Você Sabe Quais Cuidados o Seu Cão Precisa?

Aquele passeio diário, em horários com pouco sol ou por caminhos de natureza, escová-lo com frequência, e cuidados com sua higiene são essenciais. A interação entre homem e animal tem efeitos positivos em um nível terapêutico, fisiológico e psicológico.

Existem mil razões e tantas circunstâncias pelas quais você deve considerar ter um cachorro em casa. Mais importante ainda, é saber que isso está longe de ser um capricho, mas uma responsabilidade que requer conhecimento mínimo para poder cuidar de um animal de estimação.

Isso se dá porque um cão precisa de cuidados, compras, exercícios, caminhadas, limpeza e comida. Estamos falando do fato de que agora é legalmente um membro da família e você precisa pensar sobre seu bem-estar. E não se esqueça da educação, porque um cão mal educado pode causar problemas não só em casa, mas também em seus relacionamentos com os amigos e familiares, e existem raças de cães que necessitam de pulso firme, como o Cachorro Bull Terrier.

Depois de pensar tudo isso completamente e estar pronto para tomar uma decisão, aqui estão algumas dicas que ajudarão a garantir o conforto do seu amiguinho de 4 patas.

1. Cama, Água e Ração e Coleira para Passeios

Você pode pensar, o que devemos ter em casa quando temos um cachorro?

Devemos ter uma cama-macia e isolada do chão , uma vasilha com comida e água, bem como acessórios como uma coleira ou peitoral (devemos promover os passeios sem sufocá-lo ou apertá-lo, é claro, portanto, não compre aqueles têm pontas enforcadoras).

Você também deve ter um kit de higiene: pentes ou escovas, lenços umedecidos para limpar os olhos e as orelhas e cortadores de unhas.

2. Carteira de Vacina e Desparasitação

Tenha sempre a Carteira de Vacinação, porque com ela você controla suas vacinas e vermífugos atualizados. Lembre-se sempre que um animal não vacinado, não poderá entrar em contato com outros animais ou com o mundo exterior, principalmente nos primeiros meses de vida.

Isso evita doenças como parvovírus, cinomose, leishmaniose ou hepatite canina.

Também esteja atento a desparasitação de pulgas e carrapatos preventiva, o que pode ser feito com Bravecto ou outros como Symparic, Nexgard, etc.

3. Alimentação

Os especialistas recomendam alimentar filhotes três vezes ao dia e adultos duas vezes ao dia. As rações comerciais de qualidade têm enormes benefícios para a saúde de nossos animais de estimação.

Esporadicamente você também pode dar petiscos, apropriados para cada fase de sua vida.

4. Parques e Natureza São Melhores que Asfalto

O que é mais legal do que um passeio em um parque? Lembre-se, um passeio em grama ou terra é sempre melhor do que no asfalto. Mas se for passear em calçada ou asfalto, esteja atendo a temperatura, para não queimar a patinha.

Algumas raças pode ser necessário passeios duas vezes ao dia, além disso, durante essa caminhada, devemos prover o esforço físico suficiente e sempre adequado para a raça do cão.

Se o cão é de pequeno porte, 20 minutos são suficientes, um cão de tamanho médio precisa fazer um pouco mais de meia hora de exercício e, se for grande, a caminhada pode ser de uma hora.

Vale lembrar que fazer exercícios com seus cães, como passear, ajuda a evitar muitos problemas comportamentais. Especialistas alertam que a raça do cão não determina o caráter ou o equilíbrio do mesmo, nem mesmo seu temperamento, porque a raça é um fenótipo apenas, e a personalidade é formada sob a influência de vários outros fatores: árvore genealógica (a herança que ele recebe de seus pais, avós…), adaptação ao meio ambiente e à educação que recebe em casa”.

5. Socialização e Higiene

A melhor idade para ensinar o seu cão, é em seus primeiros meses de vida, pois nessa idade, os cães absorvem conhecimento como uma esponja, portanto, é muito importante socializar o cachorro o mais cedo possível para evitar problemas de comportamento.

O reforço positivo treina o animal mais rapidamente e incentiva um comportamento positivo.

Brinquedos, abraços, um tom de voz amigável ou comida podem ajudar muito como incentivo. Mais importante ainda, premiar na hora certa, exatamente após o animal ter começado a fazer algo bom, e pode começar com comandos básicos, como: vá para sua caminha, senta, deita, dar a pata, etc.

Em relação a higiene do seu cãozinho, o que deve ser levado em conta quando se trata de higiene e banho de um cão?

Geralmente, o banho de um cão deve ser pelo menos uma vez por mês, embora a escovação, especialmente para cães de pêlo longo, deve ser a mais frequente possível. Esteja atento também para as unhas do cachorro, pois nem sempre ficam curtinhas por serem lixadas ao caminhar nos passeios.

A limpeza dos ouvidos e especialmente a limpeza dos dentes, para evitar formação de placas de tártaro, devem ser realizados por um especialista.

E por fim, lembre-se, esses são cuidados básicos que você deve ter com o seu cãozinho, mas cuidado com o apego excessivo a animais de estimação, de modo a não mimá-los demais.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.