Como impedir WhatsApp de compartilhar dados com Facebook

WhatsApp de compartilhar dados com Facebook
WhatsApp de compartilhar dados com Facebook

Se você possui um dispositivo celular com o aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp baixado nele, pare agora mesmo por aqui pois esse artigo é certamente de seu interesse.  

O gigante WhatsApp comunicou para os seus usuários que irá compartilhar os seus dados coletados com o Facebook, pois a rede é a dona do famoso mensageiro.

A ideia, segundo eles, é melhorar a usabilidade do aplicativo, com mais funcionalidades e assim torná-lo muito mais útil para os seus usuários.

Assim sendo, eles esperam um bom combate aos spams, citando também a possibilidade de recebimento de comunicados de compras e outras informações bancárias pelo próprio aplicativo, algo que já conhecemos pelos SMSs.

As informações também serão compartilhadas com parceiros comerciais e empresas de publicidade e segurança vinculadas ao Facebook e ao WhatsApp.

Existem também promessas para facilitar o pagamento de compras pelo WhatsApp, com o dispositivo Facebook Pay, e neste artigo vamos mostrar como configurar o WhatsApp, para impedir o compartilhamento de dados.

O trecho sobre localização também foi alterado: “mesmo que você não utilize os recursos relacionados à localização, o WhatsApp usa endereços IP e outras informações como códigos de área de número de telefone para calcular a sua localização geral. ”

Reações dos usuários ao compartilhamento dos seus dados

Quando o WhatsApp surgiu no mercado digital, foi garantida total privacidade de dados, confirmando a opção por não compartilhar dados com outros serviços.

De uma forma geral, esse compartilhamento não significa que o WhatsApp e o Facebook possam ler as mensagens dos seus usuários, pois é usada a criptografia de ponta a ponta, que garante que somente quem manda e quem recebe as mensagens possam visualizá-las.

Artigos relacionados:

Há também a possibilidade do usuário não aderir a essa nova atualização, pois como está sendo implantada pouco a pouco, existem grupos de usuários que optam por não querer ter seus dados divididos entre o WhatsApp e o Facebook.

Abaixo, explicaremos com mais detalhes como o usuário pode não aderir ao compartilhamento de seus contatos e hábitos de uso do WhatsApp com demais serviços. 

Passo a passo para impedir o compartilhamento de dados

Para impedir o compartilhamento de dados, você deve se atentar aos pequenos detalhes e as letras pequenas dos comunicados que recebe! 

Aparecerá para o usuário uma tela pedindo para ele aceitar a alteração nos termos de uso, dado que todas as atualizações são disponibilizadas para leitura.

Para discordar, basta clicar logo abaixo, em “leia mais”, opção que dará acesso à caixa que permite ao usuário ficar de fora dessa atualização de compartilhamento.

Para desabilitar o compartilhamento entre o WhatsApp e o Facebook em um dispositivo com ele já ativo, basta acessar as configurações do mensageiro e ir na opção de “conta”, e desmarcar a caixa que fala “compartilhar minhas informações de conta”.

Segue abaixo o passo a passo mais detalhado:

  • Abra o aplicativo whatsApp no seu dispositivo celular;
  • Vá em menu;
  • Configurações;
  • Conta;
  • Se o seu celular for um iPhone, clique em desligar a chave “compartilhar dados da minha conta”;
  • Nos celulares de dispositivos Android desmarque a caixa de “compartilhar dados da conta”; 
  • Em ambos, será exibida uma mensagem autorizando ou não a mudança, selecione  a opção de “não compartilhar”.

Ao confirmar o não compartilhamento, a opção se torna completamente indisponível ou simplesmente desaparece, não permitindo que o usuário volte atrás da sua decisão de não compartilhar seus dados. 

Considerações finais

Esperamos ter esclarecido de uma forma simples e objetiva tais mudanças que acabam afetando os usuários diretamente no dia a dia.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e demais usuários do WhatsApp!

Anderson Melo