Identidade visual: 4 passos para ter uma identidade visual de sucesso

A identidade visual é uma combinação de símbolos construídos para representar a empresa, seus produtos e serviços. Isso envolve o uso de cores, formas e fontes que traduzem o conceito por trás do negócio.

Aliás, as pessoas possuem aspectos visuais e comportamentais que definem suas características e que as fazem conhecidas e diferentes umas das outras.

A mesma situação se aplica às empresas, pois é por meio da identidade visual que elas são diferenciadas, por meio de elementos que têm uma razão para existir.

O objetivo de qualquer negócio é se destacar no mercado em que atua, mas para isso, é fundamental criar sua identidade visual, pois ela vai determinar de que modo a companhia vai aparecer e será lembrada pelos consumidores.

Quando uma organização está construindo sua marca, precisa criar uma identidade impactante e diferenciada, pois é assim que ela será gravada na mente dos indivíduos e se fortalecer frente aos concorrentes.

Existem muitas formas de fazer isso, o que pode confundir o empreendedor. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de identidade visual, falar sobre a importância dela para uma empresa e mostrar alguns passos para construí-la. Confira!

Entenda o conceito de identidade visual

Identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos visuais que ajudam a refletir uma marca, nome e ideia, além de mostrar um pouco mais sobre os produtos e serviços e a essência da companhia como um todo.

Existem vários elementos que compõem uma boa identidade visual, afinal, se você analisar uma marca famosa, vai encontrar:

  • Cores;
  • Logotipo;
  • Decoração;
  • Frases.

Outros elementos que costumam estar presentes são os slogans, tipografias, apresentações institucionais e peças para comunicação corporativa e empresarial.

Todos esses elementos mostram como uma escola de curso apresentador tv funciona, o que ela é, bem como as mensagens que deseja transmitir.

No mercado, muitas empresas são lembradas pelo público por conta de suas cores, ou por uma fonte que usam, dentre outros aspectos chamativos. Ou seja, seu negócio precisa atingir esse nível de identificação com a identidade visual.

Importância da identidade visual

A identidade visual é importante por várias razões, e uma delas é que essa estratégia ajuda a atrair o público certo, pois um ponto de venda sem essas características acaba ficando sem personalidade.

Se isso acontece, o consumidor meio que não sabe muito o que esperar e o local acaba atraindo pessoas de todo tipo, apenas por curiosidade e que realmente não precisam de seus produtos e serviços.

Outro motivo que explica a sua relevância é que um fabricante de cortina para cozinha sob medida consegue criar seu diferencial competitivo, de maneira clara.

Quando esses aspectos são bem desenvolvidos, os clientes entendem o que a marca tem como destaque e qual o valor de sua oferta.

O diferencial é um benefício muito valorizado pelos consumidores, pois mostra que determinado negócio é melhor do que seus concorrentes e o posicionamento dele na mente das pessoas é muito mais claro e imediato.

Imagine aquelas empresas que só de olhar para o logotipo ou para suas cores você já sabe de quem se trata. Isso só é possível porque elas souberam trabalhar muito bem seu branding e identidade visual.

Quando uma empresa começa a ficar famosa e conhecida, também passa a ser lembrada e recomendada pelos clientes. Assim não houver um bom trabalho de identidade visual, com cores e logotipo, vai ser difícil identificar a companhia.

Em outras palavras, a companhia pode vender um excelente produto ou serviço, mas o cliente não saberá como indicá-la para seus amigos e familiares porque não sabe o nome e nem a marca.

Assim como as pessoas vão indicar a empresa dentro de seu círculo social, também vão repetir a compra. Um indivíduo pode ir até um estabelecimento, ver algumas peças em um expositor de ferro para lojas, comprá-las e simplesmente adorar a experiência.

Quando isso acontece, muito provavelmente esse indivíduo vai voltar ao invés de procurar outra loja para comprar o que precisa. Ele só vai desistir da compra se realmente não encontrar alguma coisa, mas mesmo assim pode voltar outras vezes.

No entanto, para identificar a empresa é muito importante que ela tenha uma identidade visual bem estruturada, caso contrário, o cliente vai guardar a experiência, mas não vai guardar o nome da organização.

