Posicionamento estratégico: saiba como fazer

Posicionamento estratégico: saiba como fazer
Posicionamento estratégico: saiba como fazer

O posicionamento estratégico é algo muito importante para as empresas e o papel dos gestores é assegurá-lo para que a organização tenha acesso a diversos benefícios.

Mas é importante ter em mente que esse conceito não se trata de uma decisão, mas do resultado de estratégias e processos. Só que existem muitas pessoas que não conseguem enxergar as vantagens de conquistá-lo.

De qualquer forma, é fundamental criar e executar um planejamento estratégico para direcionar as decisões da organização. Tendo isso em mente, fica claro que posicionamento estratégico não é proveniente de uma decisão.

Na verdade, ele é mais uma consequência de escolhas essenciais para que a companhia possa obter vantagens no mercado em que atua, lembrando que todos os setores, atualmente, são muito competitivos.

Existem aqueles que não enxergam as vantagens do posicionamento estratégico e aqueles que simplesmente não sabem qual realmente é o seu conceito e de que forma chegar lá.

Para gestores e empreendedores inexperientes, realmente tudo isso pode ser um grande desafio, mas este artigo vai esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto.

Ele vai mostrar o que é posicionamento estratégico, como aplicá-lo do jeito certo e quais são seus benefícios.

Entendendo o posicionamento estratégico

Posicionamento estratégico nada mais é do que a forma como um empreendimento se destaca de seus concorrentes e gera valor no mercado em que atua. Também está relacionado à forma como entrega soluções para os consumidores.

Existem grandes corporações no mundo que se destacam porque entregam produtos inovadores, prestam excelentes serviços e conseguem oferecer tudo isso por preços competitivos.

Para uma empresa de impressão de etiquetas, é importante desenvolver estratégias operacionais para que possa se posicionar no mercado em que atua.

Só que os gestores precisam ter em mente que nenhuma organização é capaz de satisfazer todas as pessoas e ser competitiva em diferentes áreas com qualidade, flexibilidade, inovação, custo, entre outras.

Posicionamento estratégico realmente acontece quando a organização escolhe uma ou duas áreas para buscar excelência e o posicionamento é focado no modo como a companhia vai competir no mercado de atuação.

Uma boa estratégia é aquela que considera forças e fraquezas, sem perder de vista as necessidades dos consumidores, a situação atual do mercado e a posição dos concorrentes.

O propósito do posicionamento estratégico é permitir que a empresa se concentre em áreas específicas para que possa manter a competitividade.

Uma das ferramentas mais importantes nesse processo é a análise SWOT, um tipo de avaliação realizada antes de iniciar um projeto, sendo fundamental para desenvolver o posicionamento estratégico do negócio.

Como desenvolver?

Para desenvolver seu posicionamento estratégico, uma empresa de pequenos serviços residenciais deve investir em alguns diferenciais. São eles:

Pesquisar o mercado e a concorrência

É fundamental saber quais são os diferenciais do negócio e se especializar, assim sendo, a melhor forma de alcançar esse propósito é descobrir quais são as carências do mercado, o que a concorrência está fazendo e quais são os pontos inexplorados.

Para encontrar tudo isso, a companhia deve fazer uma análise SWOT para um mapeamento e além das características do mercado, o recurso também mostra quais são os processos atuais que podem ser aprimorados.

Focar no consumidor

Outro fator importante para desenvolver o posicionamento estratégico é manter o foco nos consumidores, afinal, eles são a razão da existência da marca.

O posicionamento estratégico é capaz de atrair as pessoas, mas ele vai fazer isso dentro de um segmento de audiência. A organização precisa identificar esse segmento e focar as decisões nas pessoas que fazem parte dele.

Definir o core business

A pesquisa deve se aprofundar no core business da empresa, ou seja, em seus produtos e serviços. Por exemplo, no caso de uma padaria, além do pão, ela também vende:

  • Bolos;
  • Doces;
  • Frios;
  • Bebidas.

Com base nisso, uma empresa de reteste auto escola precisa saber o que entrega de valor para os clientes e assim identificar seu core business.

Entender a concorrência

Além de focar no cliente, é muito importante prestar atenção aos concorrentes para saber quais são suas posições.

Isso é interessante porque muitas organizações exploram áreas do mercado menos competitivas para que possam criar seu posicionamento estratégico.

