Ter seu próprio veículo e não depender mais dos transportes públicos para se locomover é algo que muita gente sonha, e um consórcio de carros é uma ótima solução para ter essa autonomia.
Por possuírem boas condições de pagamento e por terem fácil contratação, muitas pessoas optam pelos consórcios.
Mas, antes de sair por aí assinando contratos de consórcio de carros ou de motos só porque algum amigo indicou, é interessante conhecer melhor como isso funciona e quais critérios devem ser levados em consideração na hora de embarcar em um. Veja como isso funciona abaixo!
O que é um consórcio e quem pode participar?
O consórcio é uma maneira (uma modalidade) de adquirir um bem. Em outras palavras, é uma forma de comprar algo, que, neste caso, é baseada no planejamento, ou seja, é uma compra planejada. Nesse contexto, um determinado grupo de pessoas, que possuem interesse no mesmo bem, se reúnem e pagam em conjunto parcelas mensais.
Essas parcelas formam uma espécie de fundo, que pertence a todos, e que possibilita que sejam feitas as contemplações. A contemplação, por sua vez, é quando os membros do grupo de fato recebem o bem desejado.
Qualquer pessoa maior de idade pode participar de um consórcio. Menores de idade também podem, desde que seja assinada uma autorização especial pelos pais ou responsáveis. São eles que irão cuidar das obrigações do contrato até que o jovem se torne maior de idade.
A grande vantagem desse tipo de compra de um bem é que não têm juros. O que existe é uma taxa fixa da administração, que deve ser paga regularmente. De toda forma, existem vários tipos de consórcios para diferentes bens. Por esse motivo é importante levar algumas coisas em consideração na hora de escolher um para contratar.
O que analisar na escolha do consórcio?
Algumas coisas devem ser pensadas antes de contratar um consórcio: conhecer bem a administradora, ou seja, a empresa que organiza o consórcio; ler com atenção o contrato; se planejar e observar os custos extras que podem surgir e ter em mente qual o valor das parcelas, bem como os prazos de pagamento; e conhecer bem as regras do seu consórcio.
Ficar atento a esses pontos pode ajudar bastante na hora de escolher o melhor consórcio de carro, moto ou qualquer outro bem.
Como fazer o melhor consórcio para carro?
Escolher um bom consórcio de carros é um passo importante e, no geral, as regras mostradas acima servem aqui. Conhecer bem a administradora do consórcio, ler o contrato em seus detalhes, estar atento ao planejamento financeiro para arcar com os custos mensais, entender como funciona o processo de contemplação e avaliar bem quais são as opções de consórcio disponíveis são bons exemplos.
Essas práticas garantem que não sejam tomadas atitudes precipitadas na hora de escolher um consórcio de carro.
Como fazer o melhor consórcio para moto?
No caso do consórcio de moto é importante estar atento principalmente às taxas de administração, qual o histórico da empresa (reputação da administradora), qual o valor das parcelas mensais e como funciona a carta de crédito.
No geral, ao observar esses critérios, é possível fazer uma boa escolha na hora fazer parte de um grupo de consórcio de moto.
Como são entregues as cartas de consórcio?
As cartas de crédito do consórcio representam a contemplação do bem pelo consorciado. É quando o membro do grupo pode obter o seu veículo, feito até o final do contrato do consórcio, onde todos os participantes, em algum momento, receberão a carta.
Existem três formas da carta de crédito ser concedida: sorteio, lance ou fim do contrato. A primeira forma é autoexplicativa. Regularmente acontecem sorteios que contemplam aleatoriamente um ou mais participantes do consórcio.
No caso do lance, um dos consorciados faz uma oferta em dinheiro que corresponde ao valor de parcelas antecipadas do consórcio, o que aumenta as chances dele ser contemplado.
Já quem não conseguiu ser sorteado, e nem fez lances ao longo do período de vigência do consórcio, recebe a carta de crédito ao fim do contrato.
De toda forma, o consórcio é uma boa maneira de adquirir um bem como um carro ou uma moto. É importante pesquisar bem para não assinar contratos que podem dar dor de cabeça no futuro. Existem também ferramentas na internet de simulação de consórcio que podem ser visitadas e ajudam no planejamento financeiro.