A febre é algo muito comum tanto nos adultos, como em bebês e crianças de modo geral. Isso porque, além de ser de fácil contágio, a febre é também um dos sintomas de diversas outras doenças que podem estar acontecendo.
Por essas razões, o ideal é que os pais fiquem atentos em caso de febre, e é fundamental saber identificá-la corretamente para garantir que seu filho esteja bem e seguro.
Afinal, algo tão simples como a febre, pode indicar a presença de alguma infecção, vir acompanhada de desidratação, calafrios, ou ainda, estar associada a outras doenças, como convulsão febril, resfriados, pneumonia, amidalite e etc.
A realidade é que um sintoma comum como a febre pode ser um indício de um mundo de possibilidades, assim como apenas um problema pontual. Porém para evitar riscos, algo fundamental para todos os pais é saber identificar com quantos graus é febre, e quando se trata de algo mais sério, para tomar a melhor atitude em cada situação.
Quer descobrir tudo isso e estar bem preparada para quando algo acontecer você ficar mais segura? Separamos a seguir algumas informações essenciais e que com certeza vão te ajudar!
Qual temperatura é febre em bebês e crianças?
A temperatura corporal do bebê e da criança é ligeiramente diferente do adulto, sendo que o normal é a temperatura variar entre os 36ºC e 37ºC. As principais variações da temperatura corporal na infância são:
- Temperatura ligeiramente aumentada: entre os 37,1ºC e os 37,5ºC. Nestes casos, deve-se retirar uma camada de roupa e dar um banho de água morna;
- Febre: temperatura anal superior a 37,8ºC ou axilar superior a 38ºC. Nestes casos, os pais devem ligar para o pediatra para orientar o uso de remédios para a febre ou a necessidade de ir ao pronto-socorro;
- Temperatura corporal baixa (hipotermia): temperatura inferior a 35,5ºC. Nestes casos, deve-se vestir mais uma camada de roupa e evitar correntes de ar. Caso a temperatura não aumente em 30 minutos, deve-se ir ao pronto-socorro.
As variações da temperatura no bebê e na criança nem sempre são por motivo de doença ou infecção, podendo variar devido à quantidade de roupa vestida, ao nascimento dos dentes, reação de alguma vacina ou devido à temperatura do ambiente, por exemplo.
Para medir corretamente a temperatura do seu filho e obter um resultado mais preciso, você pode utilizar algum termômetro, sendo os mais comuns e recomendados o termômetro digital, o de vidro e o infravermelho.
Essa medição deve ser realizada em um momento de repouso, e nunca logo após um banho, o uso de muitas roupas quentes, a realização de alguma atividade física e etc, pois podem interferir e não apresentar um resultado real.
Para baixar a febre, há alguns remédios comumente utilizados, como paracetamol e outros, que pode ser tomado até 3 vezes por dia e em intervalos de 6 a 8 horas. O uso de remédios deve vir sempre somente após consultar um médico, pois para bebês e crianças a quantidade a ser ingerida pode variar muito conforme o peso e idade.
E então, gostou das nossas dicas de hoje sobre com quantos graus é febre, e como agir nessas situações?
Utilizando como base todas essas informações, você poderá obter excelentes resultados com seu filho quando ele estiver com febre, identificando com maior rapidez, sabendo como medi-la corretamente e quando procurar orientação médica, proporcionando a ele um maior conforto e tranquilidade nesses momentos. E além disso, caso tenha se interessado nesse e em outros assuntos relacionados a bebês e crianças, todos os melhores produtos infantis, modelos, cores, estampas, acessórios e etc, com preços mais acessíveis do mercado, você encontra no site da Boutique Baby, acesse e confira tudo o que temos a te oferecer!