Como fazer slide de apresentação de empresa? 11 dicas para inovar e encantar

No cenário de vendas atual, cada contato com o cliente pode ser decisivo no processo de vendas. Por isso mesmo, saber como fazer um slide de apresentação da sua empresa pode definir os rumos da sua negociação, levando a um fechamento de vendas mais rápido e assertivo. 

Pensando nisso, organizamos, neste artigo, 11 dicas para entender como apresentar a sua empresa de forma inovadora, ágil e efetiva, sem cair nos velhos clichês e sem tornar o momento da reunião maçante e inconclusivo. 

O que você ganha com uma boa apresentação da empresa?

Como dissemos logo acima, na introdução deste artigo, uma boa apresentação de vendas pode ditar os rumos de uma negociação. Com bons argumentos, uma identidade visual atrativa e uma linha de raciocínio objetiva e bem fundamentada, você sai ganhando em diversos aspectos, como os que pontuamos a seguir. 

Autoridade para a marca

A apresentação de slides da empresa é uma oportunidade de construir credibilidade para a marca. Por isso, é importante investir energia e esforços na construção de um material visualmente atrativo e, sobretudo, capaz de traduzir as diretrizes estratégicas do negócio. 

Articule a formatação da apresentação entre os times de marketing e vendas para garantir um resultado satisfatório em ambos os aspectos e encante o seu cliente no primeiro encontro! 

Aproximação com o potencial cliente

Além de mostrar a que veio, a empresa pode — e deve — utilizar o momento da apresentação para se aproximar de seu cliente. Por isso mesmo, nossa recomendação é que cada apresentação tenha slides personalizáveis que possam ser preenchidos com dados exclusivos de cada cliente, como aqueles voltados ao problema x solução e, sobretudo, à proposta de negócio oferecida ao longo da reunião. 

Encurtamento de jornadas de ciclo longo

Já imaginou encurtar seu ciclo de vendas longo graças a uma apresentação de slides bem feita? Pois saiba que isso é perfeitamente possível! 

Apresentações enxutas, mas objetivas, são capazes de cativar o ponto de contato na empresa, fornecendo a ele, de uma só vez, todas as informações necessárias para que a negociação avance internamente. Isso faz com que o processo alcance os decisores em menos tempo, e o fechamento da venda ocorra com mais celeridade.

Como fazer slide de apresentação de empresa? 11 passos 

Aqui está nossa receita de sucesso para te ajudar a entender, de uma vez por todas, como fazer slides de apresentação da sua empresa. 

  1. Tenha em mente o objetivo da apresentação

Antes de iniciar a construção da apresentação, reflita sobre seus objetivos. O que você deseja? Construir credibilidade para a sua marca, evidenciando casos de sucesso? Apresentar os diferenciais da empresa para vencer uma concorrência? Vender um serviço exclusivo com condições especiais? 

A resposta a estas perguntas te ajuda a seguir com mais segurança para os passos seguintes. 

  1. Use os slides como guias: não encha as lâminas de texto

Nossa segunda dica de como fazer slide de apresentação de empresa é: lembre-se de ter estratégia na elaboração do conteúdo! Embora seja essencial que o conteúdo (sobretudo se compartilhado com o prospect por e-mail) apresente informações-chave sobre o negócio, resista à tentação de escrever um “textão” em cada slide. 

O ideal é resumir linhas de raciocínio e inserir informações importantes, que podem:

  1. impressionar o cliente, caso ele veja a apresentação sozinho, sem a presença do vendedor;
  2. orientar o vendedor, caso ele tenha a chance de conduzir a apresentação de slides em uma reunião. 
  3. Contextualize o cenário

Uma boa dica para guiar o raciocínio na apresentação é seguir a linha “do geral para o partciular”. Comece contextualizando o cenário e mostrando demandas dos consumidores e do mercado. Seu objetivo deve ser mostrar que a sua solução é convergente com as necessidades do cenário, e que pode, de fato, ajudar no progresso do cliente. 

  1. Foque nos problemas do cliente

Após contextualizar o cenário, parta para uma análise mais particular: foque nos problemas que você acredita serem as demandas do cliente. 

Como a sua empresa pode ajudá-lo a contornar os desafios e atender às demandas apresentadas anteriormente? 

  1. Apresente as soluções para estes problemas

É hora de apresentar suas soluções! Em um primeiro momento, nossa recomendação é mostrar que você conhece a resposta para as questões do cliente, mas ainda sem se apresentar como o “salvador da pátria”. 

Veja o exemplo abaixo: 

Suponhamos que sua empresa ofereça um software que mensura resultados de ações de Responsabilidade Social Corporativa. 

Inicialmente, você deve mostrar que o mercado e a sociedade voltaram seu olhar a estas demandas, e que desejam comprar de organizações comprometidas com estes aspectos.  

Em seguida, você deve mostrar que a solução para se posicionar como uma organização comprometida com os resultados em RSC é mensurar e apresentar resultados de forma confiável e realista. 

É importante que todas as informações sejam embasadas com dados estatísticos e notícias reais, sempre que possível. 

  1. Mostre como a sua empresa tem autoridade no assunto

Agora sim, é hora de brilhar! Após entregar a solução para o cliente, coloque-se como uma referência no tema. Apresente a empresa, reforce seus pilares estratégicos e mostre que você se destaca da concorrência por dominar a temática. Esta apresentação deve ser sucinta, preferencialmente condensada em um único slide. 

  1. Detalhe as ferramentas e metodologias de forma personalizada

Empresa apresentada, é hora de detalhar as ferramentas que ajudarão o cliente a alcançar o resultado desejado. Mostre como você trabalha e foque em soluções que podem trazer bons resultados de forma personalizada a cada cliente. 

Uma dica é deixar prontos slides com todas as funcionalidades, e ocultá-los e ativá-los conforme o perfil de cada apresentação. 

  1. Use gráficos, estatísticas e estudos de caso como evidências 

Ative o gatilho de vendas da prova social para mostrar que sua empresa já solucionou problemas semelhantes ao do cliente. Depoimentos, casos de sucesso, gráficos com resultados e estatísticas de relatórios são bons aliados neste momento da apresentação. 

  1. Personalize pacotes e produtos para cada caso

É hora de apresentar a proposta de valor. Dedique um tempo a esta etapa e construa propostas personalizadas para cada caso. Parta de uma pesquisa prévia da empresa e implemente, neste slide, tópicos que demonstrem o seu interesse em ajudar este cliente de forma próxima — nada de generalismos!  

  1. Humanize a empresa apresentando o time

Por fim, mostre ao cliente quem serão os responsáveis pela condução interna da estratégia proposta. Apresente lideranças e times diretamente relacionados com a demanda do prospect. 

Esta é uma saída para humanizar o atendimento e mostrar que todo o processo será conduzido por pessoas: reais e empenhadas em encontrar soluções efetivas para o cliente. 

  1. Ofereça diferentes canais de contato para continuar a conversa

Por fim, encerre a apresentação com um slide de agradecimento e contatos para uma próxima reunião. Não se prenda a um único canal de comunicação! Ofereça e-mail, telefone, WhatsApp e o que mais for possível para que o cliente tenha a opção de escolher o meio com o qual se familiarizar mais. 

Agora você sabe como fazer um slide de apresentação de empresa eficaz e compacto. Nada de informações a mais ou a menos! Esta é a medida certa para instigar seu prospect e apresentar os diferenciais do negócio de forma única. Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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