Veículos com painéis fotovoltaicos o mantêm climatizado, mesmo com o motor desligado

Nova geração de veículos híbridos-elétricos, já vem de fábrica com painéis solares instalados, para conforto dos passageiros e aproveitamento energético do sol.

Brasília, 20/10/21  |  Tempo de leitura: 3min25s

A eletrificação da frota de veículos é uma tendência sem volta, seja por conta dos aumentos sucessivos dos preços dos combustíveis fósseis, seja pelo apelo da economia verde. Mas é sempre bom avaliar a origem da fonte geradora da energia elétrica, aqui no Brasil por exemplo, não existe nenhuma vergonha em utilizar diesel para gerar energia elétrica.

Termoelétricas baseadas em combustíveis fósseis, estão em construção no país, e a tendência é que a oferta de energia elétrica de origem na queima de combustíveis fósseis cresça, graças a políticas equivocadas de investimento em geração energética, ao longo dos tempos.

A escolha pelas termelétricas como matriz geradora de energia só pode ser explicada pela falta de planejamento no setor elétrico nacional associada à corrupção. Sim, querido leitor, a desmobilização das operações de combate à corrupção, como por exemplo a operação lava jato, abriu novamente a porteira da corrupção.

Veículos elétricos fotovoltaicos

Desenvolvendo uma visão mais a longo prazo, a frota será eletrificada, é um ponto pacificado, e a nação que ficar para trás nesta corrida, será penalizada com o isolamento econômico. Pois a cadeia de fornecimento global de petróleo depende muito de acordos internacionais. Justamente onde os países, que são os atuais líderes econômicos, estão acelerando a transição para uma economia mais verde.

É bom pensarmos em pelo menos em três categorias da nova geração de veículos elétricos, segue a sua definição:

  • Veículos Híbridos
    • São veículos ainda baseados em sistemas de combustão interna, porém acoplados a pequenos geradores, que abastecem baterias embarcadas. Então este tipo de veículo ainda consome combustíveis fósseis. Empresas que fazem transportes de veículos já estão utilizando este tipo de caminhão, mas é um motor com uma potência menor e que faz mais quilômetros por litro, por conta do acionamento de motores elétricos de tempos em tempos, quando as baterias estão carregadas.
  • Veículos Elétricos
    • São veículos de construção mais simples e que exigem pouca manutenção, são puramente movidos por motores elétricos, e baterias embarcadas. A desvantagem atual é que este tipo de veículos possui a necessidade de parar, por algumas horas, para reabastecimento. E não existem muitos pontos de abastecimento elétrico disponíveis.
  • Veículos elétricos fotovoltaicos
    • São veículos elétricos com dispositivos de coleta de energia solar, eles podem ser abastecidos em pontos de abastecimento e pela energia do sol durante o dia. Estes modelos de veículos, quando expostos à luz do dia, se abastecem com energia solar, ou durante o abastecimento mantêm o veículo climatizado, o que é uma vantagem.

Veículos elétricos mantêm o ambiente interno climatizado

Uma das vantagens dos veículos elétricos é que eles são capazes de manter o ambiente interno dos veículos climatizados mesmo com o veículo estacionado e sem uso. Por conta da tecnologia embarcada, os veículos elétricos sabem quando estão transportando passageiros e controlam a temperatura dos sistemas de ar condicionado de forma mais eficiente.

Uma prática comum de quem opera caminhões, baseados em diesel, é deixar o veículo ligado o tempo todo, justamente para manter o veículo climatizado, as empresas de mudanças em Águas Claras já conhecem esta prática e somam eventuais custos extras no preço do transporte.

O maior consumo de um sistema de ar condicionado é a sua partida, para se atingir a temperatura desejada é consumido muitos recursos energéticos, mas se ao se manter uma certa temperatura interna de tempos em tempos, é mais eficiente e mais rápido em se atingir a temperatura desejada.

Quando o passageiro embarcar é necessário apenas fazer um ajuste na temperatura, o ambiente interno já está climatizado, então a sensação para o passageiro sobre a temperatura interna é muito maior, e o resfriamento a condições ideais muito mais rápido, consumindo menos energia.

Veículos elétricos: Empresas de transportes na linha de frente

Sempre haverá demanda por veículos de transporte de cargas, seja movidos por diesel, gás ou gasolina, mas os grandes clientes já estão alinhados com a política verde, é uma iniciativa que nasce no coração do capitalismo. Antigos veículos de transportes baseados em combustão interna, já estão sendo reprovados na hora da escolha de uma transportadora de veículos, por exemplo.

Quem fabrica veículos elétricos, quer ter seus bens transportados em caminhões elétricos, percebe a relação econômica? O cliente que deseja adquirir um veículo elétrico é muito apegado ao comportamento da cadeia de fornecimento e quanto à coerência do fornecedor, quando faz a sua opção de compra.

Clientes portadores de veículos elétricos, que hoje pertencem a classe social AAA, transitam com seus veículos em trajetos eletrificados, vão às compras onde existem pontos de abastecimento elétrico, e assim por diante. As empresas que desejam atender este público, de alto poder aquisitivo, é que impulsionam a eletrificação, manter o cliente ciente de como a energia elétrica é gerada, passa a ser um diferencial de status e de marketing.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

Insistimento Portal de Notícias