Aumente sua autoestima fazendo procedimentos estéticos

As tendências fomentadas entre a sociedade geral nos últimos anos tomou a atenção dos indivíduos para esferas como saúde, bem-estar e autoestima. Essas três esferas resultaram diretamente no aumento da procura por procedimentos estéticos e academias.

Apesar dos procedimentos dividirem opiniões entre os indivíduos, na verdade, se for observada a fala de especialistas, estes não apresentam riscos para o organismo. 

Certos procedimentos não chegam a ser invasivos, como no caso da micropigmentação sobrancelha ruiva, que consiste na modificação de cor dos pelos do rosto. Isso não exclui a relevância da expertise e de contar com materiais de qualidade.

Sejam invasivos ou não, os procedimentos são realizados nos locais que colocam em risco a circulação sanguínea, como rosto, cintura, barriga e pernas. 

E por esse motivo é imprescindível que sejam realizados por profissionais qualificados e com materiais confiáveis, fatores que corroboram inclusive para a duração dos procedimentos realizados, como a micropigmentação labial masculina

Além do escopo abrangido com a pauta de saúde e segurança, é válido ter em mente que as modificações realizadas impactam diretamente a relação de um sujeito com o próprio corpo. 

Por isso, confiar a autoestima só vale se for com profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade de vida dos pacientes.

O que são procedimentos estéticos?

Os procedimentos estéticos são um conjunto de ações tomadas pelos indivíduos em prol da melhoria da sensação de bem-estar individual, ou seja, melhorias feitas em termos estéticos para potencializar a autoestima.

Esses procedimentos que podem ou não ser de cunho cirúrgicos, devem necessariamente ser realizados por profissionais qualificados. Isso pois, através de microagulhamentos, aplicações de ácidos e outras substâncias, os procedimentos são feitos.

Logo, é fundamental garantir que o corpo e a autoestima estejam entregues nas mãos de pessoas confiáveis, não agravando as questões que levaram determinado indivíduo a busca por melhorar a estética. 

Contemplado desde limpezas de pele até a ginecomastia grau, os procedimentos são técnicas estudadas e desenvolvidas por especialistas em estética e medicina, para agregar positivamente na vida das pessoas, afetando:

  • Confiança em si mesmo;
  • Autoaceitação;
  • Habilidades sociais;
  • Relacionamento com o próprio corpo.

Aliás, são essas as esferas analisadas no escopo da autoestima, que podem interferir em diversas áreas da vida, incluindo a carreira. 

Embora não sejam completamente definitivos, os procedimentos apresentam melhorias em questões de desconfiança no corpo das pessoas, e por um período, conseguem remediar o problema.

Autoestima e procedimentos estéticos

Conforme citado, nem todos os procedimentos estéticos são definitivos, aliás, boa parte deles exige a manutenção periódica de acordo com a recomendação dos especialistas.

Mas, não há dúvidas quanto ao benefício que trazem à autoestima, determinados procedimentos inclusive auxiliam no tratamento de doenças de pele e manchas, como é o caso da aplicação de jato de plasma para melasma.

Outro fator que ressalta os benefícios de tais para a autoestima, é o aumento da demanda nos últimos anos. Só no Brasil, em concordância com a análise da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, a procura aumentou cerca de 390% em dois anos.

Isso expressa que mais pessoas compreendem a funcionalidade dos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para o organismo e para a saúde mental.

Como toda pauta de saúde, a realização desses métodos divide opiniões entre a sociedade e especialistas. Algo comum e prejudicial, é ver pessoas exagerando na quantidade de procedimentos realizados.

O exagero e a realização desnecessária dos métodos de melhoria estética do corpo são alvo de muitas críticas, porque colocam em risco a saúde e bem-estar dos indivíduos. Em adição, o risco é que seja criado um ciclo vicioso de dependência.

A medicina como um todo se posiciona contra o abuso de procedimentos estéticos exagerados e sem a supervisão de profissionais. É função dos órgãos reguladores punirem especialistas irresponsáveis nesse sentido. 

Exceto os casos criticados por especialistas, métodos como a rinoplastia para nariz são essenciais para tratamentos estéticos e corroboram para o aumento da autoestima e autoconfiança, por isso são recomendados pelos órgãos reguladores. 

Trabalhando na autoestima

No entanto, em conformidade com a orientação de profissionais da área, é fundamental que as questões do corpo sejam trabalhadas e desenvolvidas sem a obrigatoriedade de contar com os procedimentos. 

É preciso que as pessoas estejam aptas para focar no autocuidado com o corpo para depois contarem com a ajuda extra dos métodos de melhoria. Essa ação evita a dependência nos procedimentos e fortalece a autoestima.