Essa estratégia envolve cores, tipos de letras, formas e outros recursos que criam uma imagem e o modo como a corporação será lembrada pelos clientes e consumidores, o que vai aumentar as vendas.

Assim, uma clínica de harmonização facial homem precisa gerar uma experiência agradável para os consumidores, por meio de mobiliário elegante, espaços amplos, cores que remetem à empresa e que atraem o público.

Em alguns estabelecimentos comerciais, a identidade visual chega a fazer parte do atendimento e das ofertas, por isso ela é tão importante para a experiência de compra dos indivíduos.

Mas para criar uma identidade que ainda permita ao seu negócio ser reconhecido de longe, que fidelize os clientes e que aumente os ganhos, é crucial saber trabalhá-la.

Como trabalhar a identidade visual

Existe uma série de estratégias importantes quando se trata da identidade visual de um negócio. Algumas ações para defini-la são:

1.    Conhecer o público-alvo

A primeira coisa que a marca precisa fazer é conhecer seu público, pois se ela não souber com quem está falando, não saberá como dizer e o que dizer para as pessoas.

Procure pensar em que tipo de cliente você quer atrair para o estabelecimento, mas também identificar outras características importantes, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Renda;
  • Profissão.

Para não haver dúvidas, adesivar carros com propaganda certa, criar bons conteúdos e outras estratégias de marketing, uma dica é observar o público dos concorrentes, em plataformas como as redes sociais.

Procure reunir informações semelhantes dos perfis de usuários mais ativos, pois isso ajuda a descobrir um pouco mais sobre a audiência, o que esses usuários falam e o que costumam compartilhar.

A companhia precisa saber quem ela quer alcançar para criar uma boa identidade visual e planejar as suas campanhas de marketing, para assim atrair as pessoas certas.

Isso não é uma forma apenas da marca aumentar suas vendas, mas também dos clientes terem acesso aos produtos e serviços que desejam, com mais facilidade.

2.    Desenhar o logotipo

As empresas precisam entender que elas não são o seu logotipo, mesmo as grandes marcas, visto que, geralmente, esse recurso nem mesmo tem algum significado. Na verdade, tudo depende de sua relação com outros elementos da identidade visual.

Conforme uma companhia desenvolve sua identidade, por meio de ações como banner de lona personalizado, o público vai associando a marca ao logotipo, transferindo percepções sobre o negócio para ele mesmo.

No entanto, tudo isso é um processo gradual, que está muito além do desenho de um símbolo ou a grafia de um nome.

Para criar o logotipo perfeito, uma boa dica é seguir a tendência de que menos é mais, tanto é que muitas marcas famosas simplesmente reestruturaram sua identidade visual e seus logotipos para algo mais simples e atual.

3.    Saber combinar as cores

As cores são fatores essenciais para construir a identidade visual do negócio, sendo fundamental lembrar que existe toda uma psicologia por trás, e que os tons influenciam na construção da paleta da marca.

As cores estarão presentes em todas as campanhas, como no caso de adesivo personalizado para vidro distribuído pela empresa em campanhas promocionais.

Uma boa paleta de cores costuma ser flexível e limpa, trazendo apenas as opções que vão ajudar a liberar a criatividade, sem sobrecarregar a imagem do negócio.

4. Escolher uma boa tipografia

A escolha da tipografia é um processo complicado para quem não entende muito bem sobre o assunto e está começando agora. Isso acontece porque existem algumas marcas que simplesmente seguem tendências, que perderão a originalidade.

Para não ter problemas durante esse processo, uma dica é limitar o número de famílias tipográficas para no máximo duas ou três.

Com isso, um fabricante de brinde doce personalizado consegue identificar propósitos específicos, como no caso de títulos, subtítulos e corpo.

Uma das ferramentas mais exploradas durante esse trabalho é o Google Fonts, uma ferramenta criada por conta da necessidade de criar recursos digitais, que trazem vantagem competitiva e que colaboram com a identidade visual.

Considerações finais

A identidade visual de uma marca é como se fosse o rosto dela e o modo como será vista pelos consumidores. Ela precisa ser bem trabalhada e bem estruturada para que as pessoas reconheçam a empresa toda vez que tiverem algum contato com ela.

Seguindo as dicas deste conteúdo, vai ficar mais fácil criar a identidade visual do seu negócio e passar a ser uma marca conhecida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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