Gestão de estoque para pequenas e médias empresas: 3 ferramentas (gratuitas e pagas)

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é fazer uma boa gestão de estoque para pequenas e médias empresas. Muitos têm dificuldade para entender a relevância do gerenciamento para seus negócios. 

Entretanto, o estoque é um tipo de investimento e quando ele fica parado, o dinheiro da sua empresa também fica. Quando você perde produtos estocados, você joga fora o dinheiro do seu negócio.

Logo, principalmente para empresas que possuem um capital menor, como é o caso das pequenas empresas, fazer a gestão de estoque é ainda mais importante para garantir a sua saúde financeira. 

Por isso, neste artigo, iremos trazer boas dicas e ferramentas para te auxiliar a aproveitar melhor o capital que você investiu em mercadorias e te ajudar a fazer uma gestão de estoque para pequenas e médias empresas eficiente.

Qual a importância da boa gestão de estoque para pequenas e médias empresas?

Manter o controle de estoque é uma forma de garantir que suas mercadorias estão sendo armazenadas da maneira correta e te dá um panorama geral de como andam os ativos da empresa.

Quando é feito um controle rigoroso do estoque é possível ter acesso a informações relevantes como:

  • dados a respeito da saúde financeira da empresa;
  • quais períodos existem mais ou menos vendas;
  • que tipos de produtos possuem maior saída;
  • quais produtos estão encalhando e quando isso ocorre;
  • em quais produtos você deve investir em um estoque maior.

Quando você não faz este acompanhamento de perto, só terá noção de que algo não está dando certo quando tiver um prejuízo, algo que poderia ser evitado ou, no pelo menos, minimizado com um controle de estoque.

Além de ajudar a evitar prejuízos, fazer uma boa gestão de estoque irá te ajudar a controlar que tipos de produtos estão vendendo mais rápido e precisam de rápida reposição para aproveitar essa boa fase de vendas,evitando que o cliente procure por ele, mas você não tenha mais à disposição. 

Quais os benefícios da gestão de estoque?

Uma vez que a relevância da boa gestão de estoque para pequenas e médias empresas ficou claro, vamos apontar quais os benefícios diretos e indiretos dessa prática.

Controle de validade

Ao fazer o controle de estoque diário e atualizando, ficará fácil identificar os produtos que estão com a data de validade próxima e, desta forma, bolar estratégias de queima de estoque ou baixar os preços para conseguir evitar maiores prejuízos.

Maior conservação dos produtos

A boa gestão de estoque também irá te ajudar a perceber erros estruturais que possam estar comprometendo a qualidade dos produtos ou diminuindo a sua vida útil. 

Imagine, por exemplo, que exista uma umidade excessiva em algumas prateleiras, isso pode acelerar a deterioração de alguns produtos e embalagens.

Caso a necessidade de correção deste problema não seja identificada, o resultado será um grande prejuízo à medida que os produtos estragam mais rapidamente.

Previsão e redução de erros humanos

Todo e qualquer trabalho está sujeito a erros humanos, certo? Mas quando o acompanhamento é feito de perto e o estoque é controlado, fica mais fácil prever quais tipos de ações humanas podem comprometer a qualidade dos produtos.

Imagina que você vende alimentos que precisam ser colocados da maneira correta para não amassarem. Ao controlar o estoque diariamente é possível acompanhar se os seus funcionários estão seguindo os protocolos, orientá-los e reduzir as perdas.

Lembre-se que quando você tem menos custos, inclusive com perdas, você aumenta a sua margem de lucro. Por falar nesse assunto, você sabe como calcular corretamente a margem de lucro dos seus produtos? Sabia que muita gente erra ao fazer esse cálculo? Confira o vídeo abaixo e aprenda a forma correta de fazer esse cálculo é realmente faturar com seus produtos. 

3 ferramentas de gestão de estoque para pequenas e médias empresas

Mesmo se tratando de negócios de pequeno e médio porte, toda a solução tecnológica que venha para facilitar este trabalho de gestão de estoque é bem vindo, não é mesmo? Veja algumas ferramentas úteis, gratuitas e pagas!

Somei

Uma ferramenta bastante útil para quem é MEI (Microempreendedor individual) ou Autônomo, o Somei é um app gratuito e bem simples de usar, que ajuda na organização dos pedidos, estoque e das vendas.

Através do app é possível fazer o controle financeiro e o controle de estoque da empresa, de forma integrada e sem precisar de planilhas. Tudo isso usando o seu celular. 

Também é possível cadastrar seus produtos e clientes, registrar vendas a prazo e muito mais. 

Sem dúvida, uma ótima opção para empresas que estão em busca de suporte para a gestão de estoque para pequenas e médias empresas.

QuantoSobra

Outra ferramenta interessante para a gestão de pequenas e médias empresas, o QuantoSobra é um sistema prático que te permite otimizar o tempo que você gastaria fazendo tudo manualmente e garante mais segurança no controle dos seus gastos e ganhos diários.

O sistema possui uma versão gratuita para avaliação e planos a partir de R$59,90 mensais e oferece funcionalidades interessantes como:

  • Controle de Estoque;
  • Controle Financeiro (fluxo de caixa, contas a receber e a pagar etc);
  • Controle de Vendas e Compras com cadastro de Clientes e Fornecedores;
  • Frente de Caixa com Emissão de NFC-e;
  • Gerenciamento de Crediário;
  • Geração de Etiquetas com Código de Barras;
  • Controle de Pré-Vendas, Condicionais e Geração de Carnês/Recibos;
  • Emissão de Documentos Fiscais;
  • Funciona com SAT Fiscal;
  • Relatórios Gerenciais.

Estoque Simples

Por fim, o Estoque Simples é outra ferramenta bem simples de operar e que tem como grande diferencial não precisar de internet para ser usado e atualizado

Ele pode operar como um sistema nativo sendo muito eficaz para organizar e gerenciar seu estoque.

As principais funcionalidades dele são:

  • capacidade para cadastrar, importar e editar informações sobre os produtos,
  • realização de cadastro completo de produtos com: nome, foto, descrição, valor de custo, preço de venda, quantidade, validade e código de barras,
  • identificação de produtos por leitor de código de barras e QR Cod,
  • Exportação de arquivos em PDF ou texto.

E aí, gostou das dicas e ferramentas para gestão de estoque para pequenas e médias empresas? Esperamos que elas te ajudem a otimizar seu trabalho, atender melhor aos clientes e, claro, aumentar a lucratividade da empresa.
Este artigo foi escrito pela plataforma Negócios em Mente, que reúne as melhores ferramentas e cursos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de projetos e muito mais!

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.