No caso de problemas de saúde que exigem um tratamento, é válido contar com os procedimentos como métodos alternativos e que venham para potencializar, mas não que sejam o único dispositivo utilizado. 

Muitas mulheres relatam queixas de insatisfação com o próprio corpo, inclusive após a gestação. Um dos procedimentos que auxilia a minimizar as queixas, é o microagulhamento estrias barriga.

Porém, cabe destacar que é essencial que os métodos usados sejam uma das alternativas para a resolução do problema, manter uma dieta equilibrada e realizar atividades físicas regularmente também é essencial.

Há ainda um compilado de dicas e boas ações para o desenvolvimento da autoestima das pessoas, que devem ser efetuadas antes de partir para os procedimentos estéticos, conforme alertam os especialistas.

  1. Autoconhecimento é a chave

O autoconhecimento deve ser o primeiro ponto a ser trabalhado na relação dos indivíduos com o próprio corpo. Entender o corpo e compreender seu funcionamento e necessidades é indispensável na jornada pela autoestima e o autoconhecimento.

Além disso, direcionar o foco para o corpo e mente, observar os pontos fortes e fracos e conhecer as características individuais auxilia na tomada de decisão e agrega no desenvolvimento do amor próprio.

Com o autoconhecimento devidamente trabalhado, então a mente e corpo plenamente alinhados, conseguem determinar a necessidade de usar a micropigmentação sobrancelha masculina para elevar a autoestima. 

  1. Alinhamento de expectativas

As expectativas são capazes de determinar toda a experiência diante de algum acontecimento ou procedimento, inclusive em relação ao próprio corpo. É preciso alinhar as expectativas com as reais possibilidades do contexto.

Esse alinhamento de expectativas evita a busca incessante pela perfeição e a comparação com outras pessoas, dois fatores que são destrutivos para a autoestima. 

Alinhar as expectativas, de acordo com profissionais da área de psicologia, na verdade é um ato de auto amor e auto carinho, porque afasta pensamentos e sensações negativas quando o corpo está expressando somente a sua natureza.

Cabe destacar que manter o alinhamento das expectativas é possível somente com o claro entendimento da realidade, ou seja, com o autoconhecimento, detalhando as possibilidades e limitações de um sujeito na sua individualidade.

  1. Cuide da saúde física e emocional

A saúde física e emocional são cruciais para a garantia de qualidade de vida e bem-estar a longo prazo. Apesar de serem ignoradas por muitas pessoas, sem elas não é possível trabalhar na autoestima e tampouco desfrutar dos benefícios de procedimentos.

Manter uma dieta saudável, é mais vantajoso para o corpo do que efetuar inúmeros procedimentos para emagrecimento e limpeza de pele. Neste caso, o problema não é um desequilíbrio emocional e nem mesmo alguma doença.

O problema, na verdade, está na relação do indivíduo consigo mesmo. Conforme analisam os profissionais estetas, negligenciar os cuidados básicos com o organismo e compensar esse déficit com procedimentos estéticos é apenas uma “máscara”.

Outra esfera a ser abordada, é que com os cuidados devidamente tomados com o corpo e mente, os procedimentos estéticos têm efeito prolongado. Afinal, são usados para tratar e não para disfarçar algum “problema”.

Considerações finais

Os avanços nos estudos de medicina e estética acontecem para maximizar a qualidade de vida e promover a sensação de bem-estar entre a população de modo geral ao longo dos anos, surtindo efeitos diretamente no médio e longo prazo. 

Como consequência destes estudos, há um aumento no fornecimento de procedimentos estéticos e a diversidade de soluções para agregar na melhoria da aparência do corpo de modo geral. 

Com a alternância nas relações de oferta e demanda, certas divisões de negócio foram impactadas diretamente, aquecendo o mercado de clínicas de estética como também para empresas que atuam na locação aparelhos estética

Apesar de apontar para uma boa causa, essa alternância na dinâmica de oferta e demanda pode representar riscos para o cliente final, que neste caso são os pacientes. É preciso estar atento para profissionais mal intencionados.

A realização dos métodos de melhoria da autoestima por intermédio de recursos cirúrgicos e não cirúrgicos, deve obrigatoriamente seguir as diretrizes dos órgãos reguladores e de organizações não governamentais globais, como a OMS.

Ao seguir as diretrizes, o profissional transmite a segurança para o paciente durante a realização do procedimento e também demonstra que está apto para lidar com os procedimentos do início ao fim.

Tão fundamental quanto avaliar a conduta profissional, é investir nas expectativas e propósitos pessoais. Estar atento à saúde mental, emocional e física é o melhor procedimento a ser feito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.