Saiba como montar sua persona e qual a importância

Algumas pessoas já devem ter ouvido falar do termo persona, mas não sabem nem o significado dessa importante ferramenta. 

Dessa maneira, entenda o que é e o quanto ela é fundamental para uma organização.

O que é persona?

As pessoas gostam de consumir o que é fornecido especialmente para elas. Desse modo, é melhor aceitar a oferta de um produto se ela for baseada no perfil de um indivíduo.

Justamente nessa situação em que entra a persona, que seria uma representação do seu público, ou seja, o seu cliente ideal

Ela terá toda as suas características que seu cliente tem, como:

  • Desejos;
  • Medos;
  • Objetivos;
  • Hobbies;
  • Interesses;
  • Relação familiar;
  • Faixa salarial.

Quanto mais detalhes você tiver, melhor será. Assim, pense em quando você compra um presente para alguém e esses traços são todos imaginados para definir sua escolha ideal.

Com isso, é importante conhecer bem a sua audiência, ainda mais para que você ofereça um produto que eles realmente tenham desejo e vá solucionar os seus problemas.

Dessa forma, acredite, muitas vezes eles não sabem que têm um problema até encontrar um produto que se proponha resolver.

Para ter sucesso, é preciso realmente oferecer valor ao seu público, tendo em mente que você está vendendo a eles algo de qualidade.

Por isso, é muito importante ter uma boa gestão de recursos humanos para escolher excelentes colaboradores para a criação da persona ser eficaz.

Caso seja bem-sucedido nessa missão, os clientes serão mais felizes e consequentemente a empresa também, pelo aumento da lucratividade.

Portanto, entenda onde os seus clientes ideais estão, para onde gostariam de ir e como você pode ajudá-los a chegar lá.

Quando você conhece cada detalhe do seu público, fica muito mais fácil oferecer uma solução que realmente faça sentido.

Até mesmo a forma de transmitir as mensagens vai depender muito da forma em que será falada.

Caso seja possível, disponibilize um curso gestão de pessoas faculdade para que os colaboradores passem a ter mais destrezas ao gerir pessoas.

Para ter a melhor comunicação possível com a sua audiência, é preciso entrar na mente do seu público e saber como ele pensa, sente e reage.

Desse modo, é necessário identificar a persona, pois assim, não importará o seu nicho, você sempre venderá a sua melhor versão.

  1. Anúncios

Os anúncios baseados nas pessoas são duas vezes mais efetivos. 

Com isso, os compradores dão preferência para quem fornece soluções personalizadas para o seu próprio perfil.

Com essas vendas, a parte financeira da organização irá melhorar. Nesse caso, então será necessário uma boa gestao financeira startup.

Como criar uma persona para o seu negócio?

Em relação à construção de personas, existem dois tipos que uma empresa pode criar, a persona do usuário e a brand persona.

Dessa maneira, entenda mais sobre cada uma delas para conseguir diferenciar em seu negócio.

  1. Persona do usuário

É uma persona semi-ficcional, que tem como base o seu cliente atual ideal, com o intuito de criar. 

Após as vendas, é necessário entender sobre a questão financeira, pesquisando mais sobre em um curso de gestão financeira grade curricular.

Para facilitar a comercialização do seu produto, a empresa deve conversar com seus usuários segmentando e avaliando os dados demográficos.

Para a criação de personagem e usuário, a marca deve fazer algumas perguntas básicas aos seus clientes, como: “quem é você?”, “qual o seu objetivo principal?” e “qual é a principal barreira?”

Com essas perguntas, fará com que conheça um pouco mais o cliente, podendo assim, criar sua persona.

  1. Brand persona

Ela é uma estratégia pensada na criação de um ou mais personagens que transmitam os valores da marca.

Com isso, o seu objetivo é criar um laço fidelizado com o público-alvo. A partir disso, o ideal é pensar na escolha de um logotipo que esteja de acordo com a identidade da marca.

Tudo isso é para saber a melhor abordagem que irá atrair os possíveis e futuros clientes.

Enquanto a persona de usuário é voltada somente para as vendas, visando a construção da identidade do seu consumidor. 

A brand persona tem o propósito de gerar valor para a marca através do engajamento, interação e posicionamento de mercado.

Qual a importância de montar uma persona para a empresa?

A criação de persona ajuda a realizar campanhas e estratégias para atrair o cliente até sua marca.

Ter uma persona relacionada à marca, pode ajudar a ter um bom relacionamento com o público-alvo que se sentirá representado pela empresa.

Portanto, é importante que no momento das vendas, os colaboradores tenham conhecimentos técnicos sobre os produtos. 

Caso seja necessário, solicite que ele realize uma faculdade de gestão de vendas para aprimorar os seus conhecimentos e agir de uma forma correta com os clientes.

A persona também ajuda a humanizar o negócio aos olhos do seu cliente. Assim, eles verão a marca como um lugar confiável que oferece algo além dos seus serviços.

Desse modo, os clientes irão vivenciar uma experiência única que terão valores correspondentes com cada um deles.

Depois de definir as personas, a marca ou a empresa está pronta para tomar uma decisão ou elaborar uma estratégia de marketing eficiente.

No geral, a intenção é sempre questionar como a marca pretende e pode ajudar essa pessoa a resolver os seus problemas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.