a troca da borracha.

Inclusive, você também deve conferir o estado atual da cálculo de controle, pois ela não pode estar entupida, precisando ficar encaixada e bem enroscada. No que se refere a válvula de segurança, ela não pode estar levantada, então, confira isso antes de usar a panela.

Não encha a panela completamente

Independente da capacidade que a sua panela possui, o recomendado é que ela não esteja completamente cheia. Isto é, é de suma importância que você use somente 2/3 da capacidade, incluindo a água e os alimentos.

O 1/3 restante estará livre para fazer com que o ar quente dentro permaneça na panela e realize o cozimento de alimentos. Se você não fizer isso, o provável que ocorra é a saída do vapor com líquido através da válvula de controle, podendo entupir essa válvula.

Não fique mexendo na panela

Ao longo do cozimento dos seus alimentos, não fique mexendo na panela de pressão. Deixe-a fazer o seu trabalho sozinha, só é necessário esperar.

Receita simples que usa panela de pressão

Agora que você já tem uma visão geral de como deve usar uma panela de pressão, conheça uma receita simples para aplicar esses ensinamentos. A receita de hoje é a de pão de aipim fofinho. Confira o que é necessário para essa receita:

– 700gm de trigo

– 1 xicara de açúcar

– 2 ovos

– 300gm de aipim cozido e amassado

– 1 xicara de leite

– 20 gramas de fermento biológico – 3 colheres de margarina

Insistimento Portal de Notícias