O que é segmentação de clientes e por que essa estratégia pode otimizar suas oportunidades?

Você sabe o que é segmentação de clientes? Quais tipos de segmentação utiliza no seu negócio? Para quem não sabe, a segmentação de consumidores é uma prática comum de separar a base de clientes a partir de suas preferências ou afinidades com a marca.

Essa estratégia é muito utilizada por ajudar as empresas a definir com mais precisão o seu público-alvo, o que permite aos empreendimentos desenvolver os melhores métodos de atendimento e vendas, e também criar maneiras mais humanizadas de oferecer boas experiências aos clientes.

A qualidade da segmentação foi pauta no relatório de tendências em CX 2020, da Zendesk, onde 76% dos consumidores disseram esperar algum tipo de personalização nos serviços oferecidos pelas empresas, o que evidencia essa estratégia no fortalecimento das marcas.

Para entender mais sobre o que é segmentação de cliente, e avaliar as opções disponíveis para melhorar a experiência dos seus consumidores, continue esta leitura!

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é o processo em que a empresa divide seus clientes em grupos, com base nas características comuns que elas representam, e essa divisão pode seguir variados fatores, como:

  • estado civil;
  • sexualidade;
  • idade;
  • localização;
  • preferências por determinados produtos;
  • e diversos outros fatores, que quando separados dão origem a um grupo segmentado.

Essa segmentação facilita o trabalho de áreas de marketing e vendas, que, sabendo as preferências dos clientes, conseguem direcionar o relacionado e a negociação com cada perfil de consumidores, graças às suas características específicas.

Por que segmentar clientes?

Agora que você já consegue compreender o que é segmentação, fica mais fácil entender que a segmentação auxilia os negócios a focar suas estratégias de prospecção, conforme as necessidades reais dos seus clientes em potencial.

Além disso, a segmentação de consumidores permite que os profissionais de marketing criem campanhas de publicidade mais específicas e atraentes, o que reduz gastos desnecessários com pessoas que não vão valorizar os produtos e serviços da empresa.

Outro ponto importante a se observar, é que ao entender o que é segmentação de clientes, os negócios conseguem focar suas energias num público específico, o que possibilita a organização de uma área de Customer Sucess mais estruturada e capaz de oferecer boas experiências.

Tipos de segmentação de clientes

Existem diversos tipos de segmentação de clientes, que servem como direcionamento para que as empresas consigam encontrar seu perfil ideal de cliente, e construa as estratégias certas de encantamento para eles.

Conheça a seguir os principais exemplos de segmentação:

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental é um exemplo de segmentação de clientes, focado em  padrões individuais de interesse, que, de alguma maneira podem ser segmentados.

Normalmente, nesse modelo de segmentação é possível determinar gostos pessoais, preferências, comportamentos e hábitos.

Apesar de se tratar de um modelo de classificação muito específico, é um tipo de segmentação de clientes que precisa ser acompanhado de perto, isso porque, os comportamentos mudam constantemente, o que pode, de alguma maneira, prejudicar a referenciação criada a partir dessas preferências.

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica é muito eficiente, tanto para empresas B2B, quanto para empreendimentos B2C, pois, permite que as empresas criem uma referenciação baseada em questões demográficas, como:

  • sexo;
  • idade;
  • estado civil;
  • localização;
  • número de unidades;
  • número de funcionários;
  • CNAE;
  • entre outros.

Segmentação geográfica

Esse tipo de segmentação de clientes é muito utilizado por comércios locais, que aproveitam questões geográficas para criar filtros de segmentação por bairros, regiões, cidades, estados, e outras referências. 

Geralmente, a geografia é um exemplo de segmentação de clientes que permite o desenvolvimento específico de promoções, ajudando os comércios a evitar desperdícios de estoque, baseado nas preferências dos consumidores.

Segmentação Psicográfica

 A segmentação psicográfica é feita principalmente por empresas que segmentam seus clientes com base em suas opiniões, estilo de vida, valores sociais, ou ganhos.

É um formato de segmentação mais direcionado, porém, muito assertivo, pois segmenta um público bastante seleto e muito próximo do ideal que as empresas buscam suprir as necessidades.

Como fazer segmentação de clientes?

Não basta saber apenas o que é segmentação de clientes, é importante saber colocar essa estratégia na prática. Para isso, existem cinco passos fundamentais que devem ser seguidos na hora de criar uma segmentação de público com qualidade. Veja!

  1. Tenha foco: por qual motivo sua empresa precisa segmentar clientes? É importante ter isso bem definido. 
  2. Especifique suas variáveis: defina quais serão os dados mais relevantes para a sua estratégia, e como você terá acesso a essas informações.
  3. Filtre sua base de dados: é nessa hora que você irá separar a sua segmentação em tipos, assim ficará mais fácil determinar os dados de mais relevância.
  4. Encontra perfis semelhantes: diversas ferramentas, conhecidas como “lookalike”, podem ser utilizadas para identificar semelhanças entre clientes, isso potencializa ainda mais a segmentação de públicos específicos.
  5. Avalie seus resultados: a avaliação de resultados ajuda a empresa a entender se a segmentação de clientes está gerando resultados, sejam eles de vendas ou prospecção comercial, por isso, ao final de toda segmentação, realize uma análise de resultados, para entender se a estratégia está dando bons frutos.

Como otimizar a segmentação de clientes?

A otimização de um processo de segmentação de clientes exige que as empresas contem com ferramentas adequadas de mapeamento de dados, a fim de auxiliar no entendimento do público. Isso ajuda a entender as necessidades dos consumidores, e também cria oportunidades para o negócio.

Atualmente, muitas ferramentas automatizadas possibilitam que as empresas listem seus consumidores, principalmente os softwares de CRM de vendas, que permitem que os empreendimentos listem de maneira inteligente os seus contatos, e filtrem suas chamadas e oportunidades reais.  

Essas ferramentas melhoraram a produtividade, os processos e principalmente a visualização do pipeline para as equipes de vendas, ou seja, são excelentes soluções na otimização da segmentação de clientes.

E aí, agora você consegue responder à pergunta “segmentação de clientes o que é?” com facilidade? Tomara que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor este conceito!

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