Como escolher panelas?

Esse é um guia prático de como escolher panelas que pode te ajudar bastante. Seja para quem está montando sua primeira cozinha, ou mesmo tem planos de trocar seus equipamentos, as informações a seguir com certeza vão ser muito úteis.

Separamos abaixo um guia, feito junto com o site Mister Cozinha, com os principais critérios para você escolher suas panelas de forma adequada. Veja o que é mais importante considerar nessa hora. Além disso, saiba como garantir a compra dos melhores equipamentos, perfeitos para suas necessidades.

Como escolher panelas: alguns fatores principais

Na hora de realizar a compra desse item, há vários fatores que você precisa considerar. Estes vão desde o seu orçamento até o tipo da panela, suas funções e características em geral. Por isso, veja a seguir o que considerar para sua compra.

Custo-benefício e tipo de panela

Em primeiro lugar, esse é um dos critérios mais importantes. Afinal de contas, há vários tipos de panela que possuem diferenciais e características específicas. Entre os mais recomendados em termos de saúde e praticidade, destacam-se os seguintes:

  • Aço inox;
  • Cerâmica;
  • Aço cirúrgico;
  • Vidro temperado;
  • Ferro.

É claro que o preço desses itens naturalmente será mais elevado. Mas uma boa opção para não gastar muito e aproveitar seus benefícios é comprar panelas é priorizar o revestimento. Nesse sentido, é possível optar por um modelo que tenha apenas a superfície interna feita de um material mais saudável. O material da parte externa não fará tanta diferença.

Tamanhos e medidas

Não há como escolher panelas sem levar em consideração essas características. É preciso levar em conta para quantas pessoas você costuma cozinhar, o número de panelas ideal e o tamanho e medida de cada uma delas. Nesse sentido, as informações abaixo podem te ajudar a escolher:

  • Panelas pequenas, de 14 a 16 centímetros, são ideais para refeições rápidas e em menor quantidade;
  • Já as panelas médias de 18 a 20 centímetros servem para preparar pratos um pouco mais elaborados e em maior quantidade;
  • Por fim, panelas grandes acima dos 20 centímetros são ideais para refeições que sirvam quatro pessoas ou mais.

Além desses aspectos, também é preciso considerar a espessura das panelas. Itens de qualidade devem ter, no mínimo, 2,5 a 3 milímetros de espessura. Isso irá garantir maior durabilidade.

Praticidade e funções extras

Essa é uma questão um pouco subjetiva, mais igualmente importante para você considerar. Hoje há uma infinidade de panelas com recursos variados. Elas vão desde superfícies antiaderentes e cabos antitérmicos até propriedades elétricas.

Mas nesse sentido, qual é a melhor para atender as suas necessidades? Para responder a essa pergunta, considere como é sua rotina. Você tem pouco tempo para cozinhar? Pode gastar um pouco mais em uma panela diferenciada? Se a resposta for sim, recorra a um modelo que tenha funções automatizadas, e ofereçam praticidade de uso, limpeza e armazenamento.

Outras considerações importantes sobre como escolher panelas

Para além dessas características, há outra questão igualmente importante que você precisa levar em conta. Trata-se da quantidade de panelas que pretende comprar. E é necessário ter isso em mente levando em conta os seguintes fatores:

  • Os modelos mais simples de jogos de panela costumam ter entre quatro e cinco peças. Eles contemplam as necessidades básicas de refeição de uma família pequena;
  • Por outro lado, existem conjuntos com mais peças, que podem chegar a oito panelas e ainda contar com acessórios. Nesse caso eles são mais indicados para quem cozinha com maior frequência e para mais pessoas, além de fazer pratos elaborados;
  • E, caso você queira, também pode optar por comprar peças individuais. Mas aqui é mais vantajoso adquirir itens específicos que possam facilitar ao máximo sua rotina. Nesse sentido, frigideiras e panelas de pressão são bastante adequadas.

Agora, seja qual for o seu caso, não há como escolher panelas sem levar em consideração o seu tipo de fogão. Isso porque, é preciso considerar se o equipamento é compatível com ele. De nada adianta ter um fogão por indução e não comprar uma panela com fundo magnético.

Seguindo essas dicas, com certeza você terá sucesso ao escolher suas panelas. Agora é hora de levar esses aspectos em consideração e planejar suas compras de forma assertiva. Palavras-chave: como escolher panelas.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.