Observar o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor também traz muitas informações, por isso, a organização precisa analisar históricos em plataformas como ferramenta CRM e relatórios provenientes das estratégias de automação de marketing.

Recomenda-se aproveitar todos os dados e pistas que o consumidor oferece durante as interações com a marca em diferentes canais, como redes sociais, atendimento em lojas, entre outros.

Considerar as competências centrais

É muito comum ver gestores cometendo o erro de selecionar uma posição estratégica que está fora das competências centrais do negócio.

Uma clínica de recuperação para drogados precisa ter em mente que o principal desafio não é identificar o posicionamento, mas alcançá-lo e permanecer nele. Nesse processo, são as competências da companhia que trazem a expertise e a habilidade necessária.

Investir em marketing e branding

O marketing é uma tarefa muito importante para que o posicionamento do negócio seja notado pelos consumidores, assim sendo, as estratégias adotadas precisam estar alinhadas com os diferenciais e a segmentação escolhida pelo negócio.

Nesse alinhamento são trabalhadas ações nas redes sociais, criação da persona, promoções feitas pela marca, bem como o desenvolvimento de materiais voltados para o funil de vendas.

Também é algo que pode impactar a elaboração de vídeos, uma vez que se trata de uma importante ferramenta para as estratégias de marketing digital e posicionamento.

Alocar recursos

Assim como as competências afetam o posicionamento estratégico, o modo como uma firma terceirizada de limpeza aloca e usa recursos é algo determinante para suas habilidades e para manter a posição no mercado.

Supondo que os recursos atuais não dão conta de produzir materiais de alta qualidade, então não é possível focar na qualidade em si, pelo menos até que a companhia consiga mudar essa situação.

Investir em reposicionamento

Esporadicamente, a companhia precisa reposicionar a marca e as soluções que oferecem. Isso é necessário porque quanto mais tempo permanecer em uma posição, mais difícil de realocar para os clientes.

É fundamental fazer avaliações periódicas sobre a posição estratégica e pensar sobre o que é necessário mudar e quando isso deve ser feito.

Mas tudo isso só será possível se a companhia conhecer muito bem seus clientes e o mercado em que atua.

Benefícios do posicionamento estratégico

O posicionamento estratégico traz diversos benefícios que estão além do melhor preço e da qualidade do produto, embora estes fatores façam parte do diferencial.

Só que dentro de uma loja de moda praia infantil atacado, ele também garante uma experiência de compra satisfatória e aumenta a competitividade da companhia.

Quando a empresa se posicionar no mercado, cria um diferencial competitivo e quando existe um planejamento estruturado por trás, a corporação se transforma em referência perante os concorrentes e os consumidores.

Mas além de alcançar clientes novos, a marca também tem facilidade para fidelizar quem já compra com ela. De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, 74% dos clientes dizem que são fiéis a uma marca.

Além disso, 52% afirma que fazem o que podem para comprar com as marcas preferidas, principalmente com aquelas que oferecem um bom atendimento.

É importante pensar nisso porque quando uma pessoa procura, por exemplo, tela mosquiteira removível preço, além de querer saber sobre o preço do produto, também deseja ser bem atendida e ter uma boa experiência.

Quando a organização consegue fazer isso, automaticamente fideliza os consumidores. Com base nisso, preço, qualidade e atendimento satisfatório são fatores primordiais e que precisam estar sempre juntos.

Outros diferenciais também podem ser trabalhados, como no caso dos prazos de entregas curtos. Ao longo do tempo, tudo isso se transforma em diferenciais da marca e o posicionamento estratégico ajuda a definir os valores da empresa.

Trata-se de uma alternativa que ajuda a gerar identificação com o público, lembrando que o mercado está cada vez mais competitivo, principalmente por conta do avanço das estratégias de marketing digital.

Um fabricante de estrutura de aluminio para telhado de vidro precisa estar atento a diferentes canais porque só assim vai conseguir alcançar potenciais clientes com facilidade e aumentar o faturamento do negócio.

Considerações finais

As empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento, precisam cuidar de diversos fatores para que possam manter sua competitividade no mercado, como no caso das estratégias de marketing, vendas e processos internos.

Só que o gestor também precisa trabalhar para que a corporação possa desenvolver seu posicionamento estratégico e conquistar um bom espaço no mercado em que atua.

Assim, vai ficar mais fácil alcançar o público que realmente se interessa pelas soluções e criar um diferencial competitivo